66ª Romaria Estadual da Medianeira.

By
66ª Romaria Estadual da Medianeira.


Acontece amanhã aqui em Santa Maria a 66ª Romaria Estadual da Medianeira. É a maior romaria do Estado tendo 300 mil participantes no ano de 2008. A fé em Nossa Senhora da Medianeira traz todas essas pessoas para agradecerem por graças alcançadas e para renovar a fé.

A devoção em Nossa Senhora da Medianeira surgiu na Bélgica e chegou ao Brasil em Santa Maria com o padre Ignácio Valle, que era fiel da Mãe. Este padre teve um pedido de saúde atendido e por isso mandou pintar uma imagem da Medianeira copiando um santinho que trouxe da Bélgica. Essa imagem é a mesma que é usada até hoje na procissão.




Em 1930 havia grande apreensão de que ocorresse um conflito armado devido aos problemas políticos gerados pela pretensão de Getulio Vargas assumir a Presidência do Brasil. Para evitar o conflito 23 mulheres da Congregação Filhas de Maria Santíssima rezaram para Medianeira e fizeram uma caminhada até o Seminário São Jose pedindo paz na cidade. A revolução terminou sem conflito e esse fato foi atribuído a uma graça da Medianeira que ganhou fama de protetora. Outras pessoas passaram a repetir a caminhada feita e partir daí passou a ser realizada anualmente.

Em 1935 um santuário começou a ser erguido para a Medianeira e em 1940 a fé na Santa era tanta que a Mãe se tornou a padroeira do Estado. Em 1943 ocorreu a primeira Romaria Estadual de Nossa Senhora da Medianeira.




Na Romaria à Medianeira não é frequentada somente por pessoas com fé, muitos políticos comparecem para aproveitar a grande concentração de pessoas.



Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com
Fonte: Jornal Diário de Santa Maria

3 comentários:

  1. Catarino,

    É interessante conhecer essaa manifestações culturais-religiosas.

    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante manterem essa tradição. Penso que estas festas religiosas, ou outras, são muito importantes para a nossa identificação cultural.
    Parabéns, Catarino!

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Orei algumas vezes nesta basílica. Alcancei graças. Tenho ótima recordações dessa cidade, apesar do clima muito frio no inverno, principalmente para quem vive em Salvador. Obrigado por me fazer recordar.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts