A Osteoporose e a saúde dos Idosos.

By
A Osteoporose e a saúde dos Idosos


A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens.

A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.

A incidência da osteoporose está crescendo no mundo inteiro em proporções epidêmicas, diz a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, já atinge mais de 10 milhões de pessoas. Muito conhecida entre as mulheres, a doença está atingindo cada vez mais homens, que precisam ficar atentos à ingestão de cálcio.

Esse aumento da incidência da doença, nos homens, é causado pelo sedentarismo, tabagismo, hereditariedade e baixo consumo de alimentos fontes de cálcio. Para reduzir os riscos é preciso melhorar a alimentação, consultar o médico com regularidade e praticar exercícios. A saúde dos homens e das mulheres está diretamente relacionada com o tipo de alimentação e o grau de sedentarismo, quanto mais se movimentar menos doenças na velhice.

Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Fonte: Wikipédia e Caderno Vida de ZeroHora.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

5 comentários:

  1. Eu fiquei tão preocupada quanto ao meu futuro, coisas de minha cabeça... que estou calcio. Eu sempre tive uma boa alimentação, adoro pratos coloridos, mas detesto leite. Então resolvi adicionar calcio para prevenção futura. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Excelente post amigo Catarino.
    Uma boa alimentação é sempre muito importante, e o cálcio deve ser parte integrante do cardápio.
    Gostei do post. Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cararino!

    É preciso muito cuidado com as pesosas idosas da família porque por natureza os osso e a musculatura são frágeis e ainda tendo essa doença ficam muito mais comprometidos. Excelente postagem, banstante esclarecedora.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  4. Olá Catarino!

    Parabéns e muito sucesso nesta nova etapa do Blog do Catarino! Penso que a mudança do tema vai ser muito positiva. Tenho a certeza que o teu trabalho vai ficar com a mesma qualidade de sempre, mas um blog com um só tema tem muito mais possibilidades de angariar e manter leitores.

    Tenho andado um pouco afastada, mas vou com certeza acompanhar o teu trabalho com atenção e carinho.

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts