Como seria o Brasil se...

By
Como seria o Brasil se...

No texto abaixo o escritor Luis Fernando Veríssimo faz uma engraçada especulação de como seria o Brasil se tivesse sido colonizado por outros povos ou se não tivesse sofrido nenhuma influência européia. O texto foi publicado em sua coluna semanal de domingo no caderno Donna do jornal Zero Hora.



"Se os portugueses tivessem sido postos a correr ou a nadar, no caso naquele 22 de abril, como seria o Brasil, hoje? A maioria da população seria de índios, e os descendentes dos poucos brancos que se animassem a vir depois do vexame português habitariam em terras demarcadas, em extremos remotos do país. Nas reuniões de presidentes do Mercosul o brasileiro seria o único nu. Haveria vantagens e desvantagens em viver numa Pindorama: para começar pelo mais grave, nem você nem eu existiríamos. Devo ter sangue de índio, se a cara de alguns antepassados não estava mentindo, mas o resto é um coquetel do que veio: português, negro, alemão, italiano. Se existisse, eu estaria numa reserva.



***


Como seria se os holandeses tivessem derrotado os portugueses e colonizado todo o Brasil?

Para começar, nossos padrões de beleza seriam completamente outros. Em vez de morenas, nossas mulheres seriam loiras de cabelo escorrido, e a brasileira mais conhecida no mundo seria alguma longilínea do tipo nórdico, chamada Gisele ou coisa parecida. Nem dá para imaginar.



***
Como seria se os franceses tivessem conseguido consolidar a sua civilização subequatorial por aqui? Sei não, talvez a comida não melhorasse tanto assim – também come-se mal na França, e vá encontrar uma boa feijoada com couve e torresmo –, mas quem nos assegura que hoje não teríamos uma Carla Bruni no Alvorada, congressistas que ficassem em seus lugares em vez de se aglomerarem na frente da mesa, na Câmara, um serviço público muito melhor e pelo menos mais quatro feriados nacionais (Dia da Bastilha, Dia do Armistício de 18, Dia do Armistício de 45, Dia do Queijo Fedorento etc.) por ano? Talvez fôssemos corruptos do mesmo jeito, já que deve ser alguma coisa na água. Mas as conversas grampeadas seriam em francês! Quer dizer, uma coisa de outro nível."



Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.

5 comentários:

  1. muito bom este post amigo ,já conhecia mas valeu a indicação ótimo para para refexão.Grande Verissímo!

    ResponderExcluir
  2. Saudações!

    Amigo Catarino,

    Excelente Crônica do grande Luis Fernando Veríssimo, com variantes muito interessantes!
    Parabéns pelo Post!
    Abraços!
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que seriamos corruptos e atrasados do mesmo jeito, independentemente do país invasor.
    Um país invasor só quer se aproveitar das terras conquistadas, sugar até o máximo, com holandeses, franceses e outros mais não seria diferente.
    Vejo muita gente falando que queria que o Brasil tivesse sido "descoberto" por ingleses. O vontade danada de ser que nem um país mais acima da linha do equador...
    Os ingleses arrasaram os país que eles invadiram até mais que os portugueses, espanhois e afins...vejam só a Africa e alguns países da Oceania e Asia.
    Os ingleses que chegaram na sonhada América não se consideravam mais ingleses, estavam determinados a achar uma nova terra e fazer dela uma nova nação independente da Inglaterra. Essa nova terra teria que ter um clima parecido com o da Europa, coisa que aqui certamente não seria se fosse o caso.
    Um assunto muito extenso e complexo, mas ótimo de ser discutido e ver os diversos pontos de vista que giram em torno dele.

    Até.

    ResponderExcluir
  4. Catarino,

    É especulação mesmo. :)
    Na época quinhentista, por acaso foram os portugueses que aí chegaram primeiro. Tinham melhores navegadores, tecnologia e conhecimentos marítimos. Se tivessem sido os holandeses, penso que seria idêntico. Um país tão grande e rico como o Brasil, teria sido sempre um destino obrigatório de emigração europeia. Então o povo brasileiro seria como é. Uma mistura de povos europeus e indígenas.

    Excelente texto. Parabéns.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que se fosse os holandeses seriamos outro país. Basta ver o que estava acontecendo com Pernambuco quando Nassau tomava de conta.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts