Tabaco, um veneno para as pessoas.

By
Dica de Saúde: Tabaco, um veneno para as pessoas


O cigarro é um grande causador de doenças tanto para os fumantes como para os não fumantes que frequentam os mesmos ambientes. As mulheres grávidas, que fumam, também causam muitos males para seus filhos. Os dados abaixo são divulgados pelo Ministério da Saúde para conscientizar as pessoas que devem deixar de fumar.

Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.

Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes.

No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

Conheça algumas curiosidades sobre o tabagismo:

• Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas?

• Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos? 

• Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo? 

Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?



Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

8 comentários:

  1. Olá Catarino,
    Falta uma política pública para os dependentes da droga. Gastar tanto com publicidade para explicar os males causados pelo tabaco e nicotina, é louvável. Mas o que importa saber o mal que faz se não se consegue parar de fumar.
    Parabéns pelo post.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. O tabaco é tão viciante e tantos males provoca nas pessoas, que um dia a sociedade eliminará qualquer tipo de fumo.

    Um abraço.

    Drauzio Milagres

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que não veiculam mais propagandas de cigarros, agora só falta proibir propagandas das bebidas alcoólicas!
    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  4. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGO CATARINO

    Primeiro meus parabéns pelo novo layout. Magnífico!
    Realmente amigo, o fumo é uma arma mortal e muito ainda não se deram conta das conseqüências trágicas pelo uso indevido.
    Parabéns por mais um excelente post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito o novo layout.

    Deixar de fumar é muito difícil, por isso o ideal é não começar a fumar. Felizmente eu sou ex-fumante há 7 anos, as vezes nem acredito que conseguir me livrar do cigarro.

    Excelente post.

    ResponderExcluir
  6. Quando vi o título do post já imaginei que se houvessem estatísticas elas seriam fornecidas pela OMS. Não é preconceito, é só o costume de ver certas informações emanadas pelas pessoas mais diversas embora venham de uma só fonte que se auto arroga o estatuto de científica.

    Nada específico contra a OMS. Mas julgado que hoje em dia escolher um médico que podemos confiar nossa saúde - especialmente em tratamentos de longo prazo - é dificílimo, imagino: qual a legitimidade tem a OMS para propugnar campanhas baseadas somente nos seus dados (ou em centros de pesquisa subsidiados por eles)? Se é difícil confiar em informações, tratamentos e indicações dos médicos de minha cidade, por qual motivo peremptoriamente se impõe para que sejamos obrigados a tomar seus dados como corretos por que assim o disseram alguns burocratas duma organização que se diz mundial?

    Não sei, sinceramente, se cigarro é um veneno para as pessoas. Tenho 19 anos, nunca fumei, nem pretendo, nem sou pretenso médico. Mas também não aceito dados cuspidos com autoridade farsesca só porque se arrogam o título de autoridade, espeecialmente se eu sequer nunca li algum documento primário produzido diretamente pela OMS. Alguém mais leu? Teve gente que leu e discordou.

    Tenho certeza de que médicos leram isso e encontrarão um caso de arrogância juvenil nas minhas palavras. Mas, fazer o que, também não confio em médicos que aprenderam que o cigarro faz mal por que viram um pulmão preto numa autópsia e receberam de seus professores os mesmos dados arrotados pela OMS... quem sabe se me mostrarem o que eles pessoalmente descobriram com suas pesquisas (e não com o falatório), me surpreendam...
    Enquanto isso... fico em cima do muro que é lugar em que todos os ignorantes no assunto deveriam ficar.
    Até

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog e pela postagem, realmente o cigarro mata mais que guerras e acidentes.
    comprovei isso ao acompanhar meu pai com cancer nos hospitais, é assustador o numero de pessoas mutiladas e em estado terminal devido ao tabagismo.
    Felizmente eu parei, e como gostaria de ajudar mais pessoas a parar também! Com esse intuito também fiz um blog e procuro passar o máximo de informações possíveis, gostaria de poder fazer mais.
    Fico muito contente squando vejo postagens como a sua, encorajando e apoiando as pessoas a pararem de fumar.
    grande abraço: miguel

    ResponderExcluir
  8. Camisetas de bem com a vida!!!
    http://www.simplesmenteviva.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts