A dor nas costas é tão generalizada entre as pessoas que muitas convivem com esse mal e não procuram ajuda. A dor nas costas é conhecida cientificamente por lombalgia. Independente do nome o que importa são seus efeitos, a dor é tanta que a pessoa atingida tem dificuldade para qualquer atividade.
Segundo uma reportagem publicada no caderno saúde que vem encartado no jornal Diário de Santa Maria cerca de 70% a 85% da população mundial adulta tem ou terá uma crise de lombalgia na vida. A lombalgia não é uma doença e sim um sintoma que indica vários problemas. A dor nas costas pode ser causada por esforço físico exagerado, movimentos repetitivos, postura inadequada e sedentarismo.
O mais comum é a pessoa atingida pela lombalgia tomar alguns analgésicos ou outros medicamentos indicados por amigos. Essa atitude é muito perigosa, pois a dor nas costas pode ter sido causada por alguma doença mais grave e somente um exame médico apurado dirá o tratamento mais adequado. É preciso lembrar que a maioria da população não tem acesso a cuidados médicos e isso leva as pessoas a se tratarem por conta própria.
Muitas vezes a mudança no estilo de vida e a prática de exercícios leves diminuem a dor. Se você sofre desse mal e quer se aprofundar no assunto leia no site ABC da Saúde um artigo completo e bem detalhado.
Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO

Eu nunca tive problemas com dor na coluna... mas neste ultimo ano comecei a sentir, creio que estou tempo demais sentada, mais sedentária, o que deve ser a causa.
ResponderExcluirCatarino, saí do dihitt e ainda estou analisando se vale a pena voltar. beijos
Bjs
Catarino,
ResponderExcluirMuita gente sofre horrores por causa de dor nas cosas gerada por hérnia de disco. O Pilates, que combina respiração, alongamentos e fortalecimento muscular, ajuda e muito a se libertar do transtorno. Eu faço Pilates há dois anos e, hoje, me sinto bem apesar de uma pequena hérnia na região lombar. Por isso recomendo.
Abraçois,
Graça Filadelfo
Essa dor é cruel.
ResponderExcluirDifícil quem não a tenha sentido ao menos uma vez.
Aqui em casa não escapa ninguém ;(
Abraço
Catarino eu sofro bastante de problema de coluna, por um motivo. Eu jogava futebol profissionalmente em minha cidade quando um cara do Fluminense me deu uma joelhada nas costas e nunca mais me recuperei e toda vez que eu jogo futebol no outro dia eu estou completamente destruido.
ResponderExcluirCatarino,
ResponderExcluirótima ideia alertar as pessoas sobre esse assunto.
Trabalho com avaliação postural e comecei a blogar exatamente com essa intenção: alertar as pessoas sobre os cuidados que devemos ter com a nossa coluna. Porém, decidi escrever sobre outros assuntos que também dizem respeito a minha vida e que eu gosto.
Aviso pra Sissym: o sedentarismo é um dos fatores que mais levam às doenças. Para a coluna é muito ruim, pois a pressão na região lombar aumenta cerca de 40% quando estamos sentados, pressionando os discos intervertebrais e causando muita dor.
Excelente post, Catarino.
Forte abraço