Campanha da Fraternidade 2010: Economia e Vida.

By
Campanha da Fraternidade 2010: Economia e Vida

A Campanha da Fraternidade 2010 será ecumênica, ou seja, todas as igrejas cristãs que participam do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, CONIC, irão participar. Com isso os resultados serão muito mais abrangentes, pois nos anos anteriores eram somente os católicos que participavam.

O tema escolhido é: Economia e Vida

O lema é: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (MT 6,24c)

Na Bíblia, os pobres e todos os necessitados estão no centro da justiça que Deus exige das relações humanas e econômicas. A pobreza é produto de decisões e de políticas humanas.

Reverter a situações de extrema necessidade de um elevado número de cidadãos e cidadãs brasileiros é obrigação inadiável de uma de uma sociedade como a nossa que aspira a ocupar lugar entre os países mais desenvolvidos do mundo.

A Campanha quer contribuir a equacionar a relação entre economia, vida humana e conservação do meio ambiente vital reconhecendo a natureza social e política da economia.

O objetivo geral da campanha é: Unir Igrejas Cristãs e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e paz.


Saiba sobre a Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a Vida no Planeta.



Se gostou do post subscreva nosso FEED.

42 comentários:

  1. Bom dia!
    Que tema mais instigante!
    Economia e Vida para todos.
    Comento todos os anos que o tema da campanha fica nas Igrejas ,principalmente em cidades pequenas ,porque nas grandes cidades há movimentos maiores.
    Sabe,o tema é altamente necessário,mas difícil de ser cumprido,pois vivemos em uma sociedade onde que o que se valoriza é o dinheiro.
    veja a vergonha nacional do senado federal e do governador de DF.
    Não há como comentar mais ,pois são muitos os escândalos envolvendo dinheiro e ninguém fala no verdadeiramente pobre.
    Veja a votação do Novo Salário Mínimo.
    É lastimável por um lado,mas a Igreja e todas as comunidades precisam estar conscientes do tema.
    Mais que PERTINENTE!
    Imaculada Campos
    mariaimaculada.campos@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. CAMPANHA DA FRATERNIDADE
    ECONOMIA E VIDA
    “Vocês não podem servir a Deus (mundo espiritual) e ao dinheiro (mundo material)”.

    Teóricamente poderíamos ser 100% MATÉRIA (corpo) e 0% ESPÍRITO (alma) ou vice versa.
    Em 100% corpo com o “comer” (para ficar “aqui na terra”) ou 100% espírito com o “orar” (para ficar “lá no céu”). Como o rico que comeu regaladamente e “morreu e foi sepultado” e o pobre que não tinha nem as migalhas e morreu “e foi para o seio de Abraão”.

    Analisando então, temos os materialistas, pensando materialmente e espiritualizados pensando espiritualmente. Suas conclusões também são recebidas e interpretadas de acordo com o nível de materialidade ou espiritualidade de cada um de nós. Não é tão fácil de diferenciar um do outro, como por exemplo, a preferência de um homem e uma vaca por de monte de capim ou um monte de dólares.

    E nós? Em que nível estamos? Vamos nos testar?
    No mundo material um roubo é compensado por uma prisão. No mundo espiritual um roubo é compensado oferecendo-se um pouco mais de dinheiro ao ladrão. Você concorda? Se não concorda precisa reavaliar seu grau de espiritualidade. O divino mestre espiritual diz: “E se alguém quiser pleitear contigo para te tirar a túnica dá-lhe também a capa”. Para se entender, um roubo é uma violência (um ponto negativo) e uma prisão também é uma violência (mais um ponto negativo). Somados então, ficamos dois pontos devedores no mundo espiritual. Oferecendo mais dinheiro (um ponto positivo), neutralizamos o primeiro ponto negativo. Pela matemática -1+1=0, ou no dizer do mestre: "Porquanto, quem quiser salvar a sua vida (matéria/dinheiro) perdê-la-á; e quem perder a sua vida (matéria/dinheiro) por minha causa (espírito) acha-la-á.”

    Com o tema “Economia (“administração da casa”/ matéria) e vida (?)”, algumas igrejas em 2010 darão uma boa contribuição para o mundo material, pois o grande problema no momento é o consumismo ou, prioridade para o mundo material. Até os tesouros espirituais (lá do céu), como o do perdão, por exemplo, estão sendo trocados por pequenos cheques comerciais nos procons (aqui da terra). E por mais que se queira dar qualquer outra conotação para a palavra “economia”, popularmente ela está mais ligada mesmo é a “dinheiro” embora, imagino eu, ela tenha sido escolhida para angariar almas.

    Alguém já disse certa vez que se o homem tivesse a forma de um cachorro possivelmente Deus teria um rabo. Isso porque tem gente formando a imagem de Deus conforme suas necessidades. Tem líderes religiosos por aí trabalhando a idéia do cristianismo para o sucesso financeiro. Dizem que fulano de tal estava falido, se entregou a Jesus, e agora tem muito dinheiro e carro importado. Esqueceram do que o mestre falou sobre os ricos e vivem uma vida afortunada. Seria o deus deles o pai de Jesus que disse: “Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas.”?

    Que tal o tema “Psiconomia (“adminstração de almas”) e Vida (vida espiritual)? Diz o mestre: “Eu (espiritual) vim para que tenhais vida e vida em abundância)”. Na expressão popular “só Jesus salva” (espiritual) está a verdade do único caminho para a solução de todos os problemas. Não consigo imaginar Jesus pedindo dinheiro para os seus apóstolos. Imagino dar a “Cesar o que é de César (mundo material)” e “a Deus o que é de Deus (mundo espiritual)”.

    Talvez não tenhamos ninguém 100% espiritual e nem 100% material, mas temos os que comemoram (comem (corpo) e oram (alma) alegres em 50% de cada lado. Isso porque na busca do espiritual ainda estão com tendência para o “comer”, mundo material. Possivelmente no futuro, com 50% pendendo para o espiritual eles “oremcomam” sua alegria ou até, 100% espiritualizados apenas ”orem” sua felicidade.

    museudotelefone@oi.com.br
    Eugenio Inácio Martini

    ResponderExcluir
  3. eu achei essa campanha ótima para que as pessoas possaas possam entender que o importante para Deus não é o que nós temos e sim o que nós somos.

    ResponderExcluir
  4. eu achei muito enteressante esse tema
    assim as pessoas vam perceber que DEUS è muito mais importante do que o dinheiro

    ResponderExcluir
  5. aylana pereira

    eu achei muito legal esse tema e lema pois assim possa ser q as pessoas tomem consiencia q tem pessoas necessitando a nossa ajuda

    ResponderExcluir
  6. EU ADOREI ESSE TEMA ESCOLIDO PORQUE ASSIM AS PESSOAS KAI NA REAL QUE NA NOSSA VIDA SO.DEUS
    IPORTA E NADA MAIS

    ResponderExcluir
  7. excluiram pq , eu tenho todo direito de fase uma critica

    ResponderExcluir
  8. eu sou Bruna...

    eu achei que essa campanha ficou ótima,para as pessoas verem que nao devemos servi a deus,mas sim agradece-lo e recompesalo.

    ResponderExcluir
  9. eu sou gladevan...

    eu gostei dessa campanha pq mim ajudou a mim entender comigo mesmo que só pensava nos bens materiais e não tava nem ai para a fraternidade
    e também pq eu conseguir fazer um grande trabalho sobre esse assunto .

    ResponderExcluir
  10. estou fazendo um trabalho sobre isso é muito legal

    ResponderExcluir
  11. adorei ensina as pessoas o verdadeiro significado da vida de um modo claro e simples,.
    adorei o meu trabalho vai ficar o maximo!
    não esqueção estou escrevendo um livro em breve ele será divulgado vcs irão amar!
    bjooos!!!!!

    ResponderExcluir
  12. bruna aí de cima não creio que não devemos seguir a deus devemos sim mais tbm respeitá-lo e tratá-lo muito bem apesar de tudo porque ele merece!

    ResponderExcluir
  13. GIOVANA

    eu tambem acho que Deus é o mais importante de tudo ele que criou a natureza que vcs nao podem poluir e que eu saiba o tema nao é esse é fraternidade e economia

    ResponderExcluir
  14. MARIANA...
    Tenho 10 anos
    ameei o tema!
    Perfeito
    economia e vida a todos!

    ResponderExcluir
  15. tayla
    é muito interessante é muito legal, pois as pessoas vão perceber o quanto DEUS é maior do que qualquer coisa nessa VIDA.

    ResponderExcluir
  16. adorei mais poderia ter mais informações OK :D

    ResponderExcluir
  17. Eu adoreii, a campanha da fratenidade desse ano maravilhosa e espero que as pessoas enttendam...
    poiiis esse foi o melhor tema
    agente tem que servir a DEUS primeiiro depois vem o dinheiro...

    ResponderExcluir
  18. primeiro vem deus pra depois vim o dinheiro
    eu adorei e principalmente muito importante esse tema da campanha .pq o dinheiro e necessario no mundo denominado pelo mercados ,onde tudo se compra e se vende precisa se de dinheiri para comprar alimentos , roupas e principalmente a nossa ! saúde ...

    ResponderExcluir
  19. adorei;pois com a camapanha tera grande influencia na vida das pessoas:)!

    ResponderExcluir
  20. maria da assunção Santos18 de abr de 2010 13:07:00

    Muito oportuna esta campanha principalmente
    por ser ecumenica. Acho que também irá estimular as pessoas doarem mais. É preciso se desapegar as coisas materias para ter mais noção do que as pessoas pobres estão necessitadas

    ResponderExcluir
  21. uma pergunta :no entendimento da CF 2010 a sociedade deve ter compromisso com qual segmento?

    ResponderExcluir
  22. Acredito que devemos usar os meios econômicos de forma que não prejudique nosso próximo. Isso é usar a economia em prol dos semelhantes.

    ResponderExcluir
  23. VOCÊ ,NÃO PODE SERVI A DEUS A AO DINHEIRO POR QUE DEUS EA SALVAÇÃO ,O DINHEIRO TRAZ A DISCORDIA -DEVEMOS SEVI SOMENTE A DEUS .

    ResponderExcluir
  24. rosangella batista23 de abr de 2010 20:41:00

    olá, gostei muito desse tema ,porque hoje em dia vemos muitos acontecimentos sobre isso!e o lema tambem e otimo,por que vemos muito hoje em dia pessoas colocando o dinheiro acima de tudo inclusive de Deus!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. oi eu tenho que faze eu trabalho sobre isso

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. muito legal jamais podemos deixar o dinheiro subir a nossas cabeças

    ResponderExcluir
  28. será que o tema dessa campanha foi dirigido ao um insulto as outras religiões,já que todas as religiões poderam participar?

    ResponderExcluir
  29. ou será que os católicos se dão valor?????????
    eu acho que não.

    ResponderExcluir
  30. Foi muito pensado a Campanha deste ano.Você não se pode deixar levar só pelo dinheiro pois muitas pessoas as vezes tem tanto dinheiro mas não tem o principal .Deus no coração...
    O que que adianta se ter a mente vazia e o bolso cheio.

    ResponderExcluir
  31. o tema diz que nos de vemos economizar ou cuidar mais de nossas vidas !

    ResponderExcluir
  32. o tema diz que nós devemos economizar e cuidar de nossas vidas sobre tudo nossas vidas

    ResponderExcluir
  33. eu achei esse tema muito legal pq no mundo de hoje tem muitas pessoas que tem muito dinheiro e ñ tem DEUS no coração e isso ñ e legal pq um dia o dinheiro dessa pessoa vai acabar... e tem muitas pessoas q so preucuram por DEUS quando elas estão na pior...e quando o dinheiro acabo e essa pessoa ñ tem mas para quem apelar a ñ ser para DEUS.

    ResponderExcluir
  34. Querida Bruna,
    Vc comentou que "...que nao devemos servi a deus,mas sim agradece-lo e recompesalo."
    Você está equivocada querida, pois na biblia fala que DEVEMOS SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA! Agradecer a Ele, realmente é nosso dever, e recompensá-lo nunca conseguiremos, pois Ele é O SENHOR DOS SENHORES, e tudo que Ele fez por nós foi através da Sua GRAÇA e MISERICORDIA para conosCO. Se quisermos agradar a Ele temos que SERVI-LO, ADORÁ-LO E ENGRANDECER O SEU NOME SOBRE A TERRA !!!! A ELE seja dado todo louvor e GLóRIA por todos os séculos!

    ResponderExcluir
  35. eu queria frazes para o meu trabalho do cartaz entao vao se fude

    ResponderExcluir
  36. ponheteiro se enxerga vá bater ponheta no banheiro seu inssosso sem sal. já sei que você é um demoniaco. tenha fé em Deus seu judas traidor da palavra de Deus

    ResponderExcluir
  37. eu so flavia i gostei isso é bem legal,concordão

    ResponderExcluir
  38. muito bom enquanto uns critica eu vejo q falta amor no coração e mais em vez de criticar vai a igreja q é o melhor q vc fais

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts