Supermercados fechados aos domingos.

By
Supermercados fechados aos domingos

Aqui em Santa Maria os supermercados não abrem aos domingos. Hoje teve uma reunião com os donos de supermercado que decidiram que vão continuar fechados aos domingos. Conseguiram um acordo para abrir em determinadas datas, como faz o comércio que abre nos domingos que antecedem as datas comemorativas.

O pior é que essa decisão contraria a vontade popular. O jornal local fez uma pesquisa e um abaixo assinado onde a grande maioria da população disse que queria os supermercados abertos.

A decisão foi tomada porque no sindicato os votos têm peso igual, ou seja, os donos dos pequenos votaram pelo fechamento e os grandes pela abertura. A vontade da população não tem importância.

Eu fico indignado com essas atitudes, pois uma cidade que restringe o comércio está fadada a não crescer. Santa Maria é uma cidade de porte médio e que possui muitas cidades pequenas em sua volta. As pessoas dessas cidades precisam vir fazer compras aqui e com o comércio fechado aos domingos e feriados fica mais difícil.

Os donos dos supermercados locais não pensam no conforto dos consumidores, estão sempre cheios e gasta-se horas para comprar qualquer coisa. Quando abria aos domingos era possível até dar uma passeada e comprar com tranqüilidade. Agora é um verdadeiro terror, pois nas sextas e sábados somos torturados em filas quilométricas e corredores apertados.

Para mim o pior dia da semana é quando tenho que ir comprar em supermercados, só temos um de porte grande e uma grande quantidade de pequenos. Esses pequenos se unem e comandam com visão tacanha o comércio local.

A grande justificativa é que estão pensando no conforto dos empregados, pois precisam descansar. O engraçado é que não pensam nos motoristas de ônibus, cobradores, médicos, enfermeiros, bombeiros, e uma infinidade de profissionais que trabalham em todos os dias da semana. Acredito que é possível organizar o trabalho de maneira que todos ganhem. Por enquanto só quem esta ganhando são os donos de supermercados.


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

11 comentários:

  1. Catarino, aqui em Blumenau esta polêmica durou um bom tempo. Finalmente chegaram a um acordo. Os supermercados estão abrindo aos domingos. Acho que é bom para todos. Quem vai trabalhar em supermercado já sabe que terá que submeter a uma escala. È uma pena que os donos de supermercados de Santa Maria pensem tão pequeno.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Como a abertura de mercados nos finais de semana fazem a diferença. Pelo menos aqui em São Paulo não tenho nem do que reclamar, é mercado em todo o canto, dos grades e dos pequenos, e todos abrindo diariamente. Se um fecha num domingo, tem sempre outro mais próximo aberto.

    Realmente, é uma falta de consideração com todos.

    ResponderExcluir
  3. Amigos.
    Não sou jornalista nem escrevo bem.
    Sou aposentado, recebendo do INSS e tendo o IR descontado na fonte. Não recebo as benesses de nosso apedeuta mor que tem pensão do INSS acima do máximo, isento de Imposto de Renda por se achar perseguido político, ou melhor, por se anistiado político.
    Luto com as armas que tenho que é um blog, como forma de desabafar ao ver tanta roubalheira, falta de ética, falta de honestidade e principalmente falta de vergonha na cara desta quadrilha que tomou de assalto o Palácio do Planalto.
    Quero convidar os amigos a participarem da minha forma de protesto, o blog Brasil – Liberdade e Democracia - http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/.
    Se não levantarmos nossas vozes em protesto o que será deste país para nossos filhos e netos?
    Agora é a hora de lutarmos por uma pátria livre democrática, e sobre todo com governantes honestos e éticos.

    ResponderExcluir
  4. Venho novamente incomodar com minha voz contrária.

    Na Alemanha, país que não pode ser acusado de pobre, atrasado ou contra o progresso, as padarias e supermercados não abrem nem no sábado, muito menos no domingo.

    Todo mundo sabe que tem que comprar na sexta-feira.

    Aqui em Curitiba os mercados abrem sim no domingo, e todas as poucas vezes que fui fazer compras fiquei com peso na consciência.

    Acredito que a sociedade como um todo não ganha com essa escalada ensandecida de horários de trabalho cada vez mais escorchantes.

    Considero muito melhor lutarmos por jornadas mais curtas, associadas a salários maiores. E é lógico que precisamos defender isso para nós mesmos e também para o próximo, incluídos os funcionários do comércio.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em minha cidade Laguna Sc os supermercados abrem domingo para nos aacho que ajuda para quem trabalha não sei se derepente é um martirio ,mais pela lei quem trabalha domingo tem direito a folga.

    ResponderExcluir
  6. O que se espera dos sindicatos além de defenderem apenas sua classe em detrimento do resto da população?

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Minas, ainda nao aconteceu parecido, mais quando estive no ES em janeiro foi aprovada essa lei, foi uma bagunça generalizada, por muitos turistas nao sabia da lei, e nao tinha aonde comprar os produtos necessários em dias de domingo.

    Blog Sons Sessions

    ResponderExcluir
  8. Também fico indgnado com uma atitude dessas. As pessoas, trabalhadoras, só dispõem dos fins de semana para fazer as compras mensais e esbarram com uma situação dessas... deprimente.

    ResponderExcluir
  9. vC SÓ VAI FALAR PRA FEXAR AO DOMINGO QUANDO TRABALHAR NUM SUPERMERCADO.


    NOSSA CLASSE TRABALHISTA Ñ É ESCRAVA Ñ SEU OTÁRO

    TEMOS DIREITO, E QUEREMOS CURTI PELOMENOS UM DIA DA SEMANA COM NOSSA FAMILIA, E O LUCRO DO SUPERMERCADO NO DOMINGO É BAIXO PARA DONO
    SÓ TEM LUCRO PRO GOVERNO PQ TEM MUITO CUSTO PRA ABRIR NO DOMINGO...
    SE INFORME ANTES DE POSTAR ALGO ASSIM
    SÓ UM JORNAL IDIOTA COM PESSOAS IDIOTAS KI PODERIAM TER FEITO TAL PESQUISA...


    FUI VOLTA PRA ESCOLA

    ResponderExcluir
  10. Fee, eu defendo a liberdade em tudo, inclusive a de criticar. O que eu quero não é os empregados sofrendo e sim que todas as partes negociem e o povo, que é quem paga tudo, tenha seus direitos garantidos. Tudo é possível quando pessoas inteligentes interagem.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que essa de manter fechados os supermercados aos domingos é coisa de gente de mentalidade tacanha e oportunista. Aqui no estado onde moro, que é o Espirito Santo, também foi adotado essa iniciativa. Pra mim, como disse, é coisa de oportunista, pois dizer que é para beneficiar os empregados só pode ser oportunista. Se assim for,vamos ter de fechar, padarias, farmacias, hospitais, restaurantes, hoteis, igrejas, zoologicos, parques, circos, cinemas e mais uma infinidade de lojas e postos de atendimento e serviços de outros segmentos. Os empregados de supermercados nunca foram enganados, quando foram a procura de emprego sabiam que estes funcionavam aos domingos e que teriam folgas em outros dias da semana e também penso que quem não quer se submeter a trabalhar aos domingos que procure por outro serviço. Sou autonomo,como muitos, e só aos domingos tenho oportunidade de fazer minhas compras. E outro detalhe muito importante, vivemos numa democracia de regime capitalista onde trabalha quem quiser, da forma que lhe aprouvefr, como quando e onde puder, desde que dentro das regras da democracia e da legislação.
    Norival Coscioni
    Espirito Santo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts