Blog Action Day 2009, as mudanças climáticas.

By
Blog Action Day 2009, as mudanças climáticas.

O Blog Action Day desse ano traz o tema sobre as mudanças climáticas. Nos últimos anos os prejuízos causados pelos fenômenos climáticos têm atingido a região sul de forma intensa.

Tivemos todos os tipos de fenômenos climáticos, começamos o ano passado com uma seca que atingiu o Estado inteiro. A seca destruiu plantações, reduziu a produção de leite e de carne. Todos os setores da economia tiveram prejuízos.

A seca foi substituída por chuvas torrenciais e frio intenso. O frio destruiu novamente as plantações. Assim a economia baseada no agronegócio tem sofrido com as variações climáticas. E população sofre junto, pois todas as perdas são repassadas aos preços dos produtos consumidos.

Nos últimos meses as tempestades de vento e granizo têm atingido as cidades e uma grande quantidade de casas foram destelhadas. Aqui na região de Santa Maria, na cidade de Itaara mais de mil casas tiveram seus telhados destruídos e ouve uma grande calamidade, pois era uma cidade pequena. Neste caso não foram só as casas pequenas que foram atingidas, devido a intensidade da precipitação de granizo até casas bem construídas tiveram seus telhados quebrados.

Até furacão tivemos e com nome e tudo, chamaram de Catarina, destruiu muitas casas no RS e foi mais intenso no Estado de Santa Catarina. Falando em Santa Catarina, este Estado tem sofrido até mais que o RS nos últimos anos. Quando pensam que acabou uma tragédia vem outra e novamente o povo se encontra em calamidade.

Devido à intensidade das variações climáticas que vem ocorrendo os Governos terão que começar a incluir em seus orçamentos algum tipo de seguro contra as intempéries, pois não dá mais para agir no improviso quando as tragédias ocorrem. Segundo notícias divulgadas o Sul do Brasil é rota para a formação de ciclones e a quantidade de ocorrências vem aumentando a cada ano. Já é quase certa a ocorrência de tempestades intensas e as pessoas precisam ser preparadas para enfrentar esses fenômenos.

Não se sabe ao certo as causas de tantas tragédias, a quem diga que é o aquecimento global e que esse aquecimento é causado pela ação do homem. Então para que esses problemas diminuam é preciso que as atividades sejam modificadas e o meio ambiente não seja tão agredido. Cada atitude nossa, por mais pequena que seja, pode alterar as condições do ambiente que nos certa. Ninguém está isento de culpa ou não tem nada que possa fazer para mudar. É preciso ação de todos os cidadãos. 

Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

9 comentários:

  1. Olá Catarino,

    Quanto tempo, estou um pouco sumido, culpa da internet lenta de casa...

    Também vou participar do Evento...

    Conhece o 350.org?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarino!

    Também vou participar dessa Blogagem evento.
    Parabéns pela participação da Blogagem Coletiva Professores do Brasil.
    Texto lindo e perfeito.Também estou participando.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela participação, é sempre importante tratarmos de temas que nos fazem refletir e quem sabe, com atitudes individuais de conscientização possamos vir a contribuir com uma futuro melhor para os nossos netos.
    Abraços,
    Janeisa

    ResponderExcluir
  4. Oi Catarino!

    Parabéns pelo texto e a forma como vc enumerou os últimos acontecimentos climáticos do Sul que impactaram todo o Brasil.

    Realmente, os nossos governantes estão agindo só no improviso e a tendência - se não nos precavermos, é piorar. Tb estou participando do Blog Action Day 2009.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. É verdade, estamos com um clima muito estranho, 3 graus em pleno outubro é muito estranho, o tanto de chuva que deu aqui no oeste catarinense foi absurdo, a cidade quase inundou! E o frio? Este está muito estranho! Sem contar as tempestades, ontem a noite diversas cidades ficaram sem luz por causa de uma tempestade. Acredito que quem fez isso acontecer foi o homem, e só tem uma espécie que pode salvar o planeta, nós, a espécie humana que só destrói, será que ninguém vai fazer nada?! Os governantes, os que tem poderes e dinheiro? Eu faço a minha parte será que eles fazem a parte deles!?

    ResponderExcluir
  6. LISON.
    Saudações!
    Amigo Catarino,
    Que Post Fantástico!
    Gostei muito de sua narrativa e concordo plenamente com você, afinal, o homem precisa respeitar o meio ambiente. Para nós, o Meio Ambiente é um templo da Humanidade!”.
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços!
    LISON

    ResponderExcluir
  7. Catarino,

    É impressionante o modo como as autoridades políticas e científicas têm se comportado diante das mudanças climáticas.

    Pior ainda é a situação dos brasileiros, comemorando a descoberta do pré-sal e sua futura exploração como se fosse a salvação do mundo.

    Ninguém analisa quanto de CO2 vamos acrescentar à atmosfera com essa nova jazida de petróleo.

    De que adianta reduzir o desmatamento e aumentar as emissões de gases de efeito estufa. Até parece que estamos em uma corrida suicida para ver quem consegue destruir primeiro o planeta.

    Já passou da hora de acordar.

    Parabéns pelo texto.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a forma que tratamos o planeta, como se nos pertencesse e tivesse recursos ilimitados, é a causa maior destes problemas vividos atualmente.
    Além das campanhas feitas pelas ONGs, é preciso um novo modelo educacional, que nos transforme em cuidadores.
    Somente assim preservaremos o planeta para os que virão.
    Uma leve semana para ti.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Catarino!
    Estou tentando comentar desde cedo mas, minha conexão lenta, não permite.
    Quanto ao clima,é fato. Algo anda muito estranho.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts