Um shopping para os camelôs.

By

Aqui em Santa Maria um antigo cinema foi desapropriado pela Prefeitura e transformado em shopping para os camelôs. Era um prédio histórico e por isso foi salvo da demolição e utilizado para fins comerciais.

Os camelôs estão instalados no canteiro central de uma avenida, são barracas que dificultam a circulação dos compradores e tornam o centro da cidade parecido com uma grande favela.

A ideia da Prefeitura é deslocar estes pequenos comerciantes para lojas dentro do shopping popular. Isso melhoraria as condições de acesso para os consumidores, teriam mais conforto e facilidades para escolher as mercadorias.

Mas nem tudo que o poder público faz pensando em melhorar é aceito. Os donos da bancas não querem se mudar, dizem que vão perder clientes, que na rua é melhor. Mas essa não é a única verdade, sabe-se que há pessoas que já compraram a maioria das bancas e utilizam empregados para comercializar seus produtos. No shopping cada pequeno comerciante terá direito a uma loja e essas pessoas não mais poderão ter muitas lojas, por isso a reclamação.

Também alegam que haverá mais custos, pois o shopping terá taxa de condomínio, segundo a Prefeitura a taxa será semelhante a que é paga hoje pela localização das bancas na via pública.

A localização do shopping é excelente, de frente para a praça principal, com grande circulação de pessoas, por isso toda a reclamação é somente para ser contra o novo.

Em muitas cidades isso foi feito e o resultado é excelente, aqui também dará certo, somente a prefeitura terá um pouco mais de trabalho.

Veja um caso de sucesso em Belo Horizonte contada no blog Café com Notícias: Shopping Oiapoque completa seis anos.

Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

Conheça o Shopping do Catarino

8 comentários:

  1. Oi, Catarino!

    Parabéns pela postagem! Tenho certeza que aí na sua cidade o Shopping Popular tem tudo para dar certo, pois aqui em BH teve o mesmo conflito no início. Aos poucos, as pessoas e os antigos camelôs se acostumam com a ideia.

    Mas, além disso, é preciso um investimento constante em infra-estrtura, comunicação e segurança para que esse shopping seja um sucesso. Obrigado por recomendar o post do Café com Notícias sobre o Shopping Oiapoque.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. SAUDAÇÕES!
    Amigo CATARINO,
    Esse prefeito merece aplausos pela iniciativa, pois, o problema do espaço para camelôs está aos olhos nas pequenas e grandes cidades.
    Parabéns pelo Post!
    Abraços!
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Catarino,

    Aqui em Feira de Santana aconteceu algo semelhante.

    Veja só os desdobramentos: os ambulantes reclamaram e fizeram todo o possível para se manter na calaçada da mais movimentada do comércio. Mas não teve jeito, tiveram que ir a um "shopping a céu aberto".

    Nos primeiros meses, eles reclamaram que os clientes antigos não estavam indo até lá. Então, a própria prefeitura fez uma sistemática campanha de divulgação.

    Resultado: hoje, o local onde eles se encontram tem um movimento maior do que o anterior.

    Mas a prefeitura, agora, tem um grande "pepino" nas mãos: novos camelôs foram se instalando no calçadão que já estava livre dos ambulantes. Agora tem um novo problema.

    Abraços e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. Catarino,

    Pena os comerciantes fazerem toda essa resistência. A ideia é excelente, e as condições dos vendedores ambulantes seriam seguramente muito melhores.

    Espero que eles se habituem à ideia!

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  5. Aqui no Recife teve uma tentativa dessas, mas embora ainda exista, não acho que funcionou muito bem...Uma pena!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá Catarino.
    A prefeitura e os camelôs de Santa Maria podem dar uma olhada no que foi feito aqui em S. Paulo. São tantos camelódromos aqui e tantos problemas enfrentados cada vez que há necessidade de mudanças, que pode dar um referencial à situações semelhantes em outras cidades do país.
    Em Sampa isso já deu muitas polêmicas, ações da polícia, dos camelôs, da prefeitura, etc. Muita violência infelizmente, também.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Como sou de belo horizonte,posso lhe dizerque o shoppoing Oiapoque é um sucesso...Pena que as lojas já estão na mão de contrabandistas e outros poderosos.

    ResponderExcluir
  8. Concordo contigo, porém, é inerente ao camelô o hábio de ser "ambulante", pois se movimentando procuram os melhores pontos de venda, por isso acho complicado que eles se adaptem em um território pré-definido.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts