
Uma notícia publicada hoje no jornal Zero Hora da conta de que todo o acervo do Escritor Erico Veríssimo será transferido para o Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro.
Segundo a notícia os originais manuscritos e datilografados do autor estiveram até 2007 sob os cuidados da PUCRS. Eram organizados por duas pesquisadoras que deixaram a universidade e com isso a família Veríssimo decidiu dar outro destino aos valiosos documentos.
A notícia de que o acervo literário do maior romancista gaúcho iria deixar o Estado provocou uma reação da secretária de cultura que disse que ira tentar oferecer um contraproposta para não perder esse material. A família será procurada e será oferecido um espaço e apoio técnico para o cuidado e conservação desse tesouro literário.
É uma pena que não haja muita preocupação com a cultura e a arte por parte dos governos, quantos outros conjuntos de obras estarão abandonados e só quando acontece alguma coisa é que há uma manifestação.
Provavelmente a família dona do acervo Erico Veríssimo só tomou essa medida de enviar para outro estado por não ter tido nenhum sinal de apoio, pois o escritor Luis Fernando Veríssimo é um gaúcho que sempre defende nosso Estado e não tomaria essa decisão se não fosse realmente necessária para salvar a obra de seu pai.
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com
Ok, tem razão, apartir de agora isto se torna uma recomendação e não uma regra.
ResponderExcluirRecomendamos que cada autor poste de 7 a 20 dicas por semana para o bom andamento do blog!
Realmente não deu pra entender tal atitude. Aliás é um absurdo que a obra de Érico Veríssimo saia do Rio Grande do Sul.
ResponderExcluirEnfim, coisas de Brasil.
Abraços
Deveriam ter mais respeito com a obra deste grande escritor e coma sua memoria nosso pais tem que valorizar aqueles que se destacaram em todas as áreas e não esquece-los depois de mortos.Eu ja li muita coisa do erico Verissimo para mim o melhor livro é icidente em antares.
ResponderExcluirCaramba, eles que tragam aqui pra minha casa o acervo, que eu crio uma sessão privilegiada no meu quarto!
ResponderExcluirMas acho que este cuidado que já estão tendo é o suficiente Catarino. Não é necessário o governo entrar no meio, a família com certeza terá um ótimo cuidado com o material, já que o Luís Veríssimo é escrito e deve saber o peso destes conteúdos.
Abraços e boa noite!
Eu adoro toda a obra do Erico estou quase completando a minha coleção com todos os livros dele. Tomara que quem quer que seja que fique com o acervo zele muito por ele vale ouro.
ResponderExcluirUm abraço e até mais