Alimentação. Consumir Maçã faz bem à saúde.

By
Alimentação. Consumir Maçã faz bem à saúde.



Se há fruta com imagem controversa é a maçã. A controvérsia vem desde a antiguidade. Para começar tendemos a achar que a maçã é o fruto proibido mencionado na Bíblia (se bem que intérpretes das Escrituras falem no figo, na romã e na uva), e que resultou na expulsão de Adão e Eva do paraíso. No Cântico dos Cânticos, narrativa de inegável conteúdo erótico, a maçã alude ao seio feminino e ao desejo. Os gregos também viam na fruta um símbolo sexual; cortada em dois a maçã tem um aspecto que lembra, ao menos para imaginações férteis, a genitália feminina. Eris, a deusa grega da discórdia, conseguiu provocar a maior confusão entre as deusas do Olimpo ao arrojar, numa festa, uma maçã de ouro com a inscrição: “À mais bela”. Vocês bem pode imaginar a fúria da disputa.

O cristianismo manteve a imagem da maçã como fruto proibido, entre outras razões porque o vocábulo latino malum significa tanto “maçã” quanto “mal”. Nas primeiras pinturas sobre Adão e Eva, lá estava a maçã e esta tradição continuou com grandes artistas. No começo do século 20, Nova York, a cidade das oportunidades mágicas e das tentações, começou a ser conhecida como “The Big Apple”, a grande maçã.
Mais recentemente a imagem da maçã mudou de novo. Nas escolas americanas durante muito tempo os alunos mantiveram o hábito de presentear a professora com uma maçã, o que poderia significar uma mensagem dúbia, mas era em geral considerado uma gentileza. Por outro lado, reforçou-se cada vez mais a ideia de que maçã faz bem à saúde, sintetizada no aforismo: “An apple a day keeps the doctor away”, uma maçã por dia mantém o doutor longe – ainda que, para muitos americanos, o problema era ter um médico, não uma maçã. Isso resultava de um raciocínio intuitivo, sem comprovação científica. Os últimos tempos porém tem-se acumulado as evidências de que maçã, de fato, faz bem à saúde. A palavra mágica aí é “fibra”. A pectina, substância na qual a maçã é rica, forma fibras solúveis, que ajudam a baixar o colesterol “ruim” e a proteger o aparelho cardiovascular. E a maçã também contém flavonoides, substâncias anti-oxidantes. Pesquisas sugerem que maçã protege contra a osteoporose de mulheres, contra o Alzheimer, câncer de intestino, de mama e de pulmão, asma, diabetes. Ah, sim, e faz perder peso. Isto vale tanto para a fruta quanto para o suco.
Falando em gordura e em obesidade, um detalhe irônico. Dependendo da distribuição de gordura, há dois tipos de conformação corporal. Existem as pessoas que têm a gordura nas nádegas – é a gordura tipo “pera”, que não traz problemas para a saúde. E existem aquelas cuja gordura acumula-se na cintura e que, de acordo com os estudos, estão mais sujeitas a problemas cardiovasculares. Adivinhem o nome desse tipo de corpo. É isso mesmo, é o formato maçã. A pobre fruta sempre acaba pagando o pato.
O texto acima foi escrito pelo médico e escritor Moacyr Scliar e publicado no caderno Vida do jornal Zero Hora.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

12 comentários:

  1. É. A maçã é fruto de várias teses, sendo abordado de vários âgulos: a controvérsia sobre se é ou não o fruto proibido da Bíblia; o símbolo de respeito e afeto pela professora, etc.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, muito informativo e interessante!

    ResponderExcluir
  3. É uma fruta excelente que eu como todos os dias.

    Bom saber que baixa o colesterol ruim e evita problemas cardíacos.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Catarino.

    Hoje a minha visita é para agradecer.
    Nestes dias que celebro a minha vida,
    tenho certeza de que a mesma
    não teria o brilho de hoje,
    se não fossem os amigos e amigas
    que a tornam valiosa
    mesmo que distantes.

    A ti gostaria de dizer obrigado:
    Obrigado pelas visitas ao meu blog.
    Obrigado pelas palavras semeadas.
    Obrigado por sentir os meus textos
    com os olhos do coração.

    Sou eternamente grato a vida,
    por mais estes presentes
    que de modo gentil
    deixas em minha vida,
    fazendo de mim uma pessoa melhor,
    e pleno de felicidade.

    Lindos dias de vida para ti.

    ResponderExcluir
  5. Amigo catarino, gostei muito de conhecer a estória dessa fruta tão corriqueira em nossa alimentação.
    Um grande abraço!
    Janeisa

    ResponderExcluir
  6. UIma fruta que faz parte de minha alimentação.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  7. FAÇA UMA VISITINHA...

    http://cristianismosemmaquiagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. A maçã realmente faz alusão ao sexo, e sim, a maioria diz que ela é o fruto proibido da árvore do conhecimento, pois ela é o símbolo do primeiro chakra (muladhara, em português = Chakra Básico), de cor vermelha, masculino, representando o ativismo sexual.

    Adão e Eva representariam as polaridades energéticas masculina e feminina inerente em todo ser (Nadis Ida e Píngala - rios internos solar e lunar), e a serpente representa sushumna, ou o conhecimento (a energia central, libertadora da consciência). No caso, o que as antigas escrituras querem dizer é que:

    Apenas com o ato sagrado (sacre + facere = sacrifício, no caso ato sagrado sexual) é que se retornará ao estado divino, de total equilíbrio e entendimento.

    Existem inúmeras referências à maçã no decorrer da história, uma das mais importantes é dita por um cientista, que diz que teorizou uma coisa bem importante quando uma MAÇÃ lhe caiu sobre a cabeça... Coincidência, ou Newton, como bom alquimista que era, estava passando informações com várias camadas de entendimento?

    ResponderExcluir
  9. Realmente a mente humana é preversa. Nem a maçã é algum fruto proibido, nem o que estava em causa era o sexo. Lembremos que o que estava em causa era a desobediência e essa foi violada. A árvore no meio do jardim, era de fruto, não sabemos se era na realidade maçã. Ao longo dos tempos convencionou-se que seria a maçã, esse sim já por outras intenções.

    ResponderExcluir
  10. Então o suposto Deus queria que Adão e Eva fossem apenas parte de seu "rebanho", sem conhecimento de bem ou mal e de todo o resto.... E se a causa era a desobediência então a maçã (ou fruto) era de fato PROIBIDA.

    ResponderExcluir
  11. GOSTEI MUITO EXELENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. NAO E NAO POR QUE TEM UMA COBRA PEDORA ELA
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts