O perigo dos comentários.

By
O perigo dos comentários.
Na internet há vários locais que pede um comentário, artigos em blog, fotos no Orkut e em muitos outros lugares.

A emissão de um comentário pode causar sérios transtornos. Uma pessoa que se sinta ofendida ou difamada em um comentário poderá entrar com processo e nesses casos não só o ofensor ou difamador será responsabilizado, mas também o dono do site, comunidade ou outro veículo em que tenha sido publicado. Se o ofensor for menor de idade, os pais serão responsabilizados.

Falo isso por experiência própria. Minha filha fez um comentário em uma foto que estava publicada no Orkut, quem publicou foi um colega. Ocorre que a pessoa que aparecia na foto não havia autorizado a publicação e por tratar-se de alunos de uma escola fez lá a reclamação.

Veja quantas pessoas podem ser envolvidas por um ato impensado de uma criança. A escola, que nada tinha a ver com o fato, teve que chamar os pais dos alunos que comentaram a foto e ainda negociar com o reclamante um fechamento para a questão. O aluno que publicou a foto alegou que era brincadeira e os outros que foram na onda. A foto foi retirada e os alunos se desculparam e o caso foi encerrado, mas causou apreensão em muitas pessoas.

Muitas vezes os comentários são feitos na forma anônima e nos blogs podem ser retirados, mas antes disso o ofendido pode ter copiado e não adiantará dizer que retirou e, provavelmente, seremos responsabilizados por atos de estranhos.

Já há vários casos em que o Google é processado por atos cometidos no Orkut, justamente por não ser possível comprovar a identidade dos participantes, pois o cadastro pode ser totalmente falso.

É preciso também muito cuidado com publicação de fotos de pessoas, pois não basta termos tirado a foto é preciso que os envolvidos tenham autorizado sua publicação.

Faço este artigo para alertar para os perigos que corremos como donos de um site em que é possível, além de publicarmos fotos, recebermos comentários que, muitas vezes, não são apropriados.


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

12 comentários:

  1. O critério que utilizei para evitar problemas como esse, foi ativar a moderação dos comentários, pois posso decidi se o conteúdo é ou não publicável.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom post e muito propício.

    Abracos

    ResponderExcluir
  3. Por isso deixo a marcação de fotos no orkut desativado e os comentários no blog moderado... Simples! =)

    ResponderExcluir
  4. Este é um tema que merece todo cuidado.

    Neste ano passei a moderar as mensagens que são postadas em meu blog justamente para evitar que sejam feitos comentários ofensivos ou com simples divulgação de outros blogs.

    Com isso diminuiram os comentários, mas a qualidade ficou muito melhor.

    Abraço...

    Rogerio Martins

    ResponderExcluir
  5. O Blog do Catarino foi escolhido como o Blog da Semana no Informação Virtual.

    Parabéns pelo excelente conteúdo do blog!

    ResponderExcluir
  6. Catarino, ótimo tema!

    Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  7. Querido Catarino, muito oportuna sua postagem, não sei se o senhor está se referindo aos meus comentários em outro site que fiz, mas garanto que tenho tudo impresso e pronto para o contra-processo, se houver.Condultando meus professores do Curso de Direito da UPF isso acarretaria minha suspensão e também do site que se sentiu ofendido. O processo poderá se desenrolar por anos e todos sairiam perdendo, o que ninguém quer logicamente, mas estou preparado. Fico afastado e o site fechado por ordem judicial, segundo eles, juízes professores da UPF.Não quero mais que justiça contra que se estabeleçe sem competência. Não sei se entendeu ou acompanhou meus comentários.Sou maior de idade e respondo a qualquer coisa que tenha cometido de errado, mas não só eu...entende.Abração, saúde e paz.

    ResponderExcluir
  8. Oi Catarino, pessoalmente tomo as medidas necessárias para que não ocorram problemas, ainda bem que de certa forma a internet aos poucos está deixando de ser "terra de ninguém".

    Abraços e bom final de semana.
    Marco

    ResponderExcluir
  9. Como diz o ditado o perigo mora ao lado ,para mim os comentarios são uma das partes mais importantes de um blog sendo positivos ou negativos,so não podem ser ofensivos.

    ResponderExcluir
  10. É por isso que necessário não dá espaço para comentadores anônimos. Além de ser perigoso, muito usam desse artificio para ofender o blogueiro e causar flamming.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!

    (Conheci o seu blog através da linkilandia).

    Gostei muito do seu artigo.

    É um assunto que merece uma atenção especial e que poucos se dão conta da seriedade dele.

    Gostei muito do fato de vc ter usados exemplos próximos para ilustrar o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  12. Bem, sobre isso. Orkut é uma droga e deveria ser fechado no brasil. Sobre os comentários que causam dores de cabeça, tudo é uma questão de bom senso. Isso é a contra-indicação existente na era da informática. Abraços

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts