Trabalho Infantil. Vamos acabar com esse mal.

By
Trabalho Infantil. Vamos acabar com esse mal.

No dia 12 de junho comemora-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. No Brasil o lema é Toda Criança e adolescente tem o direito de estudar. Nós temos o dever de trabalhar por isso.

No Brasil ainda existem milhões de crianças e adolescentes que trabalham e que são privadas de direitos básicos como educação, saúde, lazer e liberdades individuais. Muitas, ainda, estão expostas às piores formas de trabalho infantil, sendo envolvidas em atividades que prejudicam de forma irreversível, seus desenvolvimentos físico, psicológico e emocional plenos.

A OIT, desde 2002, com o intuito de mobilizar a sociedade e os estados para esse grave problema, incentiva a comemoração do Dia 12 de Junho, como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

No Brasil, contando com o fundamental apoio do Estado Brasileiro e da grande mobilização da Sociedade Civil, liderada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o dia se tornou uma data Nacional, por força da Lei nº 11.542, de 12 de novembro de 2007, que institui o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

Ao longo dos últimos anos, a data tem ganhado importância e o reconhecimento da sociedade Brasileira. Constitui-se, portanto, como um momento de sensibilização, mobilização e potencialização dos esforços empreendidos no combate e prevenção do trabalho infantil no Brasil.

Nesse contexto, há no Brasil e no mundo, o entendimento internacional comum de que a Educação é o caminho para o fim do trabalho infantil. O acesso a uma educação integral e de qualidade é a resposta direta e adequada para encerrar esse ciclo perverso que afeta milhões de crianças e adolescentes brasileiros.

A campanha desse ano, sob a égide da Educação como direito fundamental, adotou o tema: Com Educação nossas crianças aprendem a escrever um novo presente, sem trabalho infantil. Em todo o país, milhares de pessoas e instituições se unem no intuito de fortalecer a mensagem central de combate ao trabalho infantil pela promoção da Educação.

Propõem-se, mais uma vez, que entes Governamentais, Organizações de Trabalhadores e de Empregadores e Sociedade Civil assumam o compromisso de combater o trabalho infantil, no marco do dia 12 de junho de 2009.

Enquanto a maioria da população pensa no dia dos namorados, que é comemorada no mesmo dia, esta data é muito pouco divulgada e por isso estou reproduzindo o texto acima que está publicado no site do OIT, Organização Internacional do Trabalho.


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

7 comentários:

  1. Eis aí uma bela iniciativa. Com toda certeza, Catarino, enquanto se divulga o dia dos namorados com o único intuito de vender, esta que é muito mais importante quase não é divulgada. Parabéns pela iniciativa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. No Mundo Oriental, as crianças são vendidas pelas famílias para trabalharem em tecidos e tapetes, que só os dedos delicados conseguem bordar, durante 16h seguidas e mais, vivendo como escravas, dormindo e comendo nos mesmos cubículos onde trabalham.

    É preciso denunciar e pressionar quem pode terminar com qualquer tipo de exploração infantil.

    Um abraço

    Joana

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, todos devemos divulgar.

    ResponderExcluir
  4. Toda criança tem que viver a sua infancia de maneira integral que é para mim a fase melhor da nossa vida.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,Catarino!
    Divulgação importante. Criança tem que ser criança.
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Gostamos do seu post e ele foi selecionado para ser um dos destaques do dia dos namorados aqui na home do Blogblogs!

    Confira!

    Abraços,

    Equipe Blogblogs.

    ResponderExcluir
  7. Sensibilizar os adultos da importância da permanência dos pequenos na escola, para aprenderem conteúdos em disciplinas, ética, cidadania, valores e Educação de uma maneira geral, não é tarefa fácil. Mas todos nós juntos podemos ;)

    Parabéns pela divulgação...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts