Você sabe diferenciar Medo de Fobia?

By
Você sabe diferenciar Medo de Fobia?

Todos os seres humanos têm medo. O medo é uma defesa que nosso organismo usa para nos defender. É o medo que proporciona energia para reagir diante do perigo. Uma pessoa sem medo poderia sofrer muitos acidentes.

Quando o medo se torna desproporcional, exacerbado, passa a se chamar fobia. O livro “Mentes com Medo. Da Compreensão à Superação” escrito por Ana Beatriz B. Silva trata desse assunto de forma clara e abrangente. É um livro muito bom de ler e muito esclarecedor. 

É tão normal as pessoas terem a ideia de que quem consulta um psiquiatra é louco que ninguém admite consultar um. Normalmente a pessoa que sofre das diversas fobias não procura o médico e quando procura vai ao especialista errado. Segundo a autora do livro o diagnóstico é muito difícil de ser feito pelo médico clínico, que procura a doença, a partir dos sintomas, olhando exames clínicos quando o que a pessoa tem é no cérebro.

Segundo a autora pesquisas indicam que 25% da população mundial sofre ou sofrerá durante sua vida de algum transtorno de ansiedade. Por isso é muito importante que este assunto seja divulgado para que possamos ajudar as pessoas que estão sofrendo e muitas vezes não têm consciência de que seus problemas são tratáveis.

Recomendo a leitura do livro, pois resumir tudo o que é tratado não é possível, por conter assunto técnico e muito detalhado, mas a linguagem utilizada é acessível para quem é leigo no assunto.  



Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Proibido copiar este artigo.
Saiba mais sobre a obra da autora em Medicina do Comportamento.

6 comentários:

  1. Catarino muito boa matéria e a indicação merece uma atenção.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Oi, Catarino! Eu adorei o post e a sua dica! Sou doida para ler um livro igual a esse... Deve ser muito bom! Eu acho que sofro fobia social e transtorno de ansiedade, o que é uma coisa muito ruim! Não tenho medo de dizer que meu maior sonho é achar um bom PSICÓLOGO (ou psiquiatra, que seja) para resolver o meu caso! Ir a um médico não é loucura, é solução! Adorei o post!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Catarino,

    Excelente indicação. Quanto as pessoas serem preconceituosas no que diz respeito a saúde mental, é um fato. Ninguém repara se um diabético toma seu remédio após a refeição, mas se o remédio for um antidepressivo, o próprio doente tenta tomá-lo escondido. Isso tem que acabar, doença é doença, não importando se ela é física ou mental.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber destas coisas e nunca podemos subestimar uma situação exagerada de medo que alguém tenha e precisamos estr preparados para indicar artigos e livros que tratem deste assunto. Muito bom artigo, e parabéns pela iniciativa.
    Marco Miasato

    ResponderExcluir
  5. Catarino,
    A autora é fantástica, sem dúvida.
    Quanto a questão da fobia ou ansiedade, percebo o desrespeito aos portadores destas doenças, por pura falta de informação e preconceito.
    Atitudes assim não ajudam o paciente, só fazem piorar a situação.
    Sua postagem é brilhante porque traz informações acertadas sobre um problema de saúde importante.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts