Os Dalits ou Os Intocáveis existem só na Índia?

By
Os Dalits ou Os Intocáveis existem no na India

O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu, não apenas na Índia, mas no Nepal e noutros países e populações de religião Hindu. Embora geralmente identificado com o hinduísmo, o sistema de castas também foi observado entre seguidores de outras religiões no subcontinente indiano, incluindo alguns grupos de muçulmanos e cristãos. A Constituição Indiana rejeita a discriminação com base na casta, em consonância com os princípios democráticos e seculares que fundaram a nação. Barreiras de casta deixaram de existir nas grandes cidades, mas persistem principalmente na zona rural do país.

Originalmente, as castas eram apenas quatro:

- os brâmanes (religiosos e nobres);

- os xátrias (guerreiros);

- os vaixás (comerciantes) e;

- os sudras (camponeses, artesãos e operários).

À margem dessa estrutura social havia os párias, sem casta (categorizados abaixo dos escravos), considerados intocáveis, até pelos escravos, para não serem "amaldiçoados"; hoje chamados de haridchans, haryans ou "dalits". Com o passar do tempo, vem acontecendo centenas de subdivisões, que não param de se multiplicar. A origem do sistema de castas é incerta.

Quando vemos na novela da Globo as injustiças que são cometidas contra os dalits ficamos contente de que isso não acontece no Brasil. Mas será que não acontece? No papel todos têm os mesmos direitos, até na Índia a discriminação é proibida, mas na prática isso não ocorre. Os pobres sofrem aqui todas as discriminações, não tem acesso ao ensino de qualidade, não podem ir ao médico e também não têm como ir ao dentista. Somos um país de desdentados. Isso também é discriminação e causa sofrimento ao povo. Pode-se dizer que os pobres também são intocáveis, pois ninguém quer saber deles. Se não estudam não arrumam bons empregos, se tem doenças e não se curam não conseguem trabalhar nos serviços que lhe sobram, normalmente braçal que exige grande esforço físico. Se não tem empregos são mal alimentados, seus filhos nascem fracos e cheios de doenças. Disso não conseguem fugir, é o ciclo da pobreza agindo e marginalizando uma grande camada da população.

Para romper esse sistema é preciso mais que leis, é preciso ação e preocupação dos governos em mudar suas condições de vida para que no futuro isso não mais ocorra.

Fonte: Wikipedia.
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

8 comentários:

  1. Sabe domingo no fantástico vai passar uma manteria sobre os dalits e o Blog do Catarino sempre na frente nos brinda que este texto que nos elucida sobre o tema parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Excelente testo. Vim dar uma olhada nos posts que perdi.

    Estou desde 2003, sem tabaco, foi a melhor decisão que tomei nos últimos tempos.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente as pessoas adoram criar categorias, talvez para facilitar identificar rapidamente uma pessoa. Somente se esquecem que as pessoas são mutáveis, o que torna qualquer rótulo somente algo completamente descartável.
    Escrevi sobre isso também. http://mundiota.blogspot.com/2009/03/castas.html

    ResponderExcluir
  4. Acrescentaria além das leis, a obrigatoriedade de todo politico trabalhar com uma enxada, limpando ruas e praças por seis horas semanais. Talvez quebrasse um pouco da opulência.

    ResponderExcluir
  5. OLHEM NÓS TEMOS BASTANTES DENTISTAS, MAS NÃO ESTÃO CESSIVEIS AO PESSOAL DE BAIXA RENDA, ISSO É UMA GRANDE VERGONHA E NOSSO SISTEMA PUBLICO DE SAUDE E NOSSAS ESCOLAS, EU FICO TRISTE, QUANDO VEJO MUITOS JOVENS QUE TEM UM GRANDE POTENCIAL, PARAREM DE ESTUDAR PARA TRABALHAR OU MESMO JOVENS MOÇAS QUE PARAM POR QUE EGRAVIDARAM, NOSSO PAIS ESTA SEM CULTURA.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a sua observação e comparação do sistema de castas com a nossa discriminação social. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. A sociedade brasileira também possui seus dalits, ainda que não seja tão nítido como na cultura indiana, os mendigos também são esquecidos por todos. Para muitas pessoas eles são ignorados e invisíveis.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts