É preciso fibra para ter uma dieta saudável.

By
Alimentação: É preciso fibra para ter uma dieta saudável


Fibra é uma palavra simpática. Dizemos que tem fibra a pessoa que é corajosa e determinada; e, em termos de nutrição, costumamos associar fibra com dieta saudável. Fibra, neste último caso, designa aquele componente de produtos vegetais, formado de celulose, hidratos de carbono e outras substâncias, que não é digerido. As fibras chamadas solúveis, encontradas em legumes, aveia, maçã e outras frutas, absorvem água e, pela ação das bactérias normalmente presentes no intestino, são fermentadas.

As fibras insolúveis, presentes em grãos integrais, farelos e verduras, passam intactas pelo trato gastrointestinal. As primeiras reduzem o colesterol; as segundas facilitam o trânsito intestinal. Às fibras atribuem-se muitos efeitos benéficos: ajudariam a controlar o diabetes, diminuiriam a probabilidade de doença cardíaca, de cálculos biliares e de várias outras doenças.

A popularidade das fibras está associada a um médico que até hoje é uma figura lendária: o irlandês Denis Parsons Burkitt (1911- 1993). De formação religiosa, Burkitt via na medicina um verdadeiro sacerdócio; depois da II Guerra, na qual serviu, radicou-se na África e ali ficou por décadas. Ficou famoso primeiro ao descrever um tipo de câncer que tem o seu nome, o sarcoma de Burkitt, comum em Uganda; mas sua fama cresceu mesmo quando publicou estudos mostrando que os africanos tinham um risco menor de câncer colorretal, o que atribuiu à dieta rica em fibras.

Seu livro Don’t Forget Fibre in your Diet (Não Esqueça da Fibra na sua Dieta, 1979) tornou-se um instantâneo best-seller. A propósito, Burkitt também tinha uma outra teoria, segundo a qual o fato de os nativos evacuarem acocorados protegia seus órgãos abdominais de doença. Esta ideia, por razões óbvias, não despertou tanto entusiasmo.

Por outro lado, numerosos estudos sobre o uso de fibras na prevenção do câncer de cólon mostraram resultados divergentes. O maior desses estudos (1999), abrangendo 90 mil pessoas, não conseguiu demonstrar efeito protetor das fibras contra a temível doença. Estudos posteriores, publicados no jornal inglês Lancet, deram algum apoio às ideias de Burkitt. De qualquer modo, as fibras são benéficas, não prejudicam e caracterizam uma dieta sadia. Por causa disso, a hoje clássica recomendação de um mínimo de 25 gramas de fibras, equivalente a cinco porções diárias de vegetal, é universalmente aceita.

Agora, um gigantesco estudo europeu (quase 90 mil pessoas), publicado no American Journal of Clinical Nutrition, veio reforçar a recomendação, mostrando que o consumo de mais de 10 gramas de fibras por dia diminuía o ganho de peso e reduzia a cintura. Isto acontece porque as fibras estimulam os hormônios da saciedade, aqueles que nos avisam que já comemos bastante, uma advertência que, nesta era de obesidade (vejam o filme Preciosa para constatá-la), é mais que necessária.

Ponham fibra na dieta. É fácil. Não precisa ter nenhuma fibra para isso.

O texto acima foi escrito por Moacyr Scliar, médico e escritor, membro da Academia Brasileira de Letras.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

8 comentários:

  1. Parabéns, sempre com boas dicas de saúde, espero que todos leiam e tome como liçaõ de uma dieta saudavél.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber a história do médico Burkitt, que não conhecia.

    ResponderExcluir
  3. Sempre consumir alimentos fibrosos, faço uso de fibras em capsulas também.Alem de ajudar no bom funcionamento do intestino ,a pele fica com uma aparencia Ótima,limpa, com brilho.

    Amei a postagem.E estarei indicando.Bem esclarecedora.Parabens.

    ResponderExcluir
  4. ótimo!! amei o post
    estou me esforçando e diria quase consgeuindo!
    vou segui-lo
    conheça meu blog www.amojoias.com
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Todas as manhãs estou habituado a tomar o meu café com pão integral e iogurte com aveia e granola. Acho que neste quesito estou procurando uma alimentação saudável. Agora só preciso diminuir mesmo a quantidade de doces, pois não consigo ficar um dia sem comer pelo menos alguma coisinha doce. As vezes tento substitui-lo por frutas (por causa da frutose), mas não saciam a minha vontade de doce, não, infelizmente. Grande abraço e parabéns pelo blog maravilhoso, que não canso de lê-lo. BETO LEMELA

    ResponderExcluir
  6. Muito boa dica! É importante lembrar também do consumo de água, é muito importante que nosso intestino esteja umedecido para funcionar corretamente.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post!!
    Compre já o seu

    Kit Aromas
    -9 Essências de 10ml
    -Aromatizador Elétrico
    -Caixinha de Madeira

    Por Apenas 99,00 reais

    O Natal está chegando, então não perca a chance de dar um presente tão completo, sofisticado e inesquecível para aquela pessoa especial!

    Compre já o sei kit aqui: http://www.shoppingholistico.com.br/loja/kit-aromas-c-9-essencias-de-10ml-e-1-aromatizador-eletrico-com-linda-caixa-de-madeira-1.html

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts