Haiti, Terremoto, Tragédia, Miséria.

By
Haiti, Terremoto, Tragédia, Miséria.

O Haiti foi atingido por um grande terremoto que destruiu quase toda a capital do país e matou mais de cem mil pessoas. Esse terremoto chamou a atenção do mundo para esse país que vive na mais absoluta miséria. É o país mais pobre de todas as Américas.

A possibilidade da população do Haiti vencer a ciclo da pobreza é muito pequena, pois 50% da população é analfabeta e as divergências políticas não deixa o país seguir em frente. Entendo que somente com investimento externo é possível fazer com que a economia do país melhore. Mas como atrair investimento externo se não há mão-de-obra qualificada e não há mercado interno para os produtos.

Com a tragédia do terremoto o país não terá meios de reerguer nem suas moradias quanto mais investir para dar meios ao povo de melhorar um pouco sua vida. Segundo a Wikipédia somente 10% da população fala a língua francesa e 90% fala uma língua local. Esse fator também dificulta o crescimento do país e até a compreensão dos estrangeiros que se encontram lá para ajudar na tragédia.

Atualmente o Haiti praticamente não tem economia vive de pequenas plantações e não atinge produção que possa exportar. A população vive nos grandes centros urbanos e na maior precariedade. A renda per capta é muito pequena.

Por mais boa vontade que se tenha e por mais ajuda internacional que o país receba sua população ainda vai viver com muito sofrimento. A própria miséria faz com que o ânimo da população seja baixo e leve a acomodação, é muito pouca a esperança em melhoras.

Palacio do Governo do Haiti
Palacio do Governo do Haiti após terremoto
Capital do Haiti após Terremoto

Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com
Fonte: Wikipédia e Zero Hora.

5 comentários:

  1. Catarino,

    É muito triste o que aconteceu, e ver as condições em que esse povo vive é mais triste ainda.

    Hoje, ao ver o jornal da Globo pela Net, eles diziam que o número de ortos pode chegar a 200 mil.

    Não há palavras que possam ser ditas num momento como este.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. Espero que pare por ai o numero de vítimas pois a tragédia esta com dimensões grandiosas, lamentável.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. A situação no Haiti é triste e de pobreza extrema. Espero que dessa vez os países do mundo todo que o ignoraram abram os olhos e o ajudem a se reconstuir. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Catarino,

    Esta tragédia, ainda se torna mais dramática por acontecer num país tão pobre e com tantas carências. Todas as imagens são desoladoras.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  5. Há quem argumente (equivocadamente) que na atureza não está mais agressiva, mas que são apenas as instrumentacões do homem que estão mais aperfeicoadas e difundidas pelo mundo, além de um sistema de comunicacões mais efeiciante.

    Apesar do avanco tecnológico, nunca vi registrado na história da humanidade, num período de apenas 4 meses:

    - terremotos (VÁRIOS no mundo todo)
    - tsunami's
    - deslisamentos que fecham metrópoles inteiras (vide Rio de Janeiro)
    - vasamentos de petróleo


    É isso...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts