Águas termais fazem bem a saúde.

By
Dica de saúde: Águas termais fazem bem a saúde.


Nossa saúde depende de muitos fatores e até mesmo aqueles que não são comprovados pela ciência podem fazer bem. Uma prática muito difundida é o banho em águas termais, que faz muito bem, pois nos proporciona prazer e alegria. Eu conheço as termas de Arapey, no Uruguai, e é muito reconfortante brincar em suas águas quentes. No artigo abaixo o escritor, da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar fala sobre as termas de Poços de Caldas.

“Na semana passada, estive na bela cidade de Poços de Caldas (MG). O objetivo de minha viagem era dar uma palestra na feira do livro que lá se realizava, mas aproveitei a oportunidade para visitar o lugar que está ligado ao nome da cidade e que a esta deu fama: as Thermas (assim mesmo, com th) Antônio Carlos, este um famoso governador de Minas.

É um imponente edifício, no estilo dos anos 30, e recebe pessoas que lá vão em busca de tratamento com águas termais, a crenoterapia (krenos, em grego, significa fonte ou manancial). Essas águas, que provêm do interior da Terra, e daí a sua temperatura elevada, são sulfurosas, isto é, contêm enxofre. Os dois aspectos são considerados terapêuticos, o que coloca Poços de Caldas na lista de lugares famosos pelos banhos termais.

Trata-se de uma muito antiga prática. As pessoas vão a estes lugares, tomam banhos de imersão, bebem a água, inalam os vapores e também, no caso da Therma Antônio Carlos, fazem massagens e exercícios diversos.

E funciona? Sobre isto, as opiniões médicas divergem. Alguns dirão que sim, que a crenoterapia pode curar ou melhorar doenças, sobretudo músculo-esqueléticas. Os profissionais mais céticos têm dúvidas; um estudo de revisão publicado no International Journal of Clinical Practice, em 2009, não encontrou evidências conclusivas de benefício na crenoterapia. De qualquer forma, é preciso destacar que há dois aspectos aí capazes de influir ao menos sobre o estado de espírito das pessoas. Um deles é o lado simbólico. Água é vida, e no caso de água que vem das entranhas da Terra (da Mãe Terra), água quente, representa ainda mais intensamente a vida: é, para o adulto, o equivalente ao líquido amniótico para o bebê.

De outra parte, ao viajar para a estação termal, a pessoa deixa para trás o trabalho, as preocupações, e vai para um lugar cuidar de si. Poderá relaxar na banheira, será massageada, terá o conforto de um hotel e alimentação abundante. Do ponto de vista psicológico, é um grande amparo, que certamente dá uma sensação de bem-estar e explica as numerosas estações termais em funcionamento no Brasil e em outros países.

Controvérsias à parte, o fato é que muitas pessoas continuam frequentando as termas. No caso de Poços de Caldas, fazem isso numa simpática cidade situada em meio a uma paisagem deslumbrante. É um prazer, portanto, e prazer frequentemente faz bem à saúde. Mesmo misturado com enxofre.”


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: Caderno Vida de Zero Hora. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com 
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

4 comentários:

  1. É mesmo, e aqui tem umas maravilhosas, com agua te até 40º centigrados.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu frequentava todo ano São Lourenço e ia constantemente a Caxambu. Eu sou fã de águas termais. Tem muitas funções mediciais, para dentro e fora do organismo.

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de conhecer algum lugar que tenha essas fontes.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de águas termais, mas não curto mais São Lourença e Caxambu.

    Vou procurar outros locais para conhecer.

    Um abraço.

    Drauzio Milagres

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts