Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

By
Dia Mundial da liberdade de Imprensa

Hoje, 03 de Maio, é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, data comemorada pela UNESCO.

A comunicação entre culturas diferentes é um desafio central do mundo contemporâneo devido à maior interação entre os povos gerada pela globalização.

A liberdade de imprensa é fundamental para a promoção do diálogo, do entendimento mútuo e da reconciliação.

Não há liberdade de imprensa em todo o mundo, em muitos países a censura esta presente e os governos nada fazem para mudar esse fato.

Segundo reportagem no jornal Zero Hora há no mundo inteiro, ao menos 125 profissionais presos e 70 foram mortos em 2008 por denunciar corrupção, contestar o governo ou investigar o crime organizado. Na Síria até blogueiros estão sendo presos por manifestarem suas opiniões.

Veja a mensagem do Diretor da Unesco em referência a esta data que em resumo diz:

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2009, devemos nos comprometer a ampliar a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão em todo o mundo. Temos os princípios e os marcos para medir nossas ações e as dos outros, por isso devemos trabalhar para que a plena implantação desses padrões seja possível. A imprensa livre não é um luxo que pode esperar por tempos de maior paz, ela é parte do processo através do qual essa paz pode ser alcançada.


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.

7 comentários:

  1. Oi, Catarino!

    Adorei esse post por explicar sobre a data e a importância de se ter uma imprensa livre. Só espero que algum dia a imprensa tradicional não tenha que se submeter à ditadura da publicidade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Um dia para ser comemorado, pois se não fosse a liberdade de imprensa estaríamos todos ainda mais ludibriados e desinformados sobre o que realmente importa. Ótimo artigo, Catarino.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Catarino. A imprensa é primordial numa sociedade livre.

    ResponderExcluir
  4. Catarino, excelente matéria.
    Sem a imprensa livre não podemos ter uma sociedade livre.
    Parabéns!
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir
  5. Oloco, blogueiros na Síria se dando mal é sacanagem (se bem que eu nem sabia que existiam blogueiros na Síria...).
    Eu não me imagino em um país em que o que eu falo é motivo de prisão.
    Ótima notícia Catarino.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião os jornalistas que trabaham nós grandes meios de comunicação não tem a liberdade suficiente para manifestar seus pensamentos pois ja vi casos em que alguns foram despedidos por manifestarem certas opiniões, mais comparado a anos atrás as coisas estão melhorando.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!!
    Caros Colegas Jornalistas ou colaboradores. Trabalho em um Jornal no Interior de Mato Grosso!! Jornal Folha do Vale!!! E estou cursando a faculdade de Direito!!! Meu tema de Monografia é sobre a liberdade de Imprensa, expressa no Art. 5, IX da nossa Lei Maior e defesa no ARt. 220 também da nossa Carta Magma. e com isso pretendo mostrar um pouco de nossa indignação com relação a essas repressões que estamos sofrendo. Aceito contribuições em minha monografia pois estou iniciando-a agora. E tenho tempo estou no 7 Semestre de Direito e irei me formar no final do ano de 2010. Se puder compartilhar qualquer informação meu email é zuninho_@hotmail.com desde já agradeço Obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts