Dica de Saúde. Piadas curam mau humor.

By
Dicas de Saúde. Piadas curam mau humor.

Uma boa piada pode diminuir o mau humor e o desânimo. A Universidade Radboud, na Holanda, publicou o resultado de um trabalho realizado para determinar quais os efeitos do riso para melhorar o humor e combater o desânimo nas pessoas.

No estudo participaram 90 pessoas. Primeiro ele observaram fotos que despertavam sentimentos negativos, como cenas de assalto e reportaram suas emoções. Na sequência, receberam estímulos apenas agradáveis ou bem-humorados. Os momentos cômicos se mostraram mais eficientes para dar fim à prostração do que outras sensações positivas, como o afeto.

Para ter um bom resultado é preciso que a piada seja bem elaborada e exija esforço mental para entender a narração. Depois que a pessoa ri esquece seus problemas e com a melhora do humor consegue ver sua vida com outros olhos.

Esse estudo só demonstra cientificamente o que já se sabe na prática, pessoas que riem e estão abertos as coisas boas da vida parece não ter problemas e quando têm resolvem sem grandes transtornos.

Por isso sorria e procure situações alegres para tornar sua vida mais feliz e agradável.

O texto acima foi retirado da revista Saúde da Editora Abril.
A imagem é do chargista Iotti do jornal Zero Hora.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

11 comentários:

  1. Saudações!
    Amigo Catarino,
    Excelente Post!
    Gostei da explanação e elejo o último parágrafo do texto."Por isso sorria e procure situações alegres para tornar sua vida mais feliz e agradável."
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post ;)
    Aos poucos a sabedoria popular vai sendo cientificamente provada.
    "Rir é o melhor remédio" dito popular.

    Abraço
    Serenissima

    ResponderExcluir
  3. Olá, Catarino!
    A expplicação para gostarmos de piada e de rir é científica. A piada e a graça masseagem o cérebro. Segundo a neuro-cientista Suzana Herculano-Houzel o impacto do inesperado plausível dá trabalho ao cérebro. O humor nos ensina a pensar diferente, ele premia a chamada flexibilidade cognitiva, uma das bases da criatividade.
    Portanto, quanto mais rimos, mais criativos somos!
    um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Catarino

    O fato de termos motivos para rir, desde que não façamos alguém "chorar" é, com certeza, um fator para melhorar o nosso humor e, consequentemente, a nossa saúde.

    Um abraço.

    Nelson (ProfessorNelsonMS)

    ResponderExcluir
  5. Olá Catarino, a ciencia comprova que as pessoas feliz vivem mais e tem menos chance de ficar doente, por isso que temos que ser felzes sempre

    ResponderExcluir
  6. CATARINO:

    Rir é o melhor remédio .. !!

    Esta é a minha FILOSOFIA de vida, este foi um dos motivos, talvez até o principal deles, de criar o meu BLOG, RIR e FAZER RIR ... !!

    Comecei a minha carreira em rádio, há 39 anos, fazrndo rir, depois disso, com muito Stress, correria, poucas horas de sono, viagens programadas em cima da hora, dias, semanas, meses, longe da familia, dei uma basta a tudo .. !!

    Passei o "bastão" para os meus filhos, agora é a hora deles, apesar de que o meu mais velho, também trabalha comigo desde os 15 anos de idade, tem 34 hoje, portanto também já está na "estrada" há quase 20 .. !!

    E tem que ser assim .... temos que rir, manter o bom humor, o alto astral, meus amigos, meus clientes, fornecedores, parceiros, anunciantes, não tem nada a ver, não interessa a eles, se estou com dor de cabeça, dor no figado, vesicula funcionando mal, diabetes alta, etc ..

    Tenho que manter a classe, a fleuma, e o bom humor, sempre .. !!!

    Estão me pagando para isso, já basta a minha familia, esposa, filhos, pais, netos, me verem como sou e estou em determinado dia ...

    E se estou em um dia ruim, o que é raro, mas acontece ...

    Eles simplesmente somem, desaparecem de perto deste que ora vos escreve .... risos ....

    O Gênio do "Polaco" aqui é forte, personalidade fortíssima ... !!!

    Como eles já me conhecem ....

    Excelente POST, meu amigo CATARINO ... !!!

    Tenha um Excelente dia ... !!!!

    ResponderExcluir
  7. Não só rir, mas ser feliz, ficar bem.... como já disseram por ai, é melhor ser feliz que ter razão!

    ResponderExcluir
  8. Fico triste por não ter mais tanto tempo para prestigiar este otimo blog diariamente sempre com tantas leituras agradaveis e de alto nivel parabéns.

    ResponderExcluir
  9. com certeza ,ri é o melhor rémedio a paz!

    ResponderExcluir
  10. Catarino, bom dia!

    Eu penso que as piadas, quando são bem elaboradas são um excelente exercício para o nosso cérebro. Ajudam no desenvolvimento das ideias, visto que temos que descodificar a charada para podermos rir! Acho que funciona assim como uma espécie de "abanão mental" para cérebros adormecidos! rs

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir
  11. Rir é sempre um ótimo remédio.
    O problema é rir de mensalão, Dilma falando besteira na conferência do clima, dinheiro na cueca, cópia de mensalão e muitos outros fatos que se tornaram cômicos mas que eram para ser levados mais a sério e, principalmente, não esquecidos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts