A gripe A e os hábitos do Gaúcho.

By
A gripe A e os hábitos do Gaúcho.
Um dos hábitos mais tradicionais do Gaúcho é o chimarrão. Para quem não sabe chimarrão é uma espécie de chá feito com erva mate e água quente. Normalmente é tomado em reunião com muitas pessoas. É de bom tom oferecer a todos os presentes e é falta de educação recusar ou tomar só um. Dá a entender que o mate está ruim ou demonstra desrespeito com o dono da casa.

Essa tradição esta sofrendo um pouco com a possibilidade de contágio pelo famoso vírus da Gripe A. As pessoas estão com receito de se contaminarem pela bomba do chimarrão.

Na charge acima o cartunista Ronaldo do jornal ZeroHora brinca com a situação onde um Gaúcho fica com receio de aceitar a oferta de um mate, nome popular para o chimarrão.

Há uma história que conta que um homem de outro estado pede pousada em uma fazenda e este homem ouve o fazendeiro dizer para o capataz "de bastante comida e mate". O homem não sabia o que era mate pegou suas coisas e se meteu na escuridão da noite.

Veja o que diz a Wilipédia sobre o chimarrão.


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post
subscreva nosso FEED.

3 comentários:

  1. SAUDAÇÕES!
    AMIGO CATARINO,
    Um outro super Post!
    Gostei do muito do fechamento em especial da recomendação do fazendeiro!
    Parabéns pelo texto!
    ABRAÇOS!
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Bem, Catarino, eu acho essa tradição muito bonita. A primeira vez que ouvi falar dela, foi há um par de anos, quando um familiar viajou até ao Sul do Brasil, e, foi convidado de uma família brasileira.

    Mas o cartoon, apesar da brincadeira faz algum sentido, visto as pessoas também estarem muito assustadas.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. É MUITO BOM SER GAÚCHO!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts