Dia Internacional da Biodiversidade.

By
Dia internacional da biodiversidade

Hoje dia 22 de Maio se comemora em todo o mundo o Dia Internacional da Biodiversidade. Essa data foi criada em 1993 pelo Comitê da Assembléia Geral das Nações Unidas. Inicialmente era comemorado no dia 29 de Dezembro, a partir do ano 2000 passou a ser celebrada em 22 de maio.

Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.

Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.

Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

A Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitatividade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.

A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência.

Não há uma definição consensual de Biodiversidade. Uma definição é: "medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas". Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas.

Outra definição, mais desafiante, é "totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região". Esta definição unifica os três níveis tradicionais de diversidade entre seres vivos:

- diversidade genética - diversidade dos genes em uma espécie.

- diversidade de espécies - diversidade entre espécies.

- diversidade de ecossistemas - diversidade em um nível mais alto de organização, incluindo todos os níveis de variação desde o genético.


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

8 comentários:

  1. Um tema que vem sendo muito abordado nós ultimos tempos devido ao aumento constante da poluição devemos usar este dia para mais um alerta ao mundo de como nossos recursos naturais estão sendo destruido.

    ResponderExcluir
  2. O que naturalmente foi criado e o que naturalmente desaparece, fazem parte da sabedoria da Natureza. Mas o que desaparece pela mão do homem, é um prejuízo muito grave !

    Catarino, parabéns pela informação de grande utilidade !

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  3. Não sabia dessa data.

    Excelente seu texto.

    O nosso pais possui biomas que só existem aqui.

    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Catarino é sempre com grande alegria que retorno para este importante espaço. Honrado e feliz. Quero agradecer sua amizade, atenção e gentileza. Muito obrigado! Parabenizo você pela harmonia e qualidade deste trabalho. Grande tema, ótima escolha, excelente texto, que data importante, muito relevante, a natureza aplaude... Uma preciosidade, fantástico, gostei. Valeu ter passado aqui. “Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Aguardo sua visita, passa lá! E volte sempre! Tenha um agradável e feliz fim de semana. Muita paz, brilho, proteção e sucesso. Tudo de bom, prosperidade... Fique com Deus. Forte e caloroso abraço.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  5. Oi Catarino

    passei para para ver com esta tudo por aqui e como sempre temo sempre boa novas!!!

    um beijo de portugal

    ResponderExcluir
  6. Eu Israel Lima,

    Venho lhe agradecer por lembrar do meu aniversário. Agradeço o carinho e a amizade para comigo. Obrigado.


    Muito abradecido.

    Um grande abraço.

    Valeu, pela bela homenagem em seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Excelente lembrança Catarino, já passou da hora de nos conscientizarmos.

    Aproveito também para lhe avisar que tem um premio para você lá no meu blog:
    http://www.dihitt.com.br/noticia/uma-infinidade-de-premios/

    ResponderExcluir
  8. Esse texto foi muito informativo pra mim...
    pois precisava de algo bem interessante,porque precisava fazer um trabalho da minha última nota...
    Me serviu muito e tenho certeza q muitas pessoas também gostaram

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts