Somos seres limitados e ilimitados.

By

Somos seres limitados. Nosso espectro de visão é pequeno (muitos não conseguem ver além do próprio umbigo). Nossa audição consegue captar apenas uma pequena faixa de freqüência audível e alguns ainda pioram isso ouvindo “sons” em altíssimas alturas. Nosso habitat é em terra firme, em um mundo envolto por gigantescas poças de água salgada.

Necessitamos de ar para viver, algo bem escasso em um universo que se mantém no vácuo, isso sem falar que mesmo a nossa mordida é aproximadamente vinte vezes mais fraca do que a de qualquer aligátor do Mississipi (uma mordida como a deles seria muito útil para mastigar os bifes que são servidos em alguns restaurantes que existem por aí).

Mesmo com todas estas limitações, dispomos de algo que nos dá vantagem sobre outras criaturas conhecidas, algo que chamamos de: criatividade. As coisas que o ser humano inventa, podem ser desde uma simples desculpa para seu chefe, esposa, ou mesmo para não precisar emprestar dinheiro para seu cunhado, até novas formas de se observar o universo micro e macro que nos rodeia e se desvenda como uma striper diante de nossos olhos.

A criatividade cria livros, fazendo com que autores troquem tempo por palavras, formando inclusive “pérolas textuais”, como a que está sendo devorada por seus olhos neste instante. Cada limitação que enfrentamos gera em nossas mentes um jeito novo de superar obstáculos, fluindo como água em meio aos rochedos.

Criamos armaduras para nos proteger do frio e do fogo, do mesmo modo que desenvolvemos nossa personalidade para suportar derrotas e decepções. Muitas vezes falhamos, e temos o livre arbítrio de parar ali e enfrentar os ônus da derrota, ou continuar (se for possível), para alcançar os bônus da vitória.

Devemos procurar sempre encarar as coisas com um foco positivo. Pensando dessa forma poderemos notar que a dona evolução procurou ser generosa conosco, transformando o limão dos primórdios de nossa existência, nesta atual limonada na qual nos encontramos.

Pena que nem todos parecem ter realmente evoluído, e tentam azedar a vida, pondo pimenta nos nossos olhos dizendo que é refresco. Podemos notar, por exemplo, que existem cérebros talhados em sua essência com uma mentalidade digna de decrépitos parasitas, atuando no mundo da política. Por outro lado, alguns nadadores olímpicos parecem ter conseguido manter suas nadadeiras de peixe.

Enfim, evoluir consiste principalmente em amestrar o macaco que existe em cada um de nós, para que possamos desenvolver as asas que ainda faltam em nossa consciência, e assim chegar ao paraíso que poderia existir ao nosso redor, e para tornar isso possível, bastaria apenas que passássemos a agir verdadeiramente como seres humanos.


Autor: Antonio Brás Constante
Recanto das Letras.
Imagem: Actividades
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

5 comentários:

  1. Adorei o texto Catarino, muito legal mesmo!Tenha uma ótima quarta feira!

    ResponderExcluir
  2. Catarino,

    Deus deu inteligência a todos nós. De tal forma que é na dificuldade que essa criatividade parece mais brotar.

    Mas, infelizmente, há pessoas que não utilizar dessa criatividade, não evoluem. Passam vida destilando veneno sobre os seus semelhantes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que possuimos o dom de criar, que é o mesmo de fazer algo novo, algo útil, formular e testar as hipóteses. Essa é a inteligência que nos diferencia dos animais irracionais e, como homens, podemos usar a criatividade para a capacidade de adaptação, que é um conceito de inteligência.
    Ótimo texto.
    Abraços,
    Janeisa

    ResponderExcluir
  4. Saudações!
    Amigo Catarino,
    Que texto Excelente!
    O que a mensagem explana uns poucos percebem, é uma questão valorizar-se, e valorizar as coisas, com todas as limitaçãoes ainda estamos evoluindo.
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços!
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, parabéns pelos blogs!!

    Tentei mandar mensagem pelo Contato, más deu erro, por isso estou mandando pelo post.

    Gostaria de fazer parceria, tenho um blog de conteúdo para concursandos e estudantes de direito.

    Meu blog: www.tudoparaestudo.blogspot.com

    Obrigado, aguardo retorno.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts