Um milhão de doadores de medula óssea.

By
Um milhão de doadores de medula óssea

O Ministério da Saúde está divulgando que o Brasil chegou à marca de um milhão de doadores voluntários de medula óssea. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) foi o responsável pelo trabalho. O crescimento do número de doadores começou em 2004 com o lançamento de um projeto nacional para informar e sensibilizar a população sobre a doação de medula óssea. Nessa época havia apenas 60 mil doadores no País.

O trabalho só foi possível por meio de uma parceria envolvendo todos os agentes governamentais, ONGs , instituições públicas e privadas e sociedade em geral. Campanhas de doação de medula óssea foram feitas em diversos municípios brasileiros. Em pouco tempo, os hemocentros, instituições responsáveis pelo cadastro de doadores, já estavam preparados para manter as mobilizações em todo o País.

Além do crescimento do número de doadores, toda a área de transplante de medula óssea no Brasil vem se desenvolvendo. Com esse aumento de doadores aumentaram também os transplantes entre não-aparentados. Em 2004 foram 67 procedimentos e no ano passado chegaram a 133 transplantes desse tipo.

A pesar desse ótimo resultado é preciso ainda muito mais, pois é muito baixa a probabilidade de encontrar um doador compatível dentro do Brasil, a relação esta de um para cem mil.

Esta é a única doação que não causa nenhum transtorno ao doador. Na doação, a medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.

Para se tornar um doador é muito simples, siga o passo a passo a baixo e seja um doador voluntário.

• Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea, basta procurar o hemocentro.

• Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue para testes, que determinam as características genéticas necessárias para a compatibilidade.

• Os dados são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.

• Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

Veja no Blog Visão Panorâmica uma campanha para salvar Aline.

Fonte: Governo Federal
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

10 comentários:

  1. O número é impressionante mas não é suficiente ainda. Mas acho que chegaremos lá. Isto prova que quando todos se empenham seriamente a coisa funciona. bela notícia Catarino.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a gentileza da citação e conclamo todos os leitores para que compareçam aos hemocentros próximos às suas casas e façam doações. Não dí nada e salva muitas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Como é feita a coleta da amostra de medula óssea?

    ResponderExcluir
  4. Que bom uma noticia boa que podemos considerar positiva ,mais torço para ainda aumentar mais.

    ResponderExcluir
  5. É feita uma coleta de sangue, uma pequena quantidade e depois fazem o exame de DNA para ver a compatibilidade. O resultado vai para o cadastro nacional e se aparecer alguém compatível você é chamado para outros exames e a doação mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Amigos.
    Não sou jornalista nem escrevo bem.
    Sou aposentado, recebendo do INSS e tendo o IR descontado na fonte. Não recebo as benesses de nosso apedeuta mor que tem pensão do INSS acima do máximo, isento de Imposto de Renda por se achar perseguido político, ou melhor, por se anistiado político.
    Luto com as armas que tenho que é um blog, como forma de desabafar ao ver tanta roubalheira, falta de ética, falta de honestidade e principalmente falta de vergonha na cara desta quadrilha que tomou de assalto o Palácio do Planalto.
    Quero convidar os amigos a participarem da minha forma de protesto, o blog Brasil – Liberdade e Democracia - http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/.
    Se não levantarmos nossas vozes em protesto o que será deste país para nossos filhos e netos?
    Agora é a hora de lutarmos por uma pátria livre democrática, e sobre todo com governantes honestos e éticos.

    ResponderExcluir
  7. Catarino, tenho um filho que é doador não só de médula como de sangue, ele é danado já doou sangue duas vezes esse ano.

    Preciso seguir o exemplo dele... que doa sangue desde que completou 18 anos.

    ResponderExcluir
  8. poxa q impressionante, nao sabia desses numeros.

    ResponderExcluir
  9. Olá, catarino
    A doação de medula óssea dura apenas 90 minutos e pode salvar muitas vidas. Ela é feita através de uma pequena cirurgia. Que quiser saber mais - http://pessoas.hsw.uol.com.br/doacao-e-transplante-de-orgaos1.htm
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  10. É muito bom ver que existem tantas pessoas conscientes que se preocupam com o próximo.
    E o número de pessoas com essa consciência tem crescido muito.
    Tanto que a meta prevista no Programa Mais Saúde, do Ministério da Saúde, era chegar a 920.000 doadores até 2011. Este número foi ultrapassado em novembro de 2008, quando foi detectado 940.000 doadores.
    http://www.bancodesaude.com.br/medula-ossea/116701062009-brasil-conta-com-1-milhao-doadores-medula
    Muito bom! Ah e parabéns pela iniciativa do post!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts