Porque “os outros” são tão perigosos?

By
Porque “os outros” são tão perigosos?

Quem nunca ouviu de sua mãe ou pai a frase “o que os outros vão dizer disso?” Sempre nos preocupamos com a opinião dos outros. Mas quem são os outros? É a chamada opinião pública que representa a ideia coletiva da sociedade.

Esse medo dos outros é clássica. No seriado Lost, onde os sobreviventes de um avião vivem em condições precárias, o maior perigo é encontrar os outros. Lembro que em algumas cenas apareciam somente os pés e pernas dos outros caminhando pela mata. Os sobreviventes de Lost ficavam totalmente imóveis para não serem percebidos pelos terríveis “os outros”. Os outros eram os suspeitos pelos desaparecimentos de alguns sobreviventes.

É graça a esse medo que as pessoas gastam até o que não têm para se vestir, se calçar e possuir bens que estejam de acordo com o que é aceito pelos outros, ou seja, pela opinião pública. Esse sentimento de necessidade de aceitação é um problema psicológico e quem não aceita é até criticado, imagina enfrentar a opinião dos outros.

E você se preocupa com a opinião dos outros? Deixe sua opinião, ela muito importante para mim. 


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com

8 comentários:

  1. Catarino,

    A grande vantagem de se ter 50 anos é poder ignorar a opinião dos outros. Existem outras, mas é melhor não comentar.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarino

    Os outros são os outros e só... rsrs!
    Eu, sinceramente, concordo com o comentário da Cris, no início precisamos de autoafirmação e a opinião alheia é importante. Com o passar do tempo, não necessariamente nesta ou naquela idade, mas conforme se vai vivendo, isso muda.
    Não sei por qual razão, mas seu post me lembrou daquela frase que até resultou num filme com Antonio Banderas, "Nunca fale com estranhos!" Só que os estranhos podemos ser nós, depende do ângulo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Amigo se eu fosse me preocupar com a opinião alheia até da rede social que participamos teria já abandonado, pelos baixos recados que recebo em meu blog.
    Quer a verdade? Tô nem ai p'ra êles que se lixem, o impotante é eu ter a consciencia que estou bem, o resto já esta ai é resto.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca, me preocupei com a opinião alheia, e geralmente quem fala dos outros tem a própria vida para negócio, é cheio de podres, e o que pode ser bom para uns pode não ser tão bom para ou outros,quem é o rei do mundo pra ditar oq ue é certo ou errado?e aliás,quem liga para que os outros falam?

    ResponderExcluir
  5. Catarino, para mim depende da opinião, da pessoa e do modo como ela vai fazer.

    Nos meus quase dois anos de blog adorova quando discordavam de mim.

    Tenho amigos que, por email me aconselham quando estou pisando demais na bola. E até mesmo no twitter encontrei uma pessoa que, gentilmente me aclama através de palavras quando estou muito esquentada, largando farpas para tido lado.

    Acredito que devemos dar crédito as opiniões que são enviadas a nós de forma secreta.

    Opinião quanto a conduta da pessoa e conselho em público é desmoralização e nessas eu piso em cima.

    Acredito que a maior prova de amizade é quando nos aconselham de uma forma gentil e amigável e se o assunto for muito sério, que nos mandem um email.

    Acho que é um direito de todos nós aproveitarmos das opiniões que nos dão, apenas a parte boa, a parte ruím joga-se fora.

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  6. O! Criatura doce.





    O! doce criatura!
    Doe seus rins para o vizinho,
    Que doente só precisa de um.
    Na sepultura os vaga-lumes lêem aqui jaz dois em um.
    Mais a foto ma mente do cirurgião será sempre de agradecimento por poder usar sua procissão mais uma vez.
    Do casarão d`frente recebo um bom dia cheio de pétalas e asas de borboletas, no meio do arco-íres rei.

    De:
    Neilza Oliver
    10/01/2010

    Os outros são perigosos, são ruins, e as suas opiniões são maleficas ou ate boas,E porque não observamos os outros dentro de cada um de nos.
    Por isso hoje eu venho so agradecer:
    Agradecer a Deus! Agradecer ao poeta! Agradecer ao amigo! e agradecer ao meu melhor inimigo, que conseguio min mostra quem eu sou de verdade.

    ResponderExcluir
  7. Como dizia o sábio Sartre:"o inferno são os outros"... Embora O outro sábio, Kant, tenha dito:"o outro é o nosso espelho, e enxergamos sempre a partir da nossa 'miopia'", entendeu?
    Ou seja,Einstein, outro sábio, disse:"tudo é relativo"(ou teria sido Newton?- já nem lembro mais)rs.

    ResponderExcluir
  8. Resumindo:está provado que só é possível filosofar em alemão(da-lhe Caetano)rs.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts