Como resolver um problema na prática.

By
Como resolver um problema na prática


Muitas vezes temos um problema que parece insolúvel. Na verdade todo problema tem solução, o que ocorre é que a solução nem sempre é o que imaginamos.

Para resolvermos um problema é preciso, primeiro, desmistificar a ideia de que não tem solução. Muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem, isso não tem geito, pois já tentamos de tudo. Mas às vezes uma pessoa bem simples pode nos dar uma dica que resolve ou encaminha o desfecho de um problema.

Eu gosto muito de ouvir as opiniões das pessoas e sempre consigo aprender alguma coisa que depois uso na resolução de problemas. Como exemplo, vou contar uma história que aconteceu comigo quando trabalhava em um banco.

Uma vez fui transferido para a filial de um banco na cidade de Pelotas, RS. A agência utilizava dois andares de um prédio, que a partir do terceiro era destinado a apartamentos. No centro do prédio havia um grande poço de iluminação e um telhado. Toda a água da chuva era vertida por uma calha e canalizada para a rede de esgoto.

Na primeira chuva de grandes proporções que ocorreu, e em Pelotas isso ocorre muito, ouve uma inundação na agência e o pessoal já tinha uma grande quantidade de baldes que colocavam nas goteiras. Fiquei impressionado com aquilo e conversando com os colegas mais antigos me disseram que isso ocorria sempre e que não havia nada que pudesse ser feito. A calha transbordava e a água infiltrava na laje e pouco depois começam as goteiras na agência.

Não me conformei com aquela informação e comecei a ligar para as empresas que trabalhavam com impermeabilização. As respostas não eram muito animadoras. Alguns engenheiros me disseram não haver solução e outro me passou um orçamento muito alto. Queria trocar todo o telhado e fazer uma impermeabilização nova na laje. O custo não seria aceito pelo banco e os demais moradores do prédio não iriam querer gastar nada, pois o problema era nosso, não chovia nos apartamentos.

Continuei na busca de uma solução. Na cidade de Pelotas há uma escola federal chamada Cefet e lá havia cursos de pedreiros e outras profissões ligadas à construção. Indicaram-me um profissional que ensinava os alunos a prática dessas atividades. Convidei e expliquei o problema. Subimos no telhado e ele fez muitas medidas e anotações e depois me disse que tinha a solução. O escoamento da água era feito por um cano que se ligava diretamente ao esgoto da cidade e quando chuvia muito não havia vazão suficiente e por isso a calha transbordava. A solução foi colocar um novo cano, só que jogando a água diretamente na calçada. Isso faria a água ser rapidamente escoada e não causaria mais transbordamento da calha. Autorizei o serviço e não houve mais inundação na agência. Acredito que o pessoal que hoje lá trabalha nem sonhe que um dia havia alagamentos dentro da agência.

Esse problema existia a muitos anos e como achavam que não havia solução se adaptaram a ele. Todo problema tem solução, basta procurarmos com afinco. 


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

9 comentários:

  1. Até o problema sem solução já esta solucionado.
    Êle não tem solução logo, esta já com sua solução demonstrada.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Saudações Natalinas!
    Amigo Catarino,
    Gostei da sua criatividade, você e o rapaz solucionaram um problema que se arrastava, em prejuízo de tantos.
    Tudo é uma questão de estudar e se determinar a resolver o problema. A bem da verdade, sempre há uma solução, nós é que muitas vezes nos precipitamos e deixamos o bendito sobreviver.
    Parabéns pelo excelente post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Todo problema tem solução, sim. Se assim não fosse não se chamaria problema, nao é ;)

    Geralmente quem convive com o problema gasta as energias em lamentar ter "um problema".
    E quem olha de fora, sempre acha a solução. A dica é olhar para ele como se não fosse nosso. fica mais fácil achar a solução.

    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  4. Catarino,

    Para encontrarmos qqer solução na vida, o arrojo e a dedicação, aliados ao gênio criativo e à capacidade de nos relacionarmos be, são imprescindíveis.

    Parabéns pelo senso de iniciativa!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente amigo! A solução muitas vezes está na nossa cara!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá Catarino,

    O que acontece é que as pessoas se acostumam com certas situações desconfortáveis e não querem se dar ao trabalho de procurar a solução e fazer a coisa direito. Procurar a opinião do especialista também foi importante.

    ResponderExcluir
  7. Problemas sempre existirão, o que precisa é de gente com força de vontade e criatividade para solucioná-los.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Este problema é realmente muito frequente por aqui. e acredito que a maioria das pesoas que aqui moram são conformadas com a situação.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Catarino,
    Eu trabalhei durante muitos anos numa empresa de construção e obras públicas e esta tua história fez-me lembrar de outras histórias. Acredita que muitos problemas são tão simples que é de ficar com a boca aberta. Mas na realidade é preciso encontrar a pessoa ou a ideia certa para o solucionar.
    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts