Crianças com pressão alta, um problema de saúde pública.

By
Crianças com pressão alta, um problema de saúde pública.


A maioria das pessoas não se preocupa em medir a pressão arterial, isso entre os adultos. No caso das crianças nem os médicos pediatras fazem a medição. Nem se imagina que crianças possam ter pressão alta. A hipertensão não é exclusiva dos adultos e muitos destes, com pressão alta, já a tinham desde criança. A aferição da pressão é recomendada a partir dos três anos de idade, mas a grande maioria dos médicos não faz.

No adulto o diagnóstico é mais fácil, pois a medição é feita em todos os exames clínicos. Nas crianças é preciso ter a curiosidade de solicitar ao pediatra que faça a aferição, pois a hipertensão tem se tornado cada vez mais incidente. A mudança de comportamento das crianças que estão mais sedentárias e alimentam-se de forma inadequada tem contribuído para esse aumento.

Devido à ausência de sintomas dificilmente é feito o diagnóstico precoce. Quando há casos da doença na família é preciso aumentar os cuidados. A hipertensão pode sobrecarregar o coração, o cérebro, os rins e a retina. É preciso combater a obesidade infantil e estimular hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios.

A hipertensão nas crianças é tratada pela mudança de comportamento. Quando a pressão alta é causada por outras doenças, como cardiopatias e doenças renais, o tratamento se dá no combate à doença que a origina.

E você, caro leitor, se preocupa em medir a pressão arterial dos seus filhos e a sua também? Esse simples ato pode ser toda a diferença na saúde das crianças e em seu desenvolvimento até a fase adulta. Deixe sua opinião para melhorar o debate.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com
Conheça o SHOPPING DO CATARINO
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

7 comentários:

  1. Estamos sempre de olho no que diz respeito a saúde do nosso filho de 12 anos. Não nos descuidamos mesmo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Catarino

    Texto muito informativo
    não imaginava que criança poderia ter pressão alta
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Amigo de grande importancia seu post!Se os adultos não se cuidam,quem irá cuidar das crianças?
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Amigo Catarino, uma postagem muito importante, pois as pessoas acreditam que somente os adultos podem ter pressão alta, mas, infelizmente, não é o que acontece. Temos que ficar mais atentos às nossas crianças, e observar sempre. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  5. É por ai mesmo, a má educação alimentar contribui para obesidade e desta forma contribui ainda mais para o aumento de casos.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Em se considerando a pequena baleia que figura na imagem deste post, impossível não crer que uma criança possa desenvolver pressão alta.

    Soluçãop pra isso é "exigir" que seus filhos pratiquem esportes, corram pra todo lado, queimem energia até se cansarem e, principalmente, desde cedo, aprendam a comer comidas saudáveis!!

    Excelente postagem! ;)

    Daniel
    www.ideiascorporativas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá blogueiro!

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Obrigado!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts