No dia dos pais, uma análise dos exemplos.

By
No dia dos pais, uma análise dos exemplos.

No dia 09.08.2009 era dia dos pais e nesse dia escrevi o texto abaixo, passado muitos anos e nada mudou. Aconteceram muitos protestos nos últimos dias, todos cobram atitudes das autoridades, mas na vida privada continuam avançando o sinal, não parando para o pedestre atravessar a rua e todas as outras irregularidades que nos cercam todos os dias. Você é pai? tem nado bons exemplos para seu filho? 

Hoje é dia dos pais e eu acredito que o melhor presente que podemos receber é ver nossos filhos se encaminhando na vida com comportamento ético e respeito pelas pessoas e pelas instituições.

Há tempos estamos vendo as notícias de que os políticos, que nos representam, comportam-se de maneira inadequada e criticamos esses comportamentos. Mas será que estamos dando o exemplo correto a nossos filhos?

Eu tenho o costume de ir, aos domingos, comprar carne assada na churrascaria, é possível ter uma variedade de carnes sem desperdício. E hoje enquanto estava na fila aconteceu um fato que me levou a escrever este artigo.

A fila era longa e havia um casal com duas filhas, a mãe serviu-se no bifê e voltou para a fila. Como era demorada a espera ela saiu e foi entrando no local onde se escolhe as carnes e por lá ficou. Depois de alguns instantes o pai também foi lá. Depois, nós que aguardávamos na fila, vimos que a mulher usou este estratagema para ser atendida antes. Como não sabiam que ela tinha “furado” a fila começaram a atendê-la. Esse casal estava com duas filhas, que tinham por volta de cinco e nove anos.

Para a maioria da população esse fato é sinal de esperteza, não aguardar a fila e levar vantagem indo para casa antes dos burros que aguardam sua vez. Isso me fez pensar no exemplo que esse pai e essa mãe estavam dando às filhas, provavelmente quando estiverem numa fila irão fazer de tudo para lograr os outros e serem atendidas antes, pois seus pais sempre fazem isso com sucesso. Os exemplos dos pais são mensagens silenciosas que as crianças recebem e aceitam como corretas, os pais são sempre o melhor exemplo para os filhos. Mesmo quando cometem irregularidades.

Os políticos são pessoas do povo que acompanharam seus pais e viram que o certo é enganar e levar vantagem e por isso repetem isso na sua vida cotidiana. Muitos que reclamam dos roubos e falcatruas também fariam o mesmo se lá estivessem, pois se em seu dia-a-dia cometem os mesmos erros, só que em escala menor.

Não adianta se indignar na frente da televisão e dizer que é uma barbaridade o que estão fazendo com o Brasil se não damos o exemplo em nossas atitudes.

Eu sempre ensino para os meus filhos o princípio de Sócrates, que devemos fazer o certo porque é certo e não porque alguém esta vendo ou que podemos ser punidos por fazer o errado.

Vamos criticar o errado, mas vamos dar o exemplo para que as crianças possam, realmente, mudar o Brasil no futuro.


Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

9 comentários:

  1. Acredito que o Oscar vai palestrar em Santa Maria, mas ele é um ícone do nosso basquete e também reconhecido internacionalmente.
    abração.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Catarino, que bela postagem, veio de encontro ao que também penso, mas note uma diferença.Minha filha Fabiana, 25 anos,casada há três,agora contou-me que vou ser vovô aos 49 anos, ela é calma,serena e sensível,sim, já é uma mulher adulta, meu filho William Júnior aos 19 anos já é diferente, às vezes impulsivo e não mede palavras, estou trabalhando isso nele,há algum tempo,diferente de mim e da minha esposa que nunca brigamos, somente alguma discussão sem muita importância, exemplo nós damos até de sobra, mas a idade de transição para a fade adulta não é fácil, mas estou conseguindo, noto mudanças no falar e escrever também. Acho que é bom sinal e logo coneguirei pois está mais simples. Se consigo com o filho dos outros, com o meu não vai ser diferente,basta um pouquinho de tempo.
    Abração.Feliz dia dos pais para todos.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo um bom dia dos pais para você, que deve ser um pai 5 estrelas

    O seu texto leva-nos a uma reflexão importante, os filhos são o nosso espelho. Nunca nos podemos esquecer disso.

    Abraços e um dia feliz
    Emilia

    ResponderExcluir
  4. Prece

    Pai!
    Que gera, cria , acompanha
    Segura no colo com meiguice
    Não despreza, embala
    Sofre junto com seu filho

    É mestre quando ensina
    Mostra caminhos seguros
    Um guardião de sua prole
    Infinito no seu amor

    Comanda seu rebanho sem cansar
    Batalha para sustentar
    Grandioso em suas atitudes
    Está sempre a observar

    Difícil encontrar um pai assim
    Quando o inverso é o que se vê
    Mas tudo depende dos filhos
    Para a paz vir a acontecer

    Já velho cansado, espera
    Afago, carinho que não recebeu
    Ainda tem tempo para olhar
    O homem que sempre será seu pai!

    Parabéns meu querido Amigo pelo dia dos Pais

    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  5. Catarino, faço das suas as minhas palavras!

    Apenas acrescento que existen também muitos e muitos pais que dão um duro danado na vida para proporcionar aos seus filhos um caminho claro e reto na vida. Proporcionam educação dentro e fora de casa, dão excelentes exemplos a serem seguidos e fazem um grande "investimento moral", mas nem por isso os filhos dão bons frutos. Conheço casos e casos, alguns bem perto de mim, que comprovam isso. Nem sempre os pais são os grandes responsáveis... às vezes passam até a ser vítimas de seus próprios filhos!

    E realmente não podemos mesmo vacilar - a educação e a imposição de limites começam dentro de casa!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Catarino!

    Você foi muito feliz ao escrever esse artigo, sobre um assunto tão caro aos brasileiros: a corrupção. Os exemplos de práticas desonestas, de "espertezas" as pessoas veem no cotidiano na maior naturalidade. Como é que podemos cober honestidade dos nossos governantes práticas honestas se nós mesmo praticamos atos desonestos?

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente ainda vivemos a "lei de Gerson". Levar vantagem em tudo é o que importa.
    Na política isso está muito claro, mas isso acontece em todos os lugares. Tem pessoas que não medem esforço para conseguir derrotar os outros, mesmo nas pequenas coisas.
    Com os avanços tecnológicos e tantos games por aí, nossos filhos estão cada vez mais expostos às idéias más. Todo cuidado é pouco.
    Sejamos um bom exemplo e vigiemos de perto para que nosso pequenos sejam "grandes" amanhã!

    Abraços

    Darcy Mendes

    ResponderExcluir
  8. Saudações!
    AMIGO CATARINO,
    Uma ótima explanação que retrata muito bem lados tão distintos. Quero parabenizá-lo, pelo exemplo!
    Realmente muito poderia ser evitado, é triste ver, mas, muitos incentivam adulterar o peso da balança para levar pequenas vantagens como péssimos exemplo.
    Parabéns pelo excelente Post!
    ABRAÇOS!LISON.

    ResponderExcluir
  9. Caro Catarino,
    Cabe bem aí, a expressão:
    Seus atos falam mais alto que suas palavras.
    Bela postagem.
    Abçs.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts