A seca no RS já é uma calamidade.

By
A seca no RS já é uma calamidade
A seca no RS esta tornando a paisagem desértica. Já estão em situação de emergência mais de 1/3 dos municípios.
 
A safra de grãos 2008/2009 foi uma das melhores dos últimos anos, devido a quantidade de chuvas terem ocorrido na medida certa.
 
A última seca ocorreu há alguns anos e causou prejuízos que levaram anos para serem recuperados. Agora que o Estado estava se reerguendo vem uma nova seca de grandes proporções.  


Segundo notícias de hoje duas usinas hidroelétricas já deixaram de funcionar devido ao baixo nível das barragens.
 
A seca não é um problema só de quem tem negócios no campo, pois aqui no RS toda a economia sofre indiretamente quando a produção agrícola cai.
 
Diz as notícias que essa condição climática é causada pelo fenômeno La Niña que provoca o resfriamento das águas do Pacífico e a diminuição da formação de nuvens.  


A Argentina já estava sofrendo com essa mesma seca que aos poucos foi avançando e tornando nosso Estado seco.  


Na última seca muito se falou na construção de açudes e cisternas para melhorar no enfrentamento da falta d'água, mas pelo jeito nada foi feito, pois agora o Governo está pedindo verbas federais para fazer os tais açudes.
 
Nada é feito preventivamente, é só no meio da crise que pensam nas soluções, só que agora mesmo fazendo açudes não haverá melhora para a situação atual.
 
Como esses fenômenos são previsíveis, a seca já estava instalada na Argentina, era preciso que as medidas saneadoras fossem feitas antes dos municípios entrarem em calamidade.

Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.

    

11 comentários:

  1. Catarino, aqui em SC, especialmente no oeste do estado, a situação também está crítica. Parece até estranho, pois há poucos meses, sofremos com as chuvas e agora a seca. Enquanto que o nordeste brasileiro que normalmente sofre com a seca, agora está inundado. Será que é só o La Niña ou o homem também tem culpa no cartório.
    Quanto a providências prévias, isto não existe no Brasil.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. a coisa esta feia mesmo Catarino!Cada vez mais pagamos um alto preço pela desordem no clima !

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Catarino,

    Se nós não entendermos definitivamente que estamos destruindo o planeta e que somos responsáveis por essa 'loucura' climática, não só no RS, mas no Norte e Nordeste, os danos serão irreversíveis.

    Cris

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não sabia que o RS estava em seca! Calamidade mesmo. Se bem que aqui na minha cidade (Paraná com ligação à Santa Catarina) o clima é desértico total (friozão à noite e calor de dia).
    Mas o que fazer para mudar?
    A Cris aí em cima já detectou o problema. Desliguem suas lâmpadas, diminua o brilho da tela do seu notebook, tome banho de no máximo 7 minutos.
    Pelo menos aqui em casa eu já faço isso.
    E vamos lutar!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Catarino, moro no oeste paulista e por aqui nem me lembro de quando choveu a contento. Em contrapartida, todas as manhãs as ruas amanhecem cobertas de cinzas advindas das queimadas noturnas (ilegais) da cana de açucar. Com esse clima já está difícil, com o homem "colaborando" então...

    Ah, tem um selo pra você no meu blog (http://guleanda.blogspot.com/2009/05/ganhamos-um-selo.html), espero que goste, abraços.

    ResponderExcluir
  6. São as consequncias do que o homem tem feito contra a natureza com sua inracionalidade devasta em busca do capital cada vez maior e com isso podera ocasionar a desintegração da raça humanâ na terra.

    ResponderExcluir
  7. Complementando o Ivandro, acrescentemos o desleixo público, o desvio de verbas, interesses partidários... E esta consumada a tragédia. Israel planta no deserto, porque não podemos?

    Abs,

    Babo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Catarino! Parece que as nossas autoridades ainda não acordaram para a importância da prevenção quando falamos em fenômenos meteorológicos. Seca no Sul e chuva forte no nordeste. O clima do planeta está mudando e ninguém (do poder público) faz nada para mudar. Lamentável!

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Catarino, esse ano está sendo realmente terrível para a agroindústria na Argentina. Ainda por cima, o governo mantém uma briga com os dirigentes do setor rural há mais de um ano. Fora a seca, todo mundo passou a plantar soja por causa do preço internacional e o outrora rico solo argentino está sendo arrasado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Ola Catarino,

    Tocas-te numa ferida ...

    Infelizmente sinto-me angustiado pelo planeta que vamos deixar aos nossos filhos. Vejo eles a crescer e penso qual vai ser o seu futuro?

    ResponderExcluir
  11. Ola Catarino

    Parabens pelo blog.

    Quanto ao Post:

    A Amazónia vem sofrendo de vários atentados à sua existência desde que o ser humano começou a desbravar caminho por entre a floresta. Recentemente vi um documentário sobre o mal que estamos causando ao nosso planeta,mostrando imagens de satelite onde se pode ver o ritmo alucinante de desflorestação que a amazonia vem sofrendo.

    Será que ainda estamos a tempo de salvar o planeta? Temo que não ...

    Cumps

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts