Santa Maria, aniversário e uma lenda.

By
Santa Maria, aniversário e uma lenda
Minha cidade, Santa Maria RS, esta fazendo aniversário. Dezessete de maio é o seu dia. A locomotiva acima é um dos símbolos da Cidade, pois cresceu muito devido a rede ferroviária, que hoje se limita a transporte de cargas. Aqui em Santa Maria havia trens para todos os lados do Estado, viajava-se sempre de trem, era lento mas muito divertido.

A história de Santa Maria possui muitas lendas. Uma das lendas mais tradicionais desta cidade conta a história de sua fundação. Ela diz que na tribo dos Minuanos, um grupo indígena que habitava as margens do riacho Itaimbé, havia uma índia muito bonita que se chamava Imembuí.

Um rapaz da tribo dos Tapes, que morava na outra margem do rio, Acangatu, apaixonou-se por ela. Mas a índia não sentia o mesmo e, um dia, contou-lhe a verdade. O Jovem, decepcionado, entrou na floresta e não foi mais visto na aldeia.

Foi nesse época que um grupo de bandeirantes regressava da Colônia do Sacramento. No caminho avistaram a aldeia dos Minuanos e decidiram atacá-la para apreender seus índios. Mas foram surpreendidos pela força dos nativos. Os bandeirantes, que não foram mortos, fugiram ou foram feitos prisioneiros. Um deles, Rodrigo, foi condenado à morte. O prisioneiro cantava uma música sobre a saudade de sua terra e seu triste destino. Imembuí comoveu-se com a canção e se apaixonou pelo rapaz. Sabendo do destino destino cruel que o aguardava, foi suplicar a seu pai, o Cacique Apacani, que o poupasse da dura sorte, e foi atendida.

Os dois se casaram e, a partir daí, Rodrigo passou a ser chamado de Morotin. Eles tiveram um filho, que se chamava José. O índio tornou-se um jovem forte e corajoso, mas um dia embrenhou-se na mata e se perdeu. Depois de muito vagar, conheceu um índio que, comovido com a história do menino, dispôs-se a ajudar e levou-o de volta á sua aldeia.

Os pais de Jose ficaram muito agradecidos e resolveram fazer uma festa. Durante a comemoração, reconheceram o homem que havia trazido seu filho de volta. Era o índio Acangatu, que antes era apaixonado por Imembuí.

Esta é a lenda da fundação de Santa Maria, originada do amor entre uma índia e um branco, nas margens do rio Itaimbé. Hoje a população da cidade é formada por muitas raças, Italianos, Alemães, Indígenas, Portugueses e Negros.

Santa Maria é uma cidade que tem sua economia baseada no comércio e no serviço público, devido a Universidade Federal e um grande contingente de militares, há várias unidades do Exército e um Base Aérea.

Veja o artigo que fiz no ano 2008 sobre o Aniversário de Santa Maria.      


Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

18 comentários:

  1. Nobre amigo Catarino voltando para matar a saudade. Parabéns! Este espaço esta cada vez melhor. Gostei da materia, despertou curiosidade, feliz aninversário para Cidade de Santa Maria, ótimo texto, muito interessante, gostei. Confesso minha simpatia e admiração por seu talentoso e inteligente trabalho. Valeu ter passado aqui. Sinto-me feliz e honrado. Quero avisar que tem um “PRÊMIO” esperando por você lá no Blog, não demore! Aguardo por sua visita. Sinta-se em casa. O nosso imortal Piloto Ayrton Senna costumava dizer; "Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá." Grandioso sentimento. Honrado e feliz por sua amizade, desejo muito sucesso. Volte sempre! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Brilhe sempre. Um ótimo e proveitoso fim de semana, proteção, paz, saúde, alegria e muitas bênçãos. Que a presença Divina nos oriente e dê sabedoria para o nosso caminhar. Um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  2. Oi, muito bom... Visite meu blog: http://grodriguesnews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso espaço.
    Parabéns!

    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Catarino!

    Parabéns à Santa Maria pelo aniversário! Adoro ler essas lendas que contam a histórias das civilizações.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Catarino,

    O texto conseguir prender-me, por curiosidade, do início ao fim. Gostei muito, uma bela lenda !

    Parabéns pelo aniversário da cidade !

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  6. Respondo ao Grodrigues que visite o blog Grodrigues news e não encontrei campo para comentar o deixar recado. Gostei do blog, tem um ótimo template e cores harmonizadas.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a história, Catarino! Lendas são fascinantes.
    Parabéns para sua bela cidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Muito bonita a História!
    Sua cidade parece ser muito bela!
    Parabens!
    Grande abraço! Até mais!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a história de Santa Maria!
    Obrigada por mostrar um pouco da sua cidade. Essas lendas são fascinantes!
    Adorei!
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo Catarino,

    blogdocatarino.com

    Obrigado por sua visita e excelente comentário.
    Tenha uma semana na paz de Deus com muita saúde e paz.

    Obrigado.

    Visite-me mais vezes e VOTE em meus selos de participações.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  11. Catarino, parabéns a Santa Maria e seu povo, pelo aniversário. A história é muito bonita, e se não for verdadeira, acho que deve ser adotada como tal.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá Catarino

    Interessante a história.
    Parabéns a todo povo de Santa Maria!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Very interesting story, happy anniversary to Santa Maria!

    (Unfortunately, I can't respond in Portuguese :) )

    ResponderExcluir
  14. Interessante a história da sua cidade.

    Boa semana

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito destes tipos de textos quase o genero conto muito redigido valeu.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom, sou carioca, moro em MG mas morei 12 anos em Santa Maria, lugar que guardo no meu coração e onde sempre estou.

    Não conhecia a lenda.

    muito legal

    ResponderExcluir
  17. Catarino, mesmo muito atrasada quero te parabenizar pelo aniversário da cidade e belo belo texto narrando o fato.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts