Dê passagem ao pedestre na faixa.

By

A faixa de segurança foi criada para que as pessoas tenham segurança ao atravessar as ruas. O código de trânsito prevê multa para quem não parar, mas em nossas cidades ninguém para.

Já vi casos em que um motorista para diante da faixa de segurança e o que vem depois desvia e, em alta velocidade, avança pelo lado gritando xingamentos. Por isso é perigoso parar e causar a morte de uma pessoa pelo veículo que vem do lado.

A Prefeitura de Porto Alegre lançou uma campanha para educar a população, tanto os pedestres quanto os motoristas, e tornar o trânsito mais seguro. A campanha pede que o pedestre faça um sinal com o braço indicando que quer atravessar a rua e o motorista deve atender ao pedido parando. Isso deve acontecer sempre em frente à faixa de segurança e onde não haja sinaleira.

Os meios de comunicações estão aderindo à campanha e com isso em breve teremos uma diminuição nessa guerra diária. A campanha pretende educar tanto os motoristas quanto os pedestres, pois não são só os motoristas os culpados, há muitos pedestres que atravessam a rua fora da faixa.

Aos poucos essa situação vai mudar, pois só com educação é possível alterar um comportamento. O município não tem condições de colocar um guarda de trânsito em cada esquina.

Por isso se você dirige pela cidade, pare na faixa de segurança e dê passagem ao pedestre. 

Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

17 comentários:

  1. Olá, Catarino!

    Boa inicitiva da prefeitura de Porto Alegre. Sei que dará certo e será adotada em outras prefeituras.

    Mas, de modo geral, ainda existe a cultura assassina de não se parar na faixa de segurança. Aqui mesmo em minha cidade, há algumas ruas movimentadas e sem passarela nem sinaleiras. A única alterana para o pedestre é a faixa de trânsito. No entnto, a maioria dos motoristas não respeita.

    Creio que a melhor alternativa mesmo é a educação, dar conhecimento a existência da lei e demonstrar a necessidade de parar nas faixas. Posteriormente, aqueles motoristas que não querem aprender, terão que sofrer no bolso, só assim eles respeitarão as vidas que atravessam pela faixa.

    Abraços, e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarino!
    Aqui começaram uma campanha educativa nas escolas sobre como usar o trânsito. Pena que não deram continuidade.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Aqui em São Paulo a situação é lamentável. É uma cidade pensada única e exclusivamente para o carro e os motoristas não estão nem aí com pedestres, infelizmente. É como você bem disse, Catarino, só mesmo a educação pode mudar isso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Catarino,

    Educando motoristas e pedestres, a prática do novo sinal dará certo ! As campanhas na mídia são importantes para esse processo.

    Um abraço.

    Nelson (ProfessorNelsonMS)

    ResponderExcluir
  5. Catarino!

    Essa campanha e bastante louvavel e deveria ter a adesao do maximo de pessoas e orgaos possiveis. Sempre observamos atos de desrespeito aos pedestres em todas as vias de nossas cidades. Campanhas dessa natureza, possuem o poder de aumentar nas pessoas que dirigem nas cidades o pudor e a percepçao de que respeitar as pessoas que estao andando pelas ruas das cidades sao importantes e merecem ser respeitadas.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  6. Oi Catarino!

    É realmente muito importante que nós tenhamos conscientização no trânsito.
    E essa conscientização precisa ser formada desde criança. Pois os filhos terminam absorvendo os mesmos maus costumes dos pais e assim seguimos neste ciclo vicioso...
    Parabéns pelo post!
    Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  7. Catarino,

    Penso que é através da educação das populações que se consegue uma civilidade melhor, por isso a prefeitura de Porto Alegre está de parabéns por esta iniciativa.

    Por cá, somos mesmo obrigados a parar se, eventualmente, alguém está em frente a uma passadeira. Se não pararmos e por acaso algum policia vir essa situação temos direito a uma pesada multa.

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir
  8. Olá Catarino,

    Essa sem dúvida é uma ótima campanha. Aqui no ES ela já existe há uns 2 anos, e tem tinho resultados bons.

    O único problema é que a "sinalização com a mão" deve ser feita somente onde não há semáforos; entretanto, muitos pedestres desatentos acham que isso serve para qualquer lugar.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Catarino, essa prática de dar preferência ao pedestre nas faixas de segurança já é usado a muitos anos em toda a Europa, se o condutor não para, tem sua "carta" apreendida e fica impedido de conduzir, às vezes, para sempre. O rigor das leis de trânsito no continente europeu, deveria ser seguido aqui no Brasil e assim, reduziria drasticamente os acidentes. Vamos ver como irão reagir os condutores gaúchos,
    Abraços,
    Janeisa

    ResponderExcluir
  10. Belissima campanha, gentileza gera gentileza.
    A paz

    ResponderExcluir
  11. Bem Catarino aqui em POA já deu para sentir a educação dos motoristas.

    Um amigo fez o teste em uma faixa e percebeu que falta muita conscientizarão no trânsito.

    O que ele consegui foi alguns xingamentos e um motoqueiro que Bateu a mão na mão dele.

    ResponderExcluir
  12. É uma enorme mudança cultural, mas é muito bem vinda. Isso certamente diminuirá as tantas tragédias que diariamente acontecem. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir
  13. Hoje mesmo me deparei com um casal de velhinhos atravessando a rua entre os carros, os pedestres deveriam ser mais cautelosos e atravessar na faixa, vejo que aqui em São Paulo isto não ocorre. E, quando acontece algum acidente o culpado é sempre o motorista.
    Boa semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Catarino,

    Queria propor uma trocar de banner ou indicação do blog.

    Está desposta a fazer isso?


    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Felipe
    Peço que entres em regras de parceria e veja as condições, se estiver de acordo preencha seus dados.

    ResponderExcluir
  16. É uma questão cultural, mas para mudar é só começar. Parabéns a Prefeitura de Porto Alegre.
    Amigo Catarino, nós é que agradecemos por estar neste prestigioso blog e pode contar que seguidamente estaremos acompanhando e comentando.
    Um grande abraço,
    Renato Azevedo

    ResponderExcluir
  17. Na minha cidade é diferente. Como é uma cidade pequena e os carros andam em baixa velocidade, os pedestres atravessam sem olhar o semáforo. Eles acham que os motoristas são os únicos que tem que respeitar o trânsito.

    http://gerso-blogger.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts