O calor insuportável deste Verão, humor.

By
O calor insuportável deste Verão, humor.


O texto abaixo, intitulado “Um calorão que faz suar frio” foi escrito por Antonio Brás Constante e me foi enviado para ser publicado neste blog. Conheça a obra deste autor no site Recanto das Letras.

“Esta onda de calor que assola o País é de arrepiar, ou seja, é algo até contraditório, porém, que acontece e nos deixa suando frio achando que estamos assando. É tanto calor que eu sinto o bafo quente do vento me cozinhando tal qual uma batata no vapor, sinto a sede que sobe pela minha garganta e a resseca a cada respiração, e até sinto que te amo (afinal, o amor é lindo, não é mesmo?).

As empresas que investiram em melhores condições de trabalho, como no caso de um bom ar condicionado, agora colhem os frutos advindos deste ato de calor humano contra o calor nos seres humanos, visto que os funcionários preferem chegar cedo ao serviço ficando até mais tarde. Tudo isto para se refrescarem no ambiente climatizado da empresa, já que é muito melhor suar a camiseta figuradamente no trabalho do que suar o corpo todo literalmente em casa.

O calor é tanto que quase dá para imaginar os camelôs (vendedores ambulantes), tendo que dividir seu lugar a sombra do sol com camelos (quadrúpedes ambulantes). Por enquanto não são recomendadas recepções calorosas entre amigos. E os motéis permanecerão fechados, por medo de que o clima entre os amantes esquente demais e isto acabe iniciando um incêndio nas dependências desse tipo de estabelecimento.

O calor pode causar tal desconforto que muitas pessoas acabam se irritando em decorrência desta temperatura quase inóspita, deixando qualquer trabalhador com boas doses de mau-humor, como no caso do atendente estressado que após ser infernizado ao telefone por aquele cliente “mala sem alça” lhe responde: “Pode deixar que vamos te mandar o cachorro-quente sem mostarda, com uma dose a mais de maionese e com duas salsichas pelo mesmo preço, nós também vamos te mandar o refrigerante extra-gelado com copos plásticos duplos, e se ainda assim não se sentir satisfeito eu mesmo vou até aí te mandar a M...”

Está tão quente que para se cremar os defuntos bastará deixá-los largados ao sol (sem qualquer necessidade de besuntá-los com creme antes). Inclusive haverá defuntos reivindicando que se troquem as câmaras mortuárias por câmaras frigoríficas. Os vampiros também irão trocar os caixões por geladeiras. Até o monstro de Frankenstein substituirá a sua massa cefálica por massa de sorvete, ficando assim um monstro de cuca fresca. Com todo este calor vai ter lobisomem exigindo banho e tosa.

Com esta temperatura tão alta, tem urso polar em zoológico se disfarçando de ovelha só para poder ser tosquiado. Inclusive, se você enxergar alguém todo de vermelho, com chifres, rabo e um tridente, fuja. Pois provavelmente deve ser o diabo que veio veranear aqui neste cantinho da Terra, por estar mais escaldante que o próprio inferno.

Enfim, com toda esta onda de calor, poderão começar a ocorrer inclusive miragens, fazendo as pessoas acreditarem que estão vendo oásis, harpias, gnomos, centauros e até coisas ainda mais absurdas como, por exemplo, políticos honestos, algo que neste ano de 2010, até que está bem fácil de acontecer, mas não se iluda. Pois, por mais real que pareçam estas últimas ilusões que citei, elas sempre acabam sendo apenas miragens eleitoreiras. (Observação: enquanto isso na Europa tem gente, agentes, e até tubos de detergente congelando de frio, EITA TEMPINHO TEMPERAMENTAL!!!)”


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Fonte da Imagem: Elias do Diário de Santa Maria.

3 comentários:

  1. Esse calor pegou a região sul de surpresa. Na minha cidade é assim ano todo sempre com esse calorzão.

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarino!

    A cada ano as surpresas do clima são maiores! :)
    Nós por cá aqui há umas semanas tivemos uma baixa de temperatura tão grande que nevou no Alentejo, região onde é raro isso acontecer!

    Excelente texto. cheio de humor e boas disposição, que não deve ser fácil com esse calor todo!

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Aqui no RJ na quinta-feira ás 16 horas os termometros de rua registravam 40°C... ás 16 horas da tarde... Agora o por aqui as coisas estão mais para "Rio 50°".
    abs

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts