A faixa de segurança foi criada para que as pessoas tenham segurança ao atravessar as ruas. O código de trânsito prevê multa para quem não parar, mas em nossas cidades ninguém para.
Já vi casos em que um motorista para diante da faixa de segurança e o que vem depois desvia e, em alta velocidade, avança pelo lado gritando xingamentos. Por isso é perigoso parar e causar a morte de uma pessoa pelo veículo que vem do lado.
A Prefeitura de Porto Alegre lançou uma campanha para educar a população, tanto os pedestres quanto os motoristas, e tornar o trânsito mais seguro. A campanha pede que o pedestre faça um sinal com o braço indicando que quer atravessar a rua e o motorista deve atender ao pedido parando. Isso deve acontecer sempre em frente à faixa de segurança e onde não haja sinaleira.
Os meios de comunicações estão aderindo à campanha e com isso em breve teremos uma diminuição nessa guerra diária. A campanha pretende educar tanto os motoristas quanto os pedestres, pois não são só os motoristas os culpados, há muitos pedestres que atravessam a rua fora da faixa.
Aos poucos essa situação vai mudar, pois só com educação é possível alterar um comportamento. O município não tem condições de colocar um guarda de trânsito em cada esquina.
Por isso se você dirige pela cidade, pare na faixa de segurança e dê passagem ao pedestre.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com
Olá, Catarino!
ResponderExcluirBoa inicitiva da prefeitura de Porto Alegre. Sei que dará certo e será adotada em outras prefeituras.
Mas, de modo geral, ainda existe a cultura assassina de não se parar na faixa de segurança. Aqui mesmo em minha cidade, há algumas ruas movimentadas e sem passarela nem sinaleiras. A única alterana para o pedestre é a faixa de trânsito. No entnto, a maioria dos motoristas não respeita.
Creio que a melhor alternativa mesmo é a educação, dar conhecimento a existência da lei e demonstrar a necessidade de parar nas faixas. Posteriormente, aqueles motoristas que não querem aprender, terão que sofrer no bolso, só assim eles respeitarão as vidas que atravessam pela faixa.
Abraços, e boa semana.
Olá Catarino!
ResponderExcluirAqui começaram uma campanha educativa nas escolas sobre como usar o trânsito. Pena que não deram continuidade.
Bom domingo!
Aqui em São Paulo a situação é lamentável. É uma cidade pensada única e exclusivamente para o carro e os motoristas não estão nem aí com pedestres, infelizmente. É como você bem disse, Catarino, só mesmo a educação pode mudar isso.
ResponderExcluirAbraços
Catarino,
ResponderExcluirEducando motoristas e pedestres, a prática do novo sinal dará certo ! As campanhas na mídia são importantes para esse processo.
Um abraço.
Nelson (ProfessorNelsonMS)
Catarino!
ResponderExcluirEssa campanha e bastante louvavel e deveria ter a adesao do maximo de pessoas e orgaos possiveis. Sempre observamos atos de desrespeito aos pedestres em todas as vias de nossas cidades. Campanhas dessa natureza, possuem o poder de aumentar nas pessoas que dirigem nas cidades o pudor e a percepçao de que respeitar as pessoas que estao andando pelas ruas das cidades sao importantes e merecem ser respeitadas.
Abraços
Francisco Castro
Oi Catarino!
ResponderExcluirÉ realmente muito importante que nós tenhamos conscientização no trânsito.
E essa conscientização precisa ser formada desde criança. Pois os filhos terminam absorvendo os mesmos maus costumes dos pais e assim seguimos neste ciclo vicioso...
Parabéns pelo post!
Fica com Deus!!!
Catarino,
ResponderExcluirPenso que é através da educação das populações que se consegue uma civilidade melhor, por isso a prefeitura de Porto Alegre está de parabéns por esta iniciativa.
Por cá, somos mesmo obrigados a parar se, eventualmente, alguém está em frente a uma passadeira. Se não pararmos e por acaso algum policia vir essa situação temos direito a uma pesada multa.
Grande abraço
Luísa
Olá Catarino,
ResponderExcluirEssa sem dúvida é uma ótima campanha. Aqui no ES ela já existe há uns 2 anos, e tem tinho resultados bons.
O único problema é que a "sinalização com a mão" deve ser feita somente onde não há semáforos; entretanto, muitos pedestres desatentos acham que isso serve para qualquer lugar.
Um abraço.
Oi Catarino, essa prática de dar preferência ao pedestre nas faixas de segurança já é usado a muitos anos em toda a Europa, se o condutor não para, tem sua "carta" apreendida e fica impedido de conduzir, às vezes, para sempre. O rigor das leis de trânsito no continente europeu, deveria ser seguido aqui no Brasil e assim, reduziria drasticamente os acidentes. Vamos ver como irão reagir os condutores gaúchos,
ResponderExcluirAbraços,
Janeisa
Belissima campanha, gentileza gera gentileza.
ResponderExcluirA paz
Bem Catarino aqui em POA já deu para sentir a educação dos motoristas.
ResponderExcluirUm amigo fez o teste em uma faixa e percebeu que falta muita conscientizarão no trânsito.
O que ele consegui foi alguns xingamentos e um motoqueiro que Bateu a mão na mão dele.
É uma enorme mudança cultural, mas é muito bem vinda. Isso certamente diminuirá as tantas tragédias que diariamente acontecem. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluirHoje mesmo me deparei com um casal de velhinhos atravessando a rua entre os carros, os pedestres deveriam ser mais cautelosos e atravessar na faixa, vejo que aqui em São Paulo isto não ocorre. E, quando acontece algum acidente o culpado é sempre o motorista.
ResponderExcluirBoa semana
Bjs
Catarino,
ResponderExcluirQueria propor uma trocar de banner ou indicação do blog.
Está desposta a fazer isso?
Abraço!
Felipe
ResponderExcluirPeço que entres em regras de parceria e veja as condições, se estiver de acordo preencha seus dados.
É uma questão cultural, mas para mudar é só começar. Parabéns a Prefeitura de Porto Alegre.
ResponderExcluirAmigo Catarino, nós é que agradecemos por estar neste prestigioso blog e pode contar que seguidamente estaremos acompanhando e comentando.
Um grande abraço,
Renato Azevedo
Na minha cidade é diferente. Como é uma cidade pequena e os carros andam em baixa velocidade, os pedestres atravessam sem olhar o semáforo. Eles acham que os motoristas são os únicos que tem que respeitar o trânsito.
ResponderExcluirhttp://gerso-blogger.blogspot.com