Jose Saramago critica blogueiros.

By
Jose Saramago critica blogueiros.

O site G1 publicou uma notícia com uma crítica atribuída ao escritor Jose Saramago. O escritor teria dito que os blogs fazem pessoas escreverem pior. Segundo a notícia o escritor teria dito que “Está se escrevendo mais, embora pior”

"A prática do blog levou muitas pessoas que antes pouco ou nada escreviam a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve", disse Saramago em entrevista publicada hoje pelo jornal argentino “Clarin"

A notícia diz que o escritor português reuniu os artigos publicados durante os seis primeiros meses de sua atividade como blogueiro em "Caderno de Saramago", um livro vetado na Itália por Silvio Berlusconi e que reflete o espírito crítico de seu autor.

"Pessoalmente cuido tanto do texto de um blog como de uma página de romance", completou o Nobel português, de 86 anos e que apresentará o livro em um encontro com blogueiros aberto a internautas de todo o mundo no próximo dia 25 em Lisboa.

Em minha opinião há muitos blogues com textos mal escritos, mas isso não transforma todos em maus escritores só porque publicam em blogues.

Mas a crítica é interessante para que os blogueiros cuidem de seus artigos tanto na forma quanto no conteúdo, se preocupando com a correção linguistica e pesquisando o assunto antes de publicar.

Pelo que se vê na reportagem muita gente esta lendo nossos artigos e temos que respeitar nossos leitores e não pensar que escrevemos para ninguém.

Na reportagem feita no G1 há comentários satirizando que blogueiros pensam que são jornalista. Eu não tenho a menor pretensão de me comparar a jornalista, mas me preocupo com a qualidade dos textos e já tive vários artigos publicados no jornal local.

E você o que acha da qualidade dos textos que lê nos blogues que visita? Deixe sua opinião para que melhoremos a imagem dos blogueiros.


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

13 comentários:

  1. Talvez ele tenha razão. Eu nunca pensei em escrever, comecei a fazê-lo quando criei o blog, procuro escrever o melhor que sei, mas para ele deve ser mau. Tudo depende de quem analisa.

    Interessante a notícia

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, é verdade que existe muitos escrevendo de toda forma pela Web. Porém a situação não pode ser generalizada.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Catarino. Concordo com Saramago. Não acho que ele generalizou, apenas criticou quem não se preocupa com a qualidade dos textos. Há muita coisa ruim na blogosfera, assim como há muita coisa boa. Tal como os canais de televisão, temos a opção de escolher o que queremos ler ou não.

    ResponderExcluir
  4. Olá Catarino!

    Excelente postagem.
    Também não tenho pretensão de ser considerada jornalista e nem escritora. E conheço vários blogueiros como você que se preocupam com o que escrever. Eu cuido do que escrevo e tento dar o meu melhor, mas sei que ainda posso melhorar.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com Saramago, penso que quanto mais as pessoas escrevam em blogs mais desenvolverão a escrita e conseguentemente também lerão mais, pois para escrever precisa pesquisar antes. Os blogs não tem a intenção de ser um jornal portanto os blogueiros não tem a intenção de ser jornalistas. Agora cá entre nós, mas que tem jornalista levando de "relho" para blogueiros isso tem.

    Um abraço Catarino a cada dia estas melhor em suas postagens.

    Obs.: Nem sempre comento, mas sempre leio suas postagens

    ResponderExcluir
  6. Olá Catarino, concordo plenamente com o que o Saramago diz. Existem alguns sites com ótimo conteúdo, mas que causam vergonha de serem indicados pelo péssimo vocabulário ou pela ortografia completamente displicente.
    Existem, de fato, várias pessoas que nunca haviam escrito mais que algumas páginas, e resolvem criar um blog. Eu mesmo criei o meu para ter um lugar onde pudesse escrever algo. Como estudante de Matemática, o máximo que eu escrevia eram letras soltas (incógnitas). Mas sempre que escrevo procuro fazer da maneira mais correta, e procuro no dicionário sempre que tenho alguma dúvida.
    O meio digital, ao contrário do que muita gente pensa, funciona exatamente igual ao meio físico (livros, jornais, revistas) no que se trata da língua escrita.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  7. Eu vejo esta opinião como importante para todos que temo blog, acho que através disto temos que tentar melhorar nossos modo de escrever,eu concorrdo com José Saramago

    ResponderExcluir
  8. Esta notícia foi uma das mais tuitadas e retuitadas ontem pelo twitter (pela minha lista), e em uma delas, acabei clicando. O que li no texto não é de todo errado, só queria saber qual o critério por ele utilizado, para chegar a esta conclusão. Pois tudo depende do grupo analisado, em se tratando de pesquisa.

    É correto que temos blogs com excelente conteúdo que são escritos de maneira pobre. Da mesma forma que temos textos excelentes numa estilo de blog que não os valoriza.

    Portanto, em se tratando de blog, toda a linguagem deve ser levada em consideração. A escrita é tão rica, mas tão traiçoeira, porque, por mais que você se destaque na blogosfera, pode ser, também, por não saber usar bem esta escrita.

    Mas eu sou daqueles que deixa o dicionário ao lado do computador e procura sempre corrigir ou melhorar o que vai escrever ou publicar. E muitos dos blogs que acompanho, estão fazendo o mesmo. E comparações entre blogueiros e jornalistas sempre terão, nem vou falar nada sobre isso. Somos blogueiros, certo?

    Um abraço.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa triste de se ouvir, assim ele está generalizando.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho ele totalmente contraditório, como falar mal dos blogueiros se ele mesmo vai lançar um livro com artigos que ele escreve em seu blog. Será que só ele sabe escrever (?)

    ResponderExcluir
  11. hei... alguem ai ja leu alguma obra do Jose Saramago

    ResponderExcluir
  12. Gostei da opinião do cara. Blog realmente não é qualquer coisa. Quer escrever? Pois que saiba. Tem gente que parece não ter concluido o fundamental e quer pagar de "bunitu".

    ResponderExcluir
  13. O Saramago é muito crítico, é fato. É fato também que existem dezenas de blogs de qualidade e conteúdo duvidosos. Mas, o que eu sempre afirmo é o seguinte: fale o que se quiser e como se quiser - escute quem achar que a pessoa merece crédito.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts