O nosso sofrimento com o atendimento à saúde.

By
O nosso sofrimento com o atendimento à saúde.

Nós brasileiros estamos totalmente desprotegidos quanto à assistência médica. Nosso Presidente se vangloria da existência do SUS e até disse que iria sugerir ao Presidente Americano que adotasse lá o mesmo sistema. Disse que é uma forma moderna de administrar a saúde pública, custa pouco e atende toda a população.

O que não é dito sobre o atendimento médico é que sempre estamos em desvantagem, quer usemos o SUS ou os planos de saúde. À medida que o Governo cria regras para que os planos de saúde aumentem a abrangência de seus atendimentos eles criam mecanismos para afastar os participantes.

Os planos de saúde formam uma máfia e controlam todo o sistema. As parcelas a pagar são maiores a cada dia e a qualidade do atendimento é menor. Agora eles devem ter combinado com os médicos para atrasar ao máximo as consultas e assim forçar o cliente a procurar outros meios. Se tentamos marcar uma consulta e dizemos que é via convênio a data oferecida fica bem distante, normalmente 60 dias. Se tivermos um problema mais grave teremos que procurar um médico particular. Pode ser o mesmo do convênio, se pagamos temos vaga para o mesmo dia ou no máximo no dia seguinte. A consulta pode ser para uma criança ou para um idoso, a resposta é sempre que não há hora disponível.

Os prontos atendimentos do sistema de saúde pública só atendem se a pessoa estiver morrendo e ainda depende do plantonista ter essa percepção. Já houve vários casos de dizerem que o paciente não tem nada tão grave e pouco depois morrer. E não acontece nada, não vi notícia do médico ou do representante do Governo ser responsabilizado por não ter dado atendimento. Quando a imprensa vai lá verificar dizem que estão abrindo uma sindicância para averiguar como os fatos aconteceram. O resultado eles guardam no arquivo morto e pronto.

O mais incrível de tudo isso é que somos milhões de pessoas, todas sofrendo com o mesmo problema e nada é feito para melhorar. Só muda para pior. O Governo arrecada bilhões e não quer gastar mais nada com a saúde e os planos de saúde querem manter seus lucros nas alturas e por isso restringem ao máximo seus atendimentos.

Estamos próximo de mais um ano eleitoral e muitos candidatos virão com suas propostas fajutas e, nós, vamos novamente eleger os melhores, melhores na arte de enganar a população. Um novo Presidente vai ser eleito e um dos primeiros atos vai ser, justamente, restringir despesas, principalmente da saúde, educação e transportes.

E você, caro leitor, está satisfeito com o atendimento à sua saúde e á saúde de sua família?


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com
Fonte de Imagem: Ivan Cabral

5 comentários:

  1. Olá, Catarino

    Meu amigo, desculpe o trocadilho, mas o problema da saúde no Brasil é crônico, e administrado com ações homeopáticas, quando não paliativo, essa é a verdade.
    Enquanto a saúde não virar uma política séria de Estado, a coisa não vai funcionar como deveria.
    Outra coisa é essa máfia dos planos se aliando aos médicos, cujo conselho é coorporativista. Isso é um perigo. Agem à bel-prazer e sem punição, muito menos fiscalização.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. O mal se propagando, atraves da propaganda enganosa.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Caro Catarino.

    O triste é que este descaso não é só com a saúde.
    É com a educação.`
    É com a segurança.
    É com o transporte.

    O mais triste é vermos cada vez mais distante o País qe poderáimaos ser.


    Esta semana publiquei em meu blog
    www.sonhosdeumprofessor.blogspot.com
    um texto que fala sobre disciplina.

    Se tiver um tempinho passa por lá e deixa tuas impressões.

    Semana de sonhos para ti.

    ResponderExcluir
  4. Catarino faz dias que eu tento comentar aqui e não consigo, agora estou no pc da escola.

    vou tentar aqui.

    Iza

    ResponderExcluir
  5. Catarino,
    Quem depende dos Serviços de Saúde Pública está sempre limitado. Felizmente que, por aqui, as crianças são sempre atendidas, mas no que respeita aos adultos, há certas especialidades que chegam a ter uma lista de espera de 6 meses e mais. Só estão descansadas as pessoas que podem pagar a peso de ouro as consultas particulares.
    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts