Dica de Saúde: Vacine-se contra o Vírus H1N1

By
Dica de Saúde: Vacine-se contra o Vírus H1N1

Para viver com saúde é preciso ter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios e evitar as doenças. O Ministério da Saúde está em campanha de vacinação contra o vírus H1N1 e a procura não está sendo como o esperado. Parece que as pessoas esqueceram a quantidade de óbitos que ocorreram no ano passado devido a esse vírus implacável. Por isso cuide da sua saúde e vá vacinar-se. Os idosos irão receber a vacina contra o vírus da gripe comum junto com o H1N1.

Inicialmente, a epidemia conhecida como influenza, transmitida pelo vírus de mesmo nome, ocorreu em 1889, quando 300 mil pessoas morreram, principalmente idosos, em decorrência de complicações. Em 1918, uma variação do vírus, tornando a doença conhecida como gripe espanhola, acometeu cerca de 50% da população mundial e vitimou mais de 40 milhões de pessoas. Em 1957, a gripe asiática, transmitida também por uma variação do vírus influenza, se espalhou pelo mundo em seis meses e matou cerca de um milhão de pessoas. 

Os vírus influenza são compostos de RNA de hélice única, da família dos Ortomixovírus e subdividem-se em três tipos: A, B e C, de acordo com sua diversidade antigênica. Os vírus podem sofrer mutações (transformações em sua estrutura). Os tipos A e B causam maior morbidade (doença) e mortalidade (mortes) que o tipo C. Geralmente, as epidemias e pandemias (epidemia em vários países) estão associadas ao vírus influenza A. A influenza H1N1, uma nova variação do vírus H1N1 teve o primeiro caso confirmado em abril de 2009, no México.

As principais características do processo de transmissão da influenza são: alta transmissibilidade; maior gravidade entre os idosos, as crianças, os imunodeprimidos, os cardiopatas e os pneumopatas; rápida variação antigênica do vírus influenza, o que favorece a rápida reposição do estoque de susceptíveis na população; apresenta-se como zoonose entre aves selvagens e domésticas, suínos, focas e eqüinos que, desse modo, também constituem-se em reservatórios dos vírus.

Saiba mais sobre a vacinação acessando o site da campanha e se você é blogueiro pode colaborar fazendo um artigo divulgando. 


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

4 comentários:

  1. Olá Catarino!

    Muito bom post, é muito importante previnirmos, e o Governo tomou uma atitude certa de programar a campanha juntamente com a da gripe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Catarino, eu hoje fui tomar, não sou idosa.... mas como vivo com todos "ites" da vida o Clínico recomendou. Bom, agora preciso saber se realmente existe uma dose de reforço. Nenhum agente falou sobre isso, mas ouvi pessoas comentando. Na internet só vi a respeito para crianças pequenas.

    Na hora não doeu, porém depois.... arghhhhhhhhhh o braço tá que tá!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Eu já fui tomar a vacina e fazem mais de uma semana e não doeu nadinha, aqui em Porto Alegre estão todos adultos idependentemente de idade.

    ResponderExcluir
  4. Sem preconceitos vamos nessa pois é importante para nos proteger, muito bom seu post.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts