8 de maio de 2013

Dica de saúde: Aprenda engolir comprimidos com mais facilidade.


 
Dica de saúde: Aprenda engolir comprimidos com mais facilidade.

Para manter a saúde é preciso tomar corretamente os medicamentos quando estamos doentes. A maioria dos medicamentos é apresentada na forma de comprimidos, cápsulas e drágeas e muitas pessoas tem dificuldade de engoli-las. Conheça algumas dicas para melhorar a capacidade de tomar remédios por via oral.
Pratique com doces. Tente engolir diferentes tamanhos de doces, comece com um pequeno e gradualmente mude para o tamanho do comprimido a ser engolido.

Tome um gole de água em primeiro lugar. Especialmente se sua boca está seca, apenas beba água antes de colocar o comprimido em sua boca. Então coloque o comprimido e tome mais um gole.

Coloque os comprimidos no centro de sua língua. Se você engasga facilmente, tente colocar o comprimido na ponta da língua um pouco mais para trás do que em sua boca. Se a pílula é oval, certifique-se de coloca-la de modo que não fique atravessada na hora de engolir.

Não jogue sua cabeça para trás. Faça ao contrário, incline para frente com o queixo em direção ao peito. Esse movimento deve ajudar a movimentar um comprimido para o fundo da garganta.

Tente uma soda. Enquanto a água fresca é geralmente a melhor escolha, algumas pessoas engolem melhor com um refrigerante.

Pergunte se você pode mastigar. Se o medicamento não interage com os alimentos, seu médico pode autorizar a quebrá-lo antes de engolir.

Use técnicas de relaxamento.   Respire fundo antes de tomar uma pílula, isso pode suprimir o reflexo de vômito. Você também pode imaginar que engole sem nenhum problema.

Não pense que você pode esmagar ou mastigar. Nem sempre é possível mastigar os medicamentos, pois sua ação é pensada de acordo com a forma apresentada, por isso mastigar ou quebrar pode alterar seu efeito. Só faça isso com autorização do médico.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Fonte: SunSentinel 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com 
Conheça o SHOPPING DO CATARINO 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

16 comentários:

|Renatinha!| disse...

Gostei das dicas!
^^

CCMaia disse...

Engolir comprimido foi um grande drama na minha infância. A coisa era tão dramática q muitas vezes minha mãe perdeu a paciência e me fez engolir o malfadado remédio ao som de palmadas.Essa ogeriza cresceu comigo e até hj perco coroas qdo me receitam comprimidos. Confesso que já fingi falta de memória muitas vezes p n tomar o maledito. Vou tentar de novo.

Roniel A. Julio disse...

Amigo Catarino, essas dicas foram muito boas. Confesso que tenho certa dificuldade para engolir comprimidos, principalmente se forem grandes, e aí fico ensaiando algum tempo antes de engolí-los. Abraços. Roniel.

Iza disse...

Olá, Catarino! Estou passando para matar a saudade. Não tenho problemas para engolir comprimidos. Eles desmancham rápido na boca e por isso coloco bem no fundo da boca porque o gosto é muito ruim.
Sempre que posso acessar a Internet, dou uma passadinha por aqui.
Vou estar blogando com menos intensidade, até concluir meu curso mas, sempre que acesso a Internet dou uma passadinha por aqui.
Um grande abraço!

Caroline disse...

tomar medicação com refrigerante pode causar ionização e perder a eficacia, ou parte da eficacia...

Carol Liôa disse...

nunca engulo... sempre quebro, sempre!

chictrash disse...

Respondendo a IZA: Olá IZA, sou enfermeira, e engolir comprimidos é uma das dificuldades que os pacientes mais relatam, alguns referem dor na garganta, ânsia de vômito, etc.Alguns dos pacientes costumam deixar os comprimidos na boca até que desmanchem, mas isso é um problema, pois os comprimidos são feitos para serem engolidos e não mastigados, a não ser que sejam comprimidos mastigáveis (na caixa do medicamento informa se é o ou não), portanto, não é aconselhável deixá-lo na boca até desmanchar, pois essa ação pode alterar o efeito do medicamento, que foi manipulado para agir a partir do estômago.
Respondendo ao post: Não é aconselhável ingerir qualquer medicação com outro tipo de substância que não seja água, pois estas substâncias como chás, refrigerante, suco, etc, podem também alterar o efeito da droga.

Anônimo disse...

Tomei um comprimido domingo e ele desceu pelo esofago até chegar no estomago doendo muito e continuou uma dor forte ainda uns 10 minutos.
No dia seguinte quando fui tomar o café da manhã, tudo que eu engolia e quando passava pelo estomago doia muito e depois disso não consigo comer mais nada. Como, mas doi muito.
NUNCA tive problemas de estomago ou algo parecido.
Seria possível que este comprimido tenha ido para outro lugar?
Ou tenha descido atravessado?
Ou ainda, machucado o estomago quando o engoli e ele agora está irritado?

Catarino disse...

Não é normal ficar tão irritado assim, aconselho que procure o médico que receitou o remédio para saber se há efeitos colaterais como sentiu.

Sávio Alexandre disse...

Boas dicas! Mas e se eu tomar com refrigerante? Vai cortar o efeito?

Sávio Alexandre disse...

Boas dicas! Mas e se eu tomar com refrigerante? Vai cortar o efeito?

Catarino Alves disse...

Sávio
Você vai ter que perguntar ao médico ou farmacêutico para saber se haverá alteração ou não.

Sonia Beatriz disse...

Catarino, meu filho tomou um algésico ontem, e sentiu que ele não desceu, hj ele disse que doi muito, é normal doer no dia seguinte?

Sonia Beatriz disse...

Catarino, meu filho tomou um algésico ontem, e sentiu que ele não desceu, hj ele disse que doi muito, é normal doer no dia seguinte?

Catarino Alves disse...

Sonia
Não é normal, sugiro que ele converse com o médico.

Emerson Barbosa disse...

Sim, existe uma técnica. Funciona realmente.

1) Coloque o comprimido no centro da língua;
2) Com uma das mãos, segure um copo com água que irá tomar para conduzir o comprimento para o estômago;
3) Com a parte externa da outra mão, pressione a parte mole entre o queixo e o pescoço, (a papada);
4) Tome a água necessária para engolir o comprimido.

Você perceberá que, ao pressionar a papada, forçará sua língua e demais músculos da boca e garganta a fazerem o movimento correto e necessário para a deglutição.
Aprendi na infância e ensino para amigos com dificuldade. Todos conseguiram superar suas dificuldades.

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Catarino Alves. Tecnologia do Blogger.