Psicopata, o perigo ao nosso lado.

By
dica de leitura, saúde mental, livros, psicopatas

O livro Mentes Perigosas de Ana Beatriz Barbosa Silva, publicado pela Editora Fontanar em 2008, trata sobre o comportamento e da identificação dos psicopatas. Acredito que a maioria das pessoas, eu incluído, pensa que os psicopatas só existem em histórias ou estão afastadas do convívio do nosso dia-a-dia. Mas isso está longe da realidade, os psicopatas estão em toda a parte e podem estar convivendo normalmente em nosso meio.

Segundo a autora os psicopatas são frios, calculistas, insensíveis, inescrupulosos, transgressores de regras sociais e absolutamente livres de constrangimentos ou julgamentos morais internos. Utilizam-se de seu charme e de sua inteligência para impressionar, seduzir e enganar quem atravessa o seu caminho. Estão camuflados de executivos bem-sucedidos, bons políticos, bons amigos, pais e mães de família, e não costumam levantar suspeitas sobre quem realmente são.

O livro é de fácil leitura, mas assustador, pois diz que 4% da população pode ser psicopata. A possibilidade de termos alguns deles convivendo conosco ao longo de nossa vida é muita grande. Se prestarmos atenção, provavelmente iremos identificar alguns que se enquadram na descrição dos psicopatas. O pior disso é que ser psicopata não tem cura e nem tratamento que amenize ou mude essa condição. Começa na infância e é muito difícil que os pais aceitem que seus filhos possam ser um psicopata. Diz a autora que se for identificado bem jovem é possível amenizar o comportamento com uma educação voltada para valorizar bons atos e evitar os maus.

Recomendo a leitura, pois é uma ferramenta para tentarmos nos proteger dessas pessoas que podem nos trazer muitos dissabores. A autora diz quem nem todos os psicopatas são assassinos, mas o mal que causam pode ser em muitos aspectos. No livro há muitos exemplos de atitudes que ocorrem e que podemos identificar com alguns que já ocorreram em nossa vida.

E você já identificou algum psicopata em sua vida? Deixe seu comentário.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

20 comentários:

  1. o problema desses livros é que podem deixar o pessoal mais neurado que já tá...de repente começam a ver psicopatas portodos os lados sei lá...as vezes fico meio na dúvida se isso faz bem ou mal...anyway...eu prefiro aquele livro sobre serial killers (não me lembro o autor agora) em que enquadram psicopatas, sociopatas e etc...a população em geral deveria ter mais acesso a essas descrições, mas os meios de comunicação insistem em levar tudo pro lado do sensacionalismo...fico horrorizada quando citam que fulano que cometeu um crime ou fez uma besteira "tomava remédios controlados", como se isso fosse sinal de loucura...porra, são remédios como outros quaisquer, e eu me sinto ofendida e temerosa toda vez que ouço isso, pois tomo "remédios controlados" justamente pra tentar me sentir melhor nessa sociedade de loucos que se acham normais...

    Enfim, legal você abrir ao menos um ponto a se pensar...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica Catarino, já coloquei na minha listinha para quando for a Feira do Livro. É um tema bem interessante e sempre é bom ficarmos alertas.
    Bjs.
    Janeisa

    ResponderExcluir
  3. Eu mesmo sempre achei que tenho um pouco de psicopata, mas fica tranquilo, não precisa me bloquear... uahuahua
    Recomendo a leitura do Livro O Apanhador no Campo de Centeio (The Catcher In The Rye) de J.D. Salinger, um dos romances mais lidos nos EUA, e que, segundo as histórias, o assassino de John Lennon carregava no bolso. Sempre associado a psicopatia, eu li o livro e não achei nada de mais, mas até que a história é interessante, meio chata é verdade, mas romance é assim mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Catarino,

    Muito obrigado pela indicação.

    Quem também abordou muito bem esse tema foi a autora Glória Perez na novela Caminho das Índias.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Catarino!
    Já presenciei alguns casos desses. Inclusive alguns ainda eram crianças.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Toda forma de conhecimento é bem vinda, principalmente nos dias de hoje, tão cheios de informação, mas tão vazios de conhecimento.
    Fica feliz

    ResponderExcluir
  7. Eu queria comentar, mas como o COISA fica me vigiando, tenho medo... mas vc, amigo, sabe de minha saflições...

    ResponderExcluir
  8. Não convivo mais, mas já identifiquei dois até hj!! Um está bem seguro em uma instituição. O outro sumiu. Na verdade, é outra!! Se laguém precisar de um "detetive raio-x" é só me procurar...kkkkkkk.

    Comportamentos muito inflexíveis (com poucas variações de padrão comportamenteal) e muito certinhas são as maiores suspeitas!!

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  9. Caramba esta cheio tudo a solta, tem um batalhão por ai, chega a assustar, cada um com suas psicominias.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  10. Antigamente assuntos como este eram tabus. Felizmente estamos mais abertos ao conhecimento do outro e de nós mesmos o que deveria facilitar mais a nossa vida. O problema é que embora haja mais informações ainda prevalecem os preconceitos. Mas de leituras em leituras vamos abrindo nossa mente... parabéns pelo tema.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. E agora me aparece esta Técnica de Enfermagem da Cidade de CANOAS - RS ( Grande Porto Alegre ) sedando bebês, recem nacidos, sem saber, ela mesma, explicar os motivos de tamanha sandice.

    É PSICOPATA .... !!!

    Esta é a respota.

    Psicopatas em seu grande numero nem sabem o por que de seus atos insanos .....


    E ainda, o que mais preocupa, [e saber que praticamente 10% da popilação mundial, ou seja, dos SERES HUMANOS, sifrem de Psicopatia, sendo que na grande maioria das vezes nem o próprio doente, o Psicopata, tem conhecimento, é sabedor de tal anomalia.

    Só nos resta rezar .....

    Luiz Gnz

    ResponderExcluir
  12. Já identifiquei sim, mas depois de ler muito a respeito do comportamento de psicopatas. Até então, eu não sabia! Eles parecem tão normais, não é?
    Já me afastei de alguns mas, tenho uma irmã...e não tenho como me livrar dela...rs...e fica pior ainda pois a familía inteira não a quer por perto!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Moço, gostei muito desta postagem. Tenho 71 anos, divido meu tempo entre a leitura de livros e a Internet. Não tenho muito mais tempo, por isso tenho que seguir indicações, principalmente dos mais jovens que conseguem ver o mundo de forma diferente das pessoas mais idosas. Diria que estamos no mesmo espaço em tempo distinto.

    ResponderExcluir
  14. Olá Catarino,
    Essa é uma boa indicação. Na realidade as doenças dos foro psicológico são muito complicadas e por vezes assustadoras. Recentemente também li um livro do género, mas não o achei assustador porque está escrito "ao contrário". Ou seja "ensina" a tornar-se... deste modo evidencia todos os sintomas de uma forma leve e agradável.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  15. Psicopatia NÃO É DOENÇA, ninguém sofre, padece como doente de algo assim. Não tem cura, nem tratamento por isso. É uma estrutura de personalidade, um modo de existir no mundo e se relacionar com o outro, com o desejo e com a Lei. As três grandes estruturas de personalidade são: Psicose, Neurose e Perversão. A psicopatia é um traço desta última, assim como o fetichismo, entre outros. Cuidado com estes best-seller sensacionalistas que são legitimados aos olhos do grande público leigo por autoridades no assunto que fazem a felicidade de suas editoras.

    ResponderExcluir
  16. Me enquadro nos sintomas,sinceramente?não acho que seja psicopata,e mesmo que seja,não faz diferença...nunca matei ninguem ,né ? haha ((Ainda))'
    SHUAHSUAHSUAHSUAHS'

    ResponderExcluir
  17. Amigos temos que tomar muito cuidado porque a gente pensa que conhece as pessoas mais não conhece o mundo em que vivemos é muito perigoso eu já li esse livro e sou eternamente agradecido pois esse livro Mentes Perigosas o Psicopata Mora ao Lado foi pra mim uma aula de vida entendi tudo que aconteceu na minha vida pois tive a minha vida destruída por um Psicopata e mesmo com 51 anos que tenho tive que começar de novo a minha vida pois gostaria muito que toda essa juventude tivesse essa aula de vida o melhor dizendo que todos lesem esse livro mentes perigosas o psicopata mora ao lado mais amigos quero que saibam de algo muito importante nunca é tarde pra começar a vida muito obrigado a todos por vossa atenção e um grande abraço do amigo Luiz Felipe .

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente
    existem pessoas assim..
    tinha uma desse tipo que
    dormia,comia e vivia em minha casa..
    pior ainda ela finge ser meiga,amigavel e conquista facilmente todos a quem ele se aproxima..
    ela sempre ser uma vitima..quando na verdade,ela de vitima não tem nada..
    ela foi se chegando..falou q estava em conflito com a mãe(era mentira,a mãe compactua com ela) e se instalou em
    minha casa por meses e por esses mesmos meses..
    ela transava com meu
    namorado(na época..a uns 2 anos atras) na minha casa,
    na minha cama..sempre depois que eu adormecia..
    perigosamente ela me deu boa noite sinderela..sem que eu percebesse..pois como eu iria saber..né??rsrsrs
    Até que um dia uma boa alma,veio e me disse..
    hoje tive que tomar coragem
    para te enformar q tua prima e teu namorado..te enganam...não tome nada doque eles derem e finja que tá dormindo..rsrs
    e foi oque fiz..
    ele chegou lá e mandou ela se arrumar para sairem..
    ela se arrumou(vestiu minha roupa) e foi..
    como eu escutei onde eles iriam..
    eu fui atras..peguei eles no flagra e acabei o namoro com o rapaz..
    não falo mais com ela,tenho nojo e pavor dos dois..
    Nem sei mais doque eles seriam capaz de fazer..e confesso até hoje ando desconfiada de todo mundo..
    Ela quer fazer tudo oque faço..quer ter um pai como omeu,a vida como a minha,já fez de tudo até conseguir
    e conhecer e ficar com outro namorado meu..
    Elaé realmente uma doente..
    Agora se mudou pra morar na mesma cidade e bairro que eu moro..e passa por minha rua..de frente de minha casa,como se quisesse fazer tudo
    denovo..Eu fico com medo que ela seja capaz de fazer algo com
    minha filha..pois até isso um dia ela me disse e eu não levei na maldade..eu queria ser comotú e ter uma menina assim também..hoje penso nisso com medo..
    Pois desd que ela era pequena e mesma ela adulta,meu pai sempre ajudou,pois ela é filha
    do irmão dele..
    não considero ela como mais nada minha..quero ela bem longe de mim..depoisa de fazer tudo oque ela fez comigo,ele ridiculamente,quiz inverter a situação..dando uma de vítima..mas graças a Deus,todos já sabiam antes de eu mesma saber e não me
    contavam com pena de eu sofrer e é eu sofri muito..
    Decepção e dor..
    Mas ao menos hoje,estou com um companheiro maravilhoso..acho que é por isso que ela tá querendo dá o bote dnovo,já que ela
    mesma não tem capacidade de amar ninguém..
    ela é do tipo amigavel..que finge ser meiga..conquista amizades fácil..principalmente com homens e isso a torna mais perigosa e traissueira..
    Queroler esse livro..
    pra evitar que esse tipo de gente se instale em minha vida noevemente.

    ResponderExcluir
  19. Ah.e só pra completar o meu comentário..
    ela se aproxima de todos que conheço..
    pra tentar saber detalhes de minha vida..meus passos..mas mudei completamente meus hábitos e lugares onde ir..
    Ela é muito perigosa,já que usa de seu charme e finge ser meiga..ela consegue manipular pessoas facilmente,faz o estrago e depois finge que não aconteceu nada..dá uma de vítima e tenta enverter a situação..quero bem longe de mim.

    ResponderExcluir
  20. Hoje em dia..
    eu confio pouco
    e tenho muito cuidado
    com tudo e todos..aff

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts