Oito razões para ler mais livros e ter uma vida melhor.

By
 Leitura, Opinião, Palavras.
Eu sou fã da leitura, leio desde criança. Para mim é o melhor divertimento. Não há contra indicação, podemos ler em qualquer lugar e em qualquer momento. Até quando estamos doente podemos ler e a distração ajuda na cura, pois afasta os maus pensamentos. O tipo de livro a ser lido não importa o que importa que nos dê prazer, pode ser uma comédia, uma aventura ou de conhecimento geral. Como blogueiro tenho que ler muito para estar atualizado e poder produzir artigos que traga algum valor aos leitores.

O portal Educar para Crescer sempre divulga campanhas em prol da educação, na Revista Saúde, da editora Abril, encontrei os oito motivos para apostar nos livros que foram sugeridos pelo escritor Moacyr Scliar, membro da Academia Brasileira de Letra.

Moacyr Scliar diz que ler é algo que se deve fazer com prazer e emoção. A leitura ajuda a:

1 – Desenvolver o repertório – Ler é um ato valioso para nosso crescimento pessoal e profissional;

2 – Ampliar o conhecimento geral – Além de ser envolvente, a leitura expande as referências e a capacidade de comunicação;

3 – Estimular a criatividade – Ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares e personagens;

4 – Aumentar o vocabulário – Graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos;

5 – Emocionar e causar impacto – Quem já se sentiu triste ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem;

6 – Mudar sua vida – Quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida;

7 – Ligar o senso crítico na tomada – Livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos;

8 – Facilitar a escrita – Ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Quem lê mais escreve melhor.

Em minha opinião quem não gosta de ler se diverte menos e sofre mais no trabalho, pois para ter sucesso é preciso estar sempre atualizado e somente a leitura proporciona isso. Leia para se divertir e para melhorar sua vida.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

8 comentários:

  1. Catarino, agradeço a sua atenção e carinho nas postagens sobre os aniversarios dos meus blogs.

    Quanto Leitura.... eu tenho uma tristeza de ver que muitos jovens não curtem ler livros, não tem paciencia nem tão pouco gosto. A minha filha parece apreciar e espero que isso não acabe nunca.

    A falta de leitura é percebida pela "ignorância" sobre fatos completamente simples que qq estudante deveria ter aprendido na escola. Não ler não fixa o conhecimento.

    BJs

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, ler amplia os horizontes e traz conhecimento
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, ler é um passatempo que faz bem a qualquer um. Em minha casa temos o hábito de ler (todos) e, com isso, acabo sempre deixando uma reserva para a compra de livros, mas é possível ler ótimos livros de graça, seja pela internet ou nas bibliotecas que aliás, foi onde comecei a pegar gosto pela leitura.

    ResponderExcluir
  4. O livro é um bom amigo onde sempre vamos encontrar uma palavra de conforto, uma afirmação de encorajamento, no livro é onde está depositado a sabedoria humana e a divina.

    ResponderExcluir
  5. Oi Catarino,

    Também leio muito desde criança. Aos 10 anos ganhei a coleção completa do Monteiro Lobato. 17 volumes grossos, que devorei. E aí não parei mais. Tive a sorte de trabalhar nos EUA, exatamente em frente de uma das livrarias da Harvard University. Era só atravessar a rua e eu tinha acesso a livros que talvez nunca pudesse ler se estivesse aqui no Brasil. Eles não se importam que a gente fique lendo na livraria, porque sabem que se a gente gostar vai comprar o livro mesmo já tendo lido. Também frequentei muito bibliotecas tanto aqui no Brasil como em Boston. Acho que quase a totalidade do meu pensamento vem da mistura de todos os livros que li durante a vida.

    ResponderExcluir
  6. A minha humilde opinião sobre este tema vem ao encontro das outras citadas acima.Acho que muitos não leêm mais devido ao imediatismo que a sociedade dita ninguem quer parar tudo tem que ter movimento .

    ResponderExcluir
  7. Ler me distrai, me deixa desligada desse mundo as vezes tão cruel em que vivemos, e além de tudo me faz viver uma outra vida mesmo que seja apenas por algumas horas.
    Ler é um ato que poucos cultivam, mas acredito que os que o fazem concordam comigo quando digo que ler um bom livro é viver uma história sem sair do lugar!!!

    ResponderExcluir
  8. O governo federal deveria vincular incesantemente campanhas a favor da leitura, como a Rede Globo faz periodamente em sua grade de programação. É um absurdo sabermos que o brasileiro lê em média menos de 2 livros por ano. É pouco para quem acha que o país está se preparando para ser de primeiro mundo. O desenvolvimento de um país começa pela educação; e pela educação se inicia o hábito pela leitura.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts