Muitas doenças antigas, como a hanseníase, nos da a impressão de que já não existem mais. Mas na verdade ainda atinge uma grande quantidade de pessoas em todo o mundo e no Brasil também há muitos doentes.
Segundo o Ministério da Saúde a hanseníase ainda é um problema de saúde pública no mundo. No ano de 2008 foram notificados 249 mil casos em todo o mundo. O país mais atingido é a Índia que fica com 54% desse total ou 134 mil casos.
A doença é infecciosa e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos, podendo ser maior. A doença pode causar deformidade física que só pode ser evitada com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.
A doença tem cura, mas exige o diagnóstico precoce e para isso o Ministério da Saúde mantém campanha permanente para que os casos suspeitos sejam corretamente detectados e o tratamento iniciado imediatamente.
No Brasil as regiões norte, nordeste e centro-oeste são as mais atingidas reunindo 75% dos casos registrados no País. Para diminuir a incidência dessa doença é preciso que as pessoas que tenham manchas brancas ou vermelhas ou áreas dormentes no corpo procurem um posto de saúde. Clique na imagem e veja mais informações sobre a doença.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Obrigado por sempre está participando dos meus blogs fico feliz mesmoo, por ter alguemq gosta do q escrevo ;D
ResponderExcluirmuito esclarecedor o seu post sobre a hanseniase.
beeeijos
Sempre o precoiceito entre os homens, até em si mesmo atrapalha sua vida.
ResponderExcluirAbraços forte
ótimo post.
ResponderExcluirUm Abraço.
Já tive um aluno com esta doença, bem aqui, no Rio de Janeiro. Entretanto, o garoto (que se destacava na turma pela inteligência) não tinha sintomas aparentes da doença porque fazia tratamento. O menino era um talento. Eu o perdi de vista, mas não pude esquecê-lo.
ResponderExcluirbjs
É muito importante sites com informações relevantes assim!
ResponderExcluirwww.link.dequalidade.com.br
www.cultura.dequalidade.com.br
Felicidades Catarino!
Olá, blogueiro(a)!
ResponderExcluirDia 30 de janeiro é Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Se antes a doença assustava portadores e suas famílias, hoje ela tem tratamento e cura!
Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar informações sobre a doença. Se tiver interesse em colocar o selo da campanha em seu blog, entre em contato com comunicação@saude.gov.br.
Para saber mais sobre hanseníase, acesse: http://bit.ly/dZFocW
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde