Novela Viver a Vida e a Drunkorexia.

By
Novela Viver a Vida e a Drunkorexia.



As novelas da Globo costumam mostrar em seus enredos algum problema para ser discutido. Na novela atual "Viver a Vida" há um interessante debate sobre a Anorexia alcoólica também chamada de Drunkorexia. Essa doença consiste em substituir a comida pelo álcool.

Na novela a personagem Renata, representada pela atriz Barbara Paz, quer ficar magra para poder concorrer a vagas como atriz. Ela não se alimenta direito e como não consegue o emprego esperado consume bebidas alcoólicas, essa combinação faz com que fique fraca e comece a sofrer desmaios.

Segundo reportagem publicada no jornal Diário de Santa Maria essa doença é causada pelos tempos modernos e atinge, em sua maioria, as mulheres. As pressões do dia-a-dia fazem com que as mulheres bebam mais a cada dia e as que querem ficar magras fazem essa difícil combinação.

Como todas as doenças de origem nervosa, a drunkorexia é  de difícil diagnóstico e é preciso que a família perceba os sintomas para iniciar a ajuda o mais cedo possível.

Novela Viver a Vida e a Drunkorexia.

Esse transtorno é assim caracterizado:

- O que é: Drunkorexia, alcoolexia ou anorexia alcoólica é um transtorno que mistura alcoolismo e distúrbios alimentares. A comida é trocada pelo álcool para emagrecer.

- Como identificar: Quem tem drunkorexia, segundo os especialistas, prefere as bebidas destiladas. Se a pessoa não come e não precisa estar em uma festa ou comemoração para beber, pode estar com o problema. Agressividade e uma significativa mudança de comportamento com familiares e amigos também são sinais.

- O que pode causar: Vômitos e diarréia são comuns e imediatos. Os resfriados tendem a ser frequentes e há grande risco de pneumonia. Tremores e formigamentos nos dedos das mãos e dos pés, gastrite, úlcera, anemia, perda de memória, insuficiência cardíaca, hemorragias, alterações na coagulação e pancreatite.

Na novela a personagem irá mostrar ao longo dos capítulos os sintomas da doença e também a dificuldade de fazer com que a pessoa aceite o tratamento.

Novela Viver a Vida e a Drunkorexia.


Veja mais detalhes no Diário de Santa Maria.
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

5 comentários:

  1. Bem apropriado o post, sem falar que a drunkorexia está dentro do alcoolismo clássico. Então, praticamente são duas doenças dentro de uma só, o que é mais difícil ainda de tratar, envolvendo tratamento com psicofármarco, psicológico e nutricional.
    Abraços,
    Janeisa

    ResponderExcluir
  2. Catarino,

    Na minha visão de leiga, a drunkorexia parece-me uma espécie de alcoolismo. Apenas muda o factor 'objectivo a alcançar'. Aqui é o emagrecimento. Muito bom o teu post.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Catarino,

    Esse é o papel social da novela.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Catarino,

    A Coletiva “Professores do Brasil” ainda é amanhã, mas desde já quero agradecer-lhe pela sua participação. Você está contribuindo para a valorização dos professores.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Saudações!
    Amigo Catarino,
    Confesso que não acompanho novelas, mas o texto trata, de uma tema importante que afligem milhares de pessoas, muito interessante, confesso que gostei muito da explanação!
    Parabéns pelo Post!
    Abraços!
    LISON.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts