Canhotos, os direitos dos esquerdos.

By
Canhotos, os direitos dos esquerdos.
O texto abaixo intitulado Canhotos, os direitos dos esquerdos, foi escrito por Antonio Brás Constante. Trata sobre a dificuldade que os canhotos têm para viverem uma vida normal.

"O mundo não foi feito para os canhotos, ou talvez, os canhotos não tenham sido feitos para este mundo. Basta olhar ao redor para notar que desde os relógios e violões até classes de universidades foram projetadas e criadas, em sua maioria, para os destros.

Alguns canhotos não conseguem escrever com a mão esquerda, mas este fenômeno tende a acontecer apenas com os que ainda são analfabetos. Em tempos mais remotos, a vida não era muito fácil para os usuários do lado esquerdo. Quem demonstrava predisposição em ser canhoto, tinha a mão esquerda amarrada e era obrigado a aprender a escrever com a direita (podendo sofrer sequelas). Outros eram queimados, por se achar que ser canhoto era um indício de bruxaria, ou de pacto com o demônio. Aliás, no próprio dicionário a expressão: “canhoto” é uma das formas de se referir ao diabo.

Não é á toa que as palavras: “esquerdo” e “canhoto”, dispõe em muitos casos de conotações pejorativas em seu uso, até pelo simples fato de serem o oposto do que é direito, já que o homem pode ser uma pessoa honesta, direita... Ou não. Se o dia está sendo péssimo, talvez seja porque a pessoa acordou com o pé esquerdo.

Mas em meio a tantos fatos ruins para esta turminha que pensa com a direita e por isso acaba usando a esquerda, tenho uma notícia boa. Li uma matéria publicada há algum tempo atrás (Revista ISTO É nº 1971 de 08.08.2007), onde dizia que foi descoberto um tal gene denominado LRRTM1 (talvez a razão deste amontoado de consoantes para expressar o nome do gene seja porque todos os nomes legais já tenham sido usados) causador da inversão de lados (direito e esquerdo) e que daria uma ligeira vantagem em algumas atividades para os canhotos, principalmente aquelas envolvendo a criatividade. Em contrapartida este gene também poderia levar a pessoa a ter doenças psicóticas, como a esquizofrenia, por exemplo. Ainda assim, a incidência destas doenças não é menor entre os destros, conforme também descrito no mesmo artigo.

De qualquer modo vale lembrar de alguns nomes de canhotos famosos (ou nem tanto), que entraram para história (ou ainda estão tentando), são eles: Barak Obama, Albert Eisten, Madona, Ayrton Senna, Tom Cruise, Angelina Jolie, Charlie Chaplin, Antonio Brás Constante (quem é esse cara?), Machado de Assis, Jimi Hendrix, Julia Roberts, Pablo Picasso, Milene Suzel Nepomoceno Piva, Michelangelo, Napoleão Bonaparte e Leonardo da Vinci, entre outros.

Nos dias de hoje, ao menos na arte da escrita informatizada, já não existem mais destros ou canhotos, pois as duas mãos dançam igualmente em cima do teclado. Enfim, independente do indivíduo ser destro ou canhoto, amarelo, rosado ou negro, baixo ou alto, religioso ou ateu, o que realmente deveria importar é o que fazemos de bom e útil com nossas mãos, com nosso corpo, com nossa mente e com nossa alma.

Um abraço afetuoso não necessita de lado, pois sempre utiliza as duas mãos."


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.

5 comentários:

  1. Saudações!
    Amigo,
    CATARINO
    Excelente Post!
    Uma mensagem respeitável e muito bem focada na problemática enfrentada diariamente por canhotos...Parabéns ao Antonio Brás!
    Hiper interessante!
    Valeu a pena conferir!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esta matéria, sou canhoto, minha esposa é canhota e meu único filho é canhoto!!!

    Uma história interessante... Sou o último filho entre 12 que minha mãe teve, ela queria ter um filho canhoto e uma conhecida dela disse que era dar a primeira mamada do bebe no peito esquerdo, e ela fez isto comigo, Incrível pois sou o único canhoto da família.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou canhota e sei das muitas dificuldades que passei para me adptar em um mundo destro!!!
    não fou facil, mas a maior delas foi aprender a dirijir pq tinha que fazer as mudanças com a mão direita e isso me atrapalhava e eu chorava achando que e não iria conseguir, mas mais uma barreira que eu derrubei!!
    Pessoas canhotas são vencedores pq fazem com a mão direita o que o destro naõ é capaz de fazer com a mão esquerda!!!

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este artigo. Realmente, ainda hoje em dia, não é fácil a vida para alguns canhotos. Tenho um filho que é canhoto, mas felizmente nem em casa e nem na escola ele sofreu traumas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, Catarino!

    Parabéns pelo ótimo texto e pela sua importância. Eu como canhoto muitas vezes sinto dificuldades, principalmente quando vou fazer algum curso que não tem cardeira própria para canhoto.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts