Sestear melhora a inteligência.

By
Saúde. Sestear melhora a inteligência


Quando estamos com sono nossa disposição é péssima, com o tempo as saúde fica abalada. Que dormir é bom todos concordamos. Agora a ciência diz que sestear, dormir um pouco a tarde, melhora a inteligência. Nós, brasileiros, não temos o costume de dormir no intervalo do almoço, mas muitos países da América fazem isso e também na Europa. Aqui no RS quando vamos a Rivera, no Uruguai, as lojas fecham ao meio dia e só reabrem as três da tarde, é a hora da sesta.

Um estudo da Universidade de Berkeley (EUA) revela que uma hora de sesta pode tornar as pessoas mais inteligentes, pois serve para melhorar a capacidade de aprendizagem. O sono cura o mal-estar do cansaço prolongado e faz com que a pessoa se sinta melhor do que quando estava descansado.

Eu posso dizer que isso é verdade, pois há muitos anos, quando eu estava na faculdade, chegava do trabalho e antes de começar a estudar dormia por um tempo, no máximo 40 minutos, e acordava bem disposto para fazer todas as tarefas do dia. Eu trabalhava das sete da manhã até a uma da tarde, chegava em casa por volta das duas e as seis tinha que sair para a faculdade. Se fosse estudar sem dormir um pouco não teria rendimento algum.

A descoberta reforça a hipótese de que o sono facilita o armazenamento da memória a curto prazo e permite espaço para novas informações. Os cientistas usaram 39 adultos saudáveis, divididos em dois grupos, os que tiram uma sesta e os que não. Os voluntários fizeram dois exercícios de aprendizagem para colocar à prova o hipocampo, região do cérebro que ajuda a armazenar memórias sobre eventos.

Os testes foram feitos ao meio-dia e nesse horário os resultados de ambas as equipes não foram muito díspares. As 14h, apenas uma delas dormiu 90 minutos. Em seguida, todos foram submetidos a uma segunda rodada de testes, quando se pôde observar que os piores resultados correspondiam aos que não tinham feito a sesta.

O objetivo seguinte dos cientistas é averiguar se a redução do tempo de sono verificada com o avanço da idade está relacionada à perda de capacidade de aprendizagem dos idosos. 

Fonte: Caderno Vida do jornal Zero Hora..
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

4 comentários:

  1. Catarino,

    O estudo comprovou aquilo que muita gente já sabia (você, por exemplo): o sono depois do almoço, ajuda a armazenar as informações no cérebro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bão é mas vai falar isso para minha esposa !muito bom blog e trabalho valeu!

    ResponderExcluir
  3. Olá Catarino!

    Isso é muito bom saber que posso tirar um cochilo sem culpa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que surpresa. Mudou totalmente os rumos do blog. Estou com muitos problemas em meu PC mas, vim dar uma conferida. Agora a saúde é que está em foco. Muito bom.
    Virei aqui poucas vezes, pois ainda não consertei o Pc e ele reinicia a qualquer instante.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts