A alimentação dos idosos dificultada pela falta de dentes.

By
A alimentação dos idosos dificultada pela falta de dentes

A saúde pública brasileira sempre foi muito precária, conseguir uma consulta médica é um martírio, conseguir um dentista é muito mais difícil. O mais comum é a pessoa ir ao dentista, nos postos de saúde, e ter o dente extraído. Como ninguém morre pela falta de um dente, não há nenhuma preocupação por parte das autoridades. Isso leva as pessoas a ficarem sem dentes quando atingem idades mais avançadas. A falta de dentes dificulta a mastigação e torna a alimentação difícil e de baixa qualidade. Muitos idosos não conseguem comer uma fruta por falta de dentes.

A própria população não dá muita importância para os problemas bucais, muitas pessoas não gostam de ir ao dentista, mesmo quando têm condições para isso. A falta de regularidade nas consultas ao dentista leva ao agravamento de vários problemas bucais que com o passar do tempo se tornam irreversíveis. Um problema comum é a retração das gengivas causada por acúmulo de placas e tártaros, isso leva a perda dos dentes.

Hoje há muitas técnicas de restauração dos dentes, principalmente implantes, o problema é o custo que é elevado e a maioria da população não tem condições e o SUS não oferece. Os implantes devolvem a qualidade dentária e podem ser usados para substituir um dente ou até para fixação de toda a dentadura.

O Governo Federal criou o programa Brasil Sorridente que previa muitos recursos para melhorar a saúde bucal dos brasileiros, mas os efeitos foram mínimos, não houve melhoras significativas. Melhorar a saúde bucal é muito importante, pois seus efeitos são tantos físicos como psicológicos. Uma pessoa com a dentição imperfeita, com dentes faltando, se alimenta mal e também evita o convívio social, proporcionando vários problemas psicológicos.



Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

6 comentários:

  1. A cada dia fico fã do seu espaço, maravilha de dicas sobre saúde, estou recomendando sempre seu link. Esta materia deveria ser lida por todos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Catarino!

    Realmente, as pessoas em idade mais avançada merecem maiores cuidados, tanto do poder público quanto da sociedade e de familiares.


    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  3. Muito boa matéria, devemos ter conhecimentos de como lhe dar com os idosos, eles merecem mesmo mais atenção.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Algumas cidades disponibilizam serviço odontológico sem custos para carentes.

    ResponderExcluir
  5. A maioria das cidades brasileiras não possuem o CEO - Centro de Especialidade Odontológica, onde a grande maioria da população comparece nos consultórios odontológicos do setor público, em condições precárias,(culpa dos dentistas?? não, culpa da população que não está nem aí com a sua saúde bucal) esses casos (na grande maioria), tem que tratar com recursos especializados, ou seja, envolvendo o CEO ou procurando um consultorio particular, (e o que a população faz?? 'tira o dente dotô') mais pratico né?? (R$). Criar um texto sem uma pesquisa prévia, resulta em texto feito esse 'testículo' publicado acima.

    ResponderExcluir
  6. Dr. Dentuço
    Você entendeu mal o meu texto, eu não critiquei os dentistas e sim as autoridades que não destinam verbas para o sistema de saúde público de modo que toda a população tenha acesso aos serviços dos dentistas. Também critico as pessoas que por motivos diversos adiam a ida ao dentista, mesmo tendo condições de fazer.
    Eu vou sempre ao dentista e procuro incentivar a todos que também façam isso.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts