Um tesouro inestimável e... Gratuito.

By
Um tesouro inestimável e... Gratuito.

Dizem que um amigo é um tesouro, mas alguns são verdadeiras arcas recheadas de cédulas falsas, que mais cedo ou mais tarde nos fazem entender a frase: “Antes só do que mal acompanhado”.

Estamos na era dos amigos virtuais, distantes, que nunca jogam bola ou pegam um cinema com a gente, mas que conhecem qual é o nosso time do coração e sabem os nossos gostos por filmes. Não falamos com eles ao pé do ouvido, mas abrimos nossas vidas em cada frase documentada. Compartilhamos nossas vivências como se ambos fossem, literalmente, um livro aberto que é escrito a todo o momento neste estranho mundo novo que se apresenta cada vez mais hi-tech.

Nosso circulo de amizades pode ser entendido com um bolo que é preparado por nós e dividido em fatias. Através dessas fatias podemos classificar os amigos de várias formas, adequando as amizades as nossas próprias necessidades.

De um lado temos os amigos “contatos”, aos quais recorremos para auxiliar ou para sermos auxiliados no ramo profissional de nossa existência. Também temos os amigos “festeiros” que são ótimos quando se quer farrear, mas péssimos quando estamos enfrentando alguma dificuldade. O amigo problema, que é encrenca certa em qualquer tipo de situação e que popularmente já ganhou a alcunha de amigo-da-onça.

Temos os amigos “pau-pra-toda-obra”, super úteis quando precisamos de algo, e aos quais não podemos negar nada, pois geralmente são nossos melhores amigos. Ou os amigos de estudos (faculdade, técnico, etc) juntos na arte de aprender. Os amigos de infância acabam muitas vezes se tornando amigos de nossas lembranças, que somem com o passar dos anos, mas sua amizade fica gravada nas nossas recordações de criança.

Nesta narrativa, não podem faltar os amigos para os chamados “papos-cabeça”, perfeitos para filosofar sobre as preocupações e mistérios existenciais. São eles que nos ajudam a tentar entender que é impossível montar o quebra-cabeça da vida, pois o tal quebra-cabeça é na realidade uma caixa de sucrilhos, que deve ser saboreada e não entendida.

Estes são apenas alguns dos tipos de amigos que encontramos enquanto vamos respirando e transpirando rumo ao leito eterno. Muitos deles acabam ocupando mais de uma função em nossas vidas. Mas todos estes amigos são marcos de nossa passagem por este mundo, transmitindo energia positiva e conseguindo dar um ânimo a nossa vida, dizendo coisas do tipo: “curta a vida porque a vida é curta”. Um amigo é um pedaço de nossa história escrita por outra pessoa.

O texto acima foi escrito por Antonio Brás Constante e esta sendo publicado com a autorização do autor.

E-mail: abrasc@terra.com.br

Site: recantodasletras.uol.com.br/autores/abrasc

Fonte da imagem: Fórum Espírita.
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.

7 comentários:

  1. Tem também o "amigo Mandrake*. Quando as coisas vão bem, ele está por perto, mas quando a coisa aperta, ele desaparece num piscar de olhos.

    ResponderExcluir
  2. Catarino,

    Amigos, amigos e mais amigos...

    Como fazem bem ao coração, à vida, aos momentos,...Lindo esse texto. Que maravilha tê-lo postado. Ah, AMO meus amigos! Sem eles, o que eu faria?

    Bjs,

    Lena

    ResponderExcluir
  3. São esses vários tipos de amigos e outros que fazem nossa vida melhor...
    A presença de um "amigo" é essencial em nosso crescimento, em todos os momentos de nossa vida.
    E claro, curtir a vida!
    Parabéns pelo post e por compartilhar um texto tão maravilhoso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Um ótimo texto Catarino. Amigos verdadeiros são jóias muito preciosas, pelos quais devemos zelar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso texto, Catarino!
    Amigo é aquele que encontramos em todo lugar, não importa virtual ou real...são AMIGOS!
    Como o título do seu post..."Um tesouro inestimável e... Gratuito."
    Parabéns, amigo!
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir
  6. Saudações!
    AMIGO CATARINO,
    Que Texto Fascinante!
    O autor retrata muito bem os amigos...É assim que caminhamos!
    Sigamos em Frente!
    Parabéns pelo Post!
    ABRAÇOS!LISON.

    ResponderExcluir
  7. amigos sempre serão amigos ,agora colegas encontram se por ai muitoooos, mas fazem parte de nossos momentos, ate que passamos desta para a outra...parabelizo o Autor e o Postador(nossa onde encontrei esta palavra) desta mensagem...fuiiiiii

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts