Ciático, o nervo da dor.

By
Ciático, o nervo da dor
As dores que sofremos são muitas, entre elas uma que incomoda muito é a dor ciática. Essa dor ataca homens e mulheres em qualquer idade. Entre os 30 e 40 anos pode se manifestar pela primeira vez.

O ciático é o nervo mais longo do corpo humano, leva enervação para toda a musculatura dos membros inferiores, sendo responsável pela sensibilidade, flexibilidade e força da região lombar, nádegas, pernas e pés. Não existem estudos que indiquem a frequência dessa dor na população brasileira. Ela é a maior queixa de trabalhadores e motivo de afastamento do trabalho.

O comprometimento do ciático também pode ser resultado do escorregamento (deslocamento) da coluna e do encolhimento do canal vertebral, problemas que comprimem o nervo e, consequentemente, provocam a sensação dolorida.

A boa notícia é que os males podem ser controlados. Apenas 10% dos pacientes com dor ciática precisam de tratamento. A cirurgia deve ser o último recurso, indicada quando as outras terapias falharam.

A dor pode ser tratada por hidroginástica, acupuntura e infiltrações nos locais de maior dor. Para prevenir é preciso controlar o peso, ter boa postura e não deixar os músculos preguiçosos. Exercícios de fortalecimento dos músculos também são indicados.

Veja mais sobre dor no ciático vendo imagem neste site que complementa a reportagem do jornal Zero Hora, fonte do texto acima. Também no site ABCdasaúde há um detalhamento do assunto.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

10 comentários:

  1. Já estou há mais de 20 dias com essa dor. Eta dor chata! Incomoda prá caramba!

    ResponderExcluir
  2. Catarino,

    Graças a Deus não fui atingido por ela. Mas fica o seu alerta. Obrigado.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. este é o problema, quase ninguém dá a devida importancia, julga ser uma dor passageira e só quando agrava é que procura o especialista. ainda bem que tem como tratar com fisioterapia e outros, antes de optar por uma cirurgia.é muito bom o seu alerta.
    fica com Deus

    ResponderExcluir
  5. Ola Amigo
    Excelente matéria, com a dor não se brinca e é bom ter o conhecimento dela.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Catarino!
    Parabéns pelo artigo , pois está excelente!
    Esse mal, infelizmente, atinge muitas pessoas e poderia ter sua incidência diminuída mediante a prática regular de atividade física. Pilates e hidroterapia também são boas indicações para o tratamento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Catarino, como sempre trazendo boas informações. Ainda bem que eu não sinto dor nessa região.

    ResponderExcluir
  8. Oi Catarino....sem brincadeira, estou com uma dor assim a mais de um mês. Amanhã, tenho um ortopedista marcado!!! Ninguém merece, estou achando que esse tal nervo....bom, com 36 anos me encaixo direitinho nesse post!!
    Valeu!!
    Abs
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Catarino, tive um problema no ciático antes dos 20 anos, a dor era terrível, felizmente fiquei bem, mas foi muito sofrido.

    Excelente teu texto.

    ResponderExcluir
  10. Que Post Fantastico!
    Amigo Catarino, aproveito a oportunidade para lhe parabenizar com o enfoque de tão importante abordagem na área da saúde que o amigo passou a nos presentear!
    Um ótima materia!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts