Nossa memória precisa ser cuidada.

By
Nossa memória precisa ser cuidada

Quem quer cultivar suas lembranças por mais tempo precisará manter o hábito de ler e fazer trabalhos manuais. Esse fato foi comprovado por um estudo apresentado em um encontro da Academia Americana de Neurologia.

Os pesquisadores notaram que essas atividades reduzem entre 30 e 50% a perda de memória que pode surgir com a idade. Trata-se de uma forma de despertar novos circuitos neuronais, melhorando as funções cognitivas.

Nós blogueiros já estamos no caminho certo, pois temos que ler muito e utilizamos muito as mãos para digitar os textos.

Mesmo com todos os cuidados é inevitável esquecermos fatos que aconteceram há muito tempo. No texto abaixo o escritor Luis Fernando Veríssimo conta uma história que ilustra muito bem esse problema de memória em nossa vida.

O título é O Kid e foi publicado no jornal Zero Hora no último domingo.

Encontraram-se depois de muitos anos.
– Rui!
– Kid!
– Há quanto tempo!
– Puxa. Anos.
– Você não mudou nada.
– Quié isso. Você é que continua o mesmo.
– Vamos parar de mentir?
– Rá. Vamos.
– Do que foi mesmo que você me chamou?
– Kid. Lembra? Era o seu apelido.
– Engraçado. Não me lembro...
– Velho Kid. O que você faz?
– Eu? Trabalho com meu sogro. Contabilidade.
– E está indo bem?
– Dá pra viver.
– E aquele seu plano de...de... Como era mesmo?
– Plano?
– É. Você tinha um plano fantástico para o futuro.
– Não me lembro.
– Velho Kid. Olha, foi um prazer, viu?
– Também, Rui. Bom te ver.
Afastaram-se. Ele tentando se lembrar: que plano fantástico para o futuro seria aquele? Um plano de “Kid”, e ele era o “Kid”. Como pudera se esquecer de que um dia fora o “Kid”? De qualquer maneira, uma coisa ele sabia: não era mais.


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Fonte: Revista Saúde

4 comentários:

  1. Muito bom este artigo gostei muito parece a comedia da vida privada de Luiz Fernando Veríssimo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom artigo. Nossa memória costuma nos pregar peças as vezes e é por isto que devemos manter estas atividades.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. eu estou quase nos 50 e o esforço para não esquecer e grande...como resolvo isto e simples ativo meus neurônios com postagens e muito estudo...e nessas volta da vida encontramos pessoa como o Catarino com seu excelente trabalho...fuiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  4. Olá jovem de toda e qualquer idade,

    Apesar de ser um escritor 100% desconhecido por você (e talvez este ar de mistério aguce a sua curiosidade), se me conceder os próximos 5 minutos de seu tempo como leitor, isto poderá mudar de uma forma gratificante para nós dois.

    Pelo que percebi, você gosta de postar textos interessantes em seu blog, sendo assim, somente peço que conheça as minhas pérolas textuais, e caso goste, divulgue-as em seu Blog. Inicialmente gostaria de convidá-lo para conhecer meu livro: “Hoje é seu aniversário – PREPARE-SE” (Autor: Antonio Brás Constante).

    Breve resumo super resumido da obra: Livro de Crônicas, que pretende ser um genérico ao do escritor Luis Fernando Veríssimo (também sou fã do Veríssimo), ou seja, autor diferente, mas com o mesmo princípio ativo: O HUMOR. Os textos são temperados com generosas pitadas humorísticas, para jovens dos oito aos oitenta anos e também de outras faixas etárias. Textos leves e similares a uma ave-maria (pois eles também são cheios de graça), que poderão ser saboreados até a última letra. Caso queira conhecer um pouco mais sobre meu trabalho como escritor basta acessar o site: Recantodasletras.uol.com.br/autores/abrasc

    Os exemplares do livro poderão ser adquiridos no site da editora AGE: www.editoraage.com.br

    Resolvi viajar pelos perfis deste imenso universo virtual chamado de BLOG, divulgando minha obra e conhecendo novas pessoas (virtualmente falando). Espero sua visita em meu perfil. Contatos pelo e-mail: abrasc@terra.com.br . Um grande abraço, tão grande quanto à distância entre nossos braços. ABC

    P.S: Se eu já passei por aqui e deixei este recado me desculpe, mas foi pq acabei andando em círculos...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts