Saúde. Você tem dormido bem?

By
Você tem dormido bem?

Como anda a qualidade do seu sono? Dormir bem e em uma quantidade de horas suficientes, cada pessoa tem um mínimo que faz se sentir bem, é essencial para termos uma vida saudável.

O período de descanso físico e mental proporcionado pelo sono faz com que o corpo realize vários processos metabólicos vitais para garantir saúde e qualidade de vida.

Estudos com pessoas privadas de sono, que dormem menos do que precisam, mostram que o vigor físico, a resistência a doenças, atenção, coordenação motora e muitas outras atividades são seriamente prejudicadas quando não se dorme.

Os principais malefícios causados pela falta de sono são:

- A curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

- A longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica da memória.

São tantos problemas causados pelo sono insuficiente ou sem qualidade que vale a pena procurar um médico para resolver este problema. A maioria das pessoas não dá muita importância e vai vivendo como se esse problema não fosse importante. Além disso é muito bom dormir, no dia seguinte acorda-se animado para enfrentar mais um dia de trabalho. 

Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Se for copiar cite a fonte www.blogdocatarino.com
Fonte do texto: Caderno Vida da Zero Hora
Conheça o SHOPPING DO CATARINO

7 comentários:

  1. Catarino... ihhhhhhh... to ferrada. Nem falo mais nada, é tudo.

    ResponderExcluir
  2. A qualidade do sono é essencial na nossa vida.
    Muitos casos de insônia têm origem no fígado, principalmente para pessoas que dormem até 3 ou 4 da madrugada e acordam no meio da noite e não conseguem durmir mais.
    Boa postagem!

    ResponderExcluir
  3. Olá Catarino,

    A qualidade e tempo de sono são muito importantes, eu com menos de 6 ou mais de 8 horas, me sinto muito mal...

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Catarino, nesta fornalha da depressão central do RS, sono de qualidade tornou-se produto raro. Dias atrás, tomei a resolução cara, mas necessária: ar condicionado ligado até o amanhecer. Grande coisa, dormi mal da mesma forma como se estivesse com o ventilador soprando ar morno... o estresse que este calorão tem provocado não nos deixa relaxar...aaaafffff...

    ResponderExcluir
  5. Durmo relativamente bem, gostei de sua matéria.
    abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Nõa tenho dormido bem, as vezes preciso de um homeopático p/ conciliar o sono.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir
  7. Dormir bem faz toda a diferença, com certeza. Hoje mesmo, acordei bem mais disposto depois de uma noite inteira de sono sem acordar.

    Eu me interesso tanto por este tema que até criei um blog sobre dormir melhor:
    http://durmamelhor.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts