Leitura, única forma de obter conhecimento.

By
Leitura, única forma de obter conhecimento.

A leitura é o elemento básico para se obter conhecimento. Quando estudante a leitura complementa o aprendizado. Quem lê somente os livros didáticos tem um aprendizado pobre. Na universidade a leitura tem que ser muito maior, se o aluno pretende ser um bom profissional. Mesmo depois de empregado ou profissional liberal é preciso estar atualizado e a carga de conhecimento que temos de adquirir é cada vez maior.

O hábito da leitura não é uma atividade fácil de ser executada, no Brasil lê-se muito pouco. Lendo pouco se aprende pouco, escreve-se pouco e a produção literária fica prejudicada por não ter mercado mais amplo.

Digo isso para falar das nove maneiras de incentivar seus filhos a ler, que o site Educar para crescer, da Editora Abril, está divulgando para que os pais consigam criar o hábito de leitura em seus filhos.

1 – Leia sempre. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá seu exemplo naturalmente;

2 – Leia e conte histórias desde bebê, pesquisas comprovam que o contato com narrativas melhora o futuro desempenho. É importante usar a emoção;

3 – Dê livros ou revistas de presente;

4 – Deixe os livros ao alcance das mãos para que ele folheie, veja as figuras e invente histórias;

5 – Reserve um horário do dia para a leitura e transforme esse tempo em um momento de prazer, pode até estoura pipoca;

6 – Comente o livro com ele e o incentive a contar a história a alguém;

7 – Repita a leitura do livro quantas vezes ele quiser;

8 – Leve-o para explorar as bibliotecas próximas de sua casa;

9 – Estimule atividades que exijam a leitura, jogos, receitas, mapas.

Eu acrescentaria a essa relação a visita as feiras do livro, onde há a possibilidade de ver, tocar, folhear e a própria criança pode decidir quais livros quer comprar.

Veja Quem foi meu Monteiro Lobato.
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

14 comentários:

  1. Olá, Catarino

    Penso que a educação seja a base de uma nação, e um dos seus instrumentos efetivos é a leitura. Gosto muito de ler e incentivo minha família e meus amigos a fazerem o mesmo.
    São ótimas as dicas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida a leitura ajuda em muito a construção de um cidadão. No entanto eu faço uma pequena ressalva. Para mim, leitura traz informação, assim como conversar com pessoas. O conhecimento é um processo particular, que envolve pensar com as informações adquiridas, afim de obter algo que possa nos ajudar.
    Vejo o conhecimento mais como um processo reflexivo utilizando-se de todas as informações colhidas.

    E certamente, quanto mais informações, mais conhecimento eu terei. E quanto mais informações de áreas distintas, melhor.

    []´s

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Catarino. Acrescento que é a leitura que nos transforma em sujeitos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Catarino

    Eu gasto uma boa grana comprando livros, pois temos (eu, minha esposa e meu casal de filhos), o hábito da leitura. Estou sempre a procura de promoções e acabo conseguindo comprar bons livros por uma quantia bem pequena.
    Ler ainda é o meio mais agradável de se obter conhecimentos!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. A leitura é uma viagem. Leio desde criança e tento manter o hábito mesmo em fases de pouco tempo. Se o Brasil lesse mais, certamente seríamos um país muito melhor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. A leitura é uma acção muito importante, não só para adquirir conhecimentos, mas também para saber redigir sem erros.
    Incentivar as crianças a ler, não é uma tarefa fácil, mas não é de modo nenhum impossível. Eu sempre li bastante, tenho três crianças e todas tem hábitos de leitura. Mas confesso que têm "horários" para o computador e TV, ou seja, estes dois distractores estão controlados pelos adultos.

    Muito bom o artigo, Catarino.
    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  7. O Livro tem o poder de construção de opinião ou até o seu fortalecimento como instrumento de decisão. Além ser um ótimo manancial de conhecimento.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá Catarino,
    Ler é um hobby que todos deveriam preservar. Adoro leitura, embora eu não tenha o hábito de ler livros, pois prefiro muito a leitura de revistas temáticas, inclusive assino algumas. O ato de ler realmente faz a pessoa aprender muito, tanto na questão de reduzir suas limitações quanto com o aprendizado de vida. Ótimo post. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Disse tudo Catarino. Enquanto as pessoas não lerem e acharem que isso é besteira, continuaram ignornates e burras. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Catarino!

    Você tem toda razão, a leitura pode transformar as pessoas, pode levar as pessoas ao mundo do conhecimento. A boa leitura é o sustentáculo da manutanção e da ampliação do conhecimento.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  11. Sinto a leitura como uma maneira de ver o mundo.Esse hábito deve ser incentivado o mais urgente possível em crianças mesmo que aimda não saibam ler, cabe aos pais e professores então, contar histórias.Os livros didáticos são muito ruins, já os literários dá para selecionálos e deixar a criança escolher o assunto que lhe interessa.Temos um projeto muito bom na escola e uma biblioteca moderna e atualizada onde todos fazem muito bom uso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Além de trazer conhecimento se torna um hábito muito prazeroso.
    Ótimo artigo amigo!!
    Abraço,
    Questionadora

    ResponderExcluir
  13. SAUDAÇÕES!
    AMIGO CATARINO,
    Um texto extraordinário!
    Um livro mudou minha vida. O seu texto é de grande relevância social...Uma mensagem educativa e conscientizadora!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  14. Catarino,
    Cresci no interior vendo meu pai lendo e comprando livros pra nós. Naquela época (ele morreu aos 57 anos e já fazem quase trinta que isso aconteceu) quase tudo era comprado em mãos de vendedores ou representantes e o único vendedor que não voltava de casa sem vender era o de livros. Isso fez de nós todos (filhos) leitores e passamos para os nossos filhos esse exemplo.
    Hoje, é difícil incutir em nossos alunos o hábito da leitura, pois eles não convivem com isso em casa e como sabemos a melhor forma de ensinar ainda é pelo exemplo.
    Belo artigo, amigo!
    Vou postar no Eterno Aprendiz, com sua licença, claro.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts