Gre-Nal. 100 anos de emoções.

By
Gre-Nal 100 anos de emoções.
Você sabe o que é um Gre-Nal? Gre-Nal é o encontro de dois clubes de futebol, O Grêmio e o Internacional. São jogos especiais, onde a emoção comanda tudo. Não há uma única pessoa que fique indiferente, até quem diz que não liga para futebol se manifesta nestes encontros.
Neste sábado, dia 18 de Julho, faz cem anos que ocorreu o primeiro Gre-Nal. Foi no ano de 1909, e depois desse dia virou o acontecimento mais importante dos esportes do Rio Grande do Sul.
Amanhã ocorrerá o clássico pelo campeonato brasileiro, mas será tratado como o Gre-Nal do século o resultado ficará marcado na história e também na memória dos torcedores. O acontecimento será contado pelos pais aos seus filhos para que lembrem esse importante fato.
O jornal Zero Hora de hoje conta a história completa desse clássico de futebol. Entre essas histórias há a que conta como foi criada a expressão Gre-Nal. Conta que o jornalista Ivo dos Santos Martins se reuniu com alguns amigos no Café Colombo em Porto Alegre para tentar descobrir uma expressão que desse significado ao encontro desses dois clubes, pois repetir os nomes era complicado nas narrações dos jogos e na promoção do evento. Em uma folha de papel foi rabiscando possíveis termos. Tentou Clássico do Sul, o Clássico do Rio Grande, Super Clássico. Utilizando os nomes do Internacional e do Grêmio, tentou Nal-Mio, Int-Gre, Mio-Nal, Gre-Int, Nal-Gre e finalmente chegou à fórmula perfeita Gre-Nal.
A reportagem fala que se o termo Gre-Nal estivesse ligado a um produto seria uma das marcas mais caras do mundo. A palavra também é usada como sinônimo de acontecimentos especiais, quando um fato é considerado fora do normal se diz: é como um Gre-Nal. Outra expressão muita usada é “Gre-Nal é Gre-Nal”, querendo dizer que se trata de um acontecimento que não aceita nenhum prognóstico. O resultado do Gre-Nal não pode ser previsto por nenhum especialista, por mais que um dos clubes envolvido esteja em situação muita inferiorizada. Os jogadores se aplicam de maneira muita diferente, é sempre tratado como se fosse a final do campeonato mundial. O resultado positivo coloca o clube em destaque e o negativo pode fazer treinador e até dirigente perder seu cargo.
Amanhã depois do jogo uma parcela da população do RS vai sair para comemorar e outra irá para casa muito triste e ficará na espera do próximo Gre-Nal para reverter o resultado.
Existem muitos clubes de futebol no RS, mas em todo o estado os torcedores são ou gremistas ou colorados, como são chamados os que seguem o Internacional.
Fonte: ZeroHora
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

4 comentários:

  1. Catarino, já estou na expectativa e aqui em casa as bandeiras estão na janela. Ótimo post! E dá-lhe Grêeeemioooooo!
    Abraços,
    Janeisa

    ResponderExcluir
  2. Catarino,

    Estou passando por aqui para desejar-lhe Feliz dia da Amizade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Boa Catarino...sou paulista, mas acho que esse é o maior clássico do país, com a maior rivalidade entre clubes e torcedores. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de gremista não sou mais fanático quando adolescente, mas Grenal é sempre uma loteria.Nunca se sabe no que vai dar, mas mexe com o Rs todo.
    abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts