Ano Novo. Imposto Novo em Santa Maria.

By
Ano Novo. Imposto Novo em Santa Maria.

A fúria arrecadatória dos Governos não tem fim. Sempre encontram um motivo para criar um novo imposto ou uma nova taxa.

Aqui em Santa Maria o prefeito conseguiu aprovar, nos últimos dias do ano passado, uma nova taxa. A justificativa para a nova contribuição é o gasto que o município tem com a iluminação pública. Por isso foi criada a Contribuição da Iluminação Pública, carinhosamente chamada de CIP. Esta nova contribuição atingirá toda a população e terá percentuais diferenciados, de acordo com o consumo de cada família.

Aos poucos são criados impostos ou taxas para cada serviço prestado pelo governo. No princípio os impostos gerais eram para cobrir todas as despesas e para fazer investimento. As despesas não param de crescer e por isso o negócio é criar novas taxas, impostos e contribuições. A população que se vire para pagar, a nova taxa virá junto com a conta de luz e não há como fugir dela, se não pagar a conta a luz é cortada.

Os municípios tinham como a maior fonte de recursos os repasses feitos pelo fundo de participação dos municípios. Por causa da crise esse repasse foi drasticamente cortado pelo governo federal e as prefeituras passaram a penar para manter seus compromissos. Mas será que quando os repassem retornem ao normal essa nova taxa será retirada ou ter sua incidência  diminuída. Claro que não, todo o imposto ou taxa nova é sempre absorvida pelas finanças e nunca mais é cancelada.

A cada ano que passa somos chamados a contribuir com a administração pública um percentual maior de nossa renda, mas os serviços prestados vão piorando ou sumindo. Vejam as situações dos hospitais públicos, das escolas, das delegacias, que a cada ano estão mais deteriorados e com menos servidores para atender a demanda crescente.


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com
Imagem: Charge de IOTTI da Zero Hora.

2 comentários:

  1. Pode ter certeza, essas coisas eles sabem fazer e resolver rapidinho.
    abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Olá Catararino,tudo bem?Primeiramente deixa eu lhe desejar um bom ano de 2010 para ti!Pois é o governo não perde tempo mesmo seja lá onde for eles arrumam sempre um jeitinho de cobrar uma taxinha extra de alguma coisa para engordar os cofres e os bolsos dos governantes, uma pena, mas como sempre foi mais que visto que se queixar não ajuda muito e não pagar tais taxas abusivas ajuda menos ainda o negócio e acrescentar mais uma continha no orçamento familiar e aliás juntos com a conta de luz...sacanagem!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts